Início » Brasil » Equipe liderada por cientistas da USP descobre exoplaneta parecido com Júpiter
Pesquisa Espacial

Equipe liderada por cientistas da USP descobre exoplaneta parecido com Júpiter

Encontrar um planeta gêmeo de Júpiter é um marco importante na busca por sistemas planetários semelhantes ao Sistema Solar

Equipe liderada por cientistas da USP descobre exoplaneta parecido com Júpiter
Ilustração mostrando o exoplaneta orbitando sua estrela (Divulgação: ESO)

Um exoplaneta com massa semelhante à de Júpiter, orbitando um astro semelhante ao Sol, foi descoberto graças a uma equipe liderada por cientistas brasileiros da Universidade de São Paulo (USP).

O professor da USP Jorge Melendez foi quem liderou a equipe. Ele é coautor do artigo científico que descreve o achado. Dados coletados pelo instrumento Harps do telescópio 3p6 do Observatório Europeu Sul, o ESO, no Chile, foram usados na descoberta.

Um comunicado do ESO divulgado nesta quarta-feira, 15, indica que a posição do exoplaneta, que orbita a estrela HIP 11915 e está a 200 anos luz da terra, na constelação Cetus, é praticamente igual à de Júpiter, abrindo a possibilidade de que a região em torno dessa estrela seja semelhante ao Sistema Solar. De acordo com o ESO, a estrela é, até agora, uma das candidatas mais promissoras a abrigar um sistema planetário parecido com o nosso.

No comunicado, os cientistas explicaram a importância da descoberta de um planeta semelhante à Júpiter na busca por vida fora do Sistema Solar. Eles disseram que a influência gravitacional de Júpiter foi essencial à Terra durante a fase de formação do nosso sistema planetário.

“Encontrar um planeta gêmeo de Júpiter é um marco importante na busca de um sistema planetário que seja semelhante ao nosso”, diz o comunicado.

A busca por sistemas planetários parecidos com o Sistema Solar é considerada uma prioridade da pesquisa espacial. Embora centenas de planetas com tamanhos semelhantes ao da Terra já tenham sido descobertos, eles circulam em órbitas próximas ou distantes demais de suas estrelas para possibilitar a presença de água líquida e vida em suas superfícies.

 

Fontes:
G1 - Brasileiros descobrem novo planeta semelhante a Júpiter

1 Opinião

  1. Marcelo Xavier disse:

    Ah, a Ciência… seus grandes feitos e sua grande inutilidade…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *