Início » Brasil » Chuvas castigam RS e MG
Brasil

Chuvas castigam RS e MG

'Nunca vi nada igual', diz vice-governador do Rio Grande do Sul

Chuvas castigam RS e MG
Número de mortes em São Lourenço do Sul pode aumentar

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um temporal durante a madrugada desta quinta-feira, 10, deixou pelo menos oito mortos, e centenas de desabrigados em São Lourenço do Sul, 200 quilômetros ao sul de Porto Alegre. O prefeito em exercício, José Daniel Raupp Martins (PDT), decretou situação de calamidade pública, citando ocorrências pluviométricas acima de 300 mm, elevação de três metros no nível médio do Arroio São Lourenço e alagamento de 50% da zona urbana.

Ao amanhecer, pelo menos metade da zona urbana estava debaixo d’água. Bombeiros e soldados da Brigada Militar usaram três helicópteros para transportar pessoas ilhadas para um centro comunitário, enquanto voluntários faziam o mesmo de barco. A Santa Casa, único hospital da cidade – de 45 mil habitantes – atendeu cerca de 300 pessoas com hipotermia, crise nervosa e ferimentos leves.

“Infelizmente, o número de mortes pode aumentar”, diz o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill. Grill, de 56 anos, vive em São Lourenço desde os três anos e disse nunca ter visto nada igual à enxurrada de quinta-feira. O temporal no RS também atingiu as cidades de Turuçu, Venâncio Aires, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Rio Grande.

Em Minas Gerais, o número de cidades atingidas pelas chuvas chegou a 176, com 128 ainda em estado de emergência. Os municípios de Igarapé e Carangola registraram vendavais e tempestades, e, nos últimos dias cidades como Mutum e Antonio Prado de Minas também decretaram estado de emergência. Segundo a Defesa Civil, desde outubro, o estado já registrou 17 mortes em decorrência das chuvas, e 3.756 pessoas estão desabrigadas.

Fontes:
Estadão.com - "Enxurrada alaga cidade gaúcha e mata oito pessoas"
Estadão.com - "Início do conteúdo Minas tem 128 cidades em estado de emergência pelas chuvas"

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *