Início » Brasil » Cinco novos países exigem de brasileiros vacina contra febre amarela
VIAGEM INTERNACIONAL

Cinco novos países exigem de brasileiros vacina contra febre amarela

Cuba, Panamá, Nicarágua, Bolívia e Venezuela passaram a exigir comprovantes de imunização de viajantes brasileiros

Cinco novos países exigem de brasileiros vacina contra febre amarela
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é o documento que comprova que a pessoa foi imunizada (Foto: Decolar.com)

Desde a identificação de casos de febre amarela em Minas Gerais e no Espírito Santo, no ano passado, cinco novos países (Cuba, Panamá, Nicarágua, Bolívia e Venezuela) passaram a exigir comprovantes de imunização de viajantes brasileiros. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Civp) é o documento que comprova que a pessoa foi imunizada contra a doença.

O Ministério das Relações Exteriores informou na última quinta-feira, 23, que pelo menos três brasileiros foram impedidos de entrar em um destes países por não apresentarem o documento. Como há a possibilidade de mais países se juntarem à lista, o Itamaraty tira dúvidas sobre recomendações e exigências neste site. No site da Anvisa, há informações sobre como conseguir o Civp.

Além destes cinco países, outros 152 exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Civp) – a maioria, na América do Sul, América Central, África, Ásia e no Oriente Médio, além de ilhas localizadas no Caribe e na Oceania. No caso do Brasil, atualmente, o CIVP é exigido apenas como comprovante de vacinação contra febre amarela. Veja a lista completa dos países que exigem o CIVP aqui. 

A assessoria de imprensa dos consulados do Panamá, em São Paulo, e da Nicarágua, em Brasília, explicaram que a exigência se justifica pelo avanço da febre amarela no país.

Neste sábado, a Secretaria municipal de Saúde pretende intensificar a vacinação contra a febre amarela. Os 12 postos da cidade vão ficar abertos de 8h às 17h.

Fontes:
O Globo-Mais países exigem vacina de brasileiros contra a febre amarela

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *