Início » Brasil » Chovem elogios a Eduardo Cunha em CPI da Petrobras
Absolvido no Congresso

Chovem elogios a Eduardo Cunha em CPI da Petrobras

Em depoimento à CPI, presidente da Câmara desqualifica abertura de inquérito contra ele e recebe apoio de parlamentares

Chovem elogios a Eduardo Cunha em CPI da Petrobras
Cunha é investigado na Operação Lava-Jato (Divulgação)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras nesta quinta-feira, 12, se mostrou injustiçado com a abertura de uma investigação contra ele e construiu seu depoimento de modo a desqualificar o pedido do procurador- geral da República, Rodrigo Janot, na nova etapa da Operação Lava-Jato. O parlamentar ganhou o apoio absoluto dos colegas que participavam da CPI. Prevaleceu o espírito de corporativismo entre os parlamentares. Não houve qualquer tipo de inquisição.

Cunha foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef de ter recebido propina referente a um contrato da estatal. O parlamentar afirmou que recebeu apenas doações legais de campanha e disse que não se pode criminalizar essas doações. Citou petistas que também receberam doações das mesmas empresas para argumentar que muitos outros parlamentares poderiam estar enfrentando a mesma investigação.

Chamou a atenção o discurso unificado dos líderes dos partidos em apoio a Cunha, todos alinhados em defesa do presidente da Casa. Os parlamentares expressaram solidariedade e condenaram o pedido de abertura de inquérito.

“O senhor tem uma luz que há de brilhar nesse país”, disse Marcelo Aro (PHS-MG), líder do partido na Câmara.

Bruno Araújo (PSDB-PE) também teceu elogios a Cunha: “o senhor é mais presidente hoje do que às vésperas dessa lista.

Para o deputado Aluísio Mendes (PSDC-MA), Cunha “sai maior do que entrou”. Segundo ele, não resta nada a ser esclarecido por parte do presidente da Câmara.

Sibá Machado (PT-AC) afirmou que não há “consistência” nas denúncias e pediu que o STF sustente as acusações.

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), líder do partido, disse que “Cunha dá um exemplo que tem que ser registrado: de forma espontânea e voluntária, vem a essa Casa e se coloca à disposição. Tenho certeza que esse exemplo será seguido pela maioria dos nossos colegas”.

A CPI tem o papel de fazer um julgamento político, paralelo à investigação na Justiça.

8 Opiniões

  1. Sandro disse:

    O sujeito se elegeu prometendo ( o cúmulo da indecência ) mordomia pra familiares de políticos preguiçosos, precisa falar mais alguma coisa?

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Façamos uma comparação: um sujeito é preso por roubo ou latrocínio, vai a julgamento e tem um juri popular para no final optarem por sim ou não. Então vejamos o juri popular de Eduardo Cunha são seu próprios companheiros que também fazem parte da mesma corja. Ladrão tem que ter juri polar.Não sei se está bem explicado ou se á outro modo para se colocar um juri popular com advogados desconhecidos.

  3. Eliahu Feldman disse:

    Um ladrão, é um ladrão, é um ladrão…e assim são todos os seus asseclas e comparsas na ladroagem

  4. Alcebiades Abel Filho disse:

    Não resta a menor dúvida, estamos no pior momento do parlamento brasileiro. É gritante a falta de de caráter e responsabilidade desses políticos. Esses caras vão acaber com esse país. Como realizar uma CPI com a quase metade dos parlamentares mergulhados na OPERERAÇÃO LAVA-JATO ? Que país é esse ?

  5. inacioantonioneto@gmail.com disse:

    Se um corrupto sente a condenação, é logico que tem que sair dando tiro por todos lado juntamente com seus colegas condenados. É o caso do Eduardo Cunha, ele está dando tiros por todos lados.Mais antes de tudo teria que ser afastado da sua função.

  6. rene luiz hirschmann disse:

    Brasileiros temos que não ouvir, olhar ou comentar tudo o que esses parlamentares dizem e fazem, na primeira oportunidade tirar esses safados, temos que renovar o congresso todo, pois são muito poucos que merecem que um brasileiro perca tempo votando, eles estão “ca* e andando’, PARA POBRES, RICOS E CLASSE MÉDIA, esse senhor o “Cunha” é mais perigoso que o Lula e a Dilma, sei o que ele pretende no futuro, ser Presidente é por isso que aprovou as medidas beneficiando até mulheres desses senhores que vulgarmente se intitulam Vossa excelência.

  7. Cecél Garcia disse:

    O aparelhamento do casuísmo, já está instalado, a orquestração da defesa em pról dos larápios da República, já encontra-se afinada. Quero ver auditoria – também – nas seguintes estatais: BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, CORREIOS, BNDS. Pois, quando somos assaltados por um meliante, ele não vasculha somente um bolso do paleto. Ou estou – ingenuamente – enganado ???

  8. Elmer C. Corrêa Barbosa disse:

    Seria interessante ver de onde saiu o dinheiro de campanha do dr, Cunha. Ele tem muitos investimentos em Itaborai, região do COMLESTE…onde esta o espaço onde seria a maior refinaria do pré-sal do mundo…A empresa que explora a retirada de lixo da região tem como proprietário do dr, Cunha.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *