Início » Brasil » Cineasta que denunciou ‘golpe’ em Cannes pode perder cargo público
POLÊMICA

Cineasta que denunciou ‘golpe’ em Cannes pode perder cargo público

Kleber Mendonça Filho, diretor de Aquarius, ocupa cargo de confiança em uma entidade federal

Cineasta que denunciou ‘golpe’ em Cannes pode perder cargo público
Kleber Mendonça Filho e seu elenco denunciam 'golpe' no Brasil em festival de cinema (Foto: Reprodução/Veja)

 

O cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor do filme Aquarius e protagonista de uma manifestação polêmica durante o festival de Cannes, na França, na qual, junto à parte do elenco do filme, denunciou o impeachment de Dilma como um “golpe”, tem um cargo público que depende de nomeação federal.

Ele é Coordenador do Cinema da Casa do Museu, vinculada à Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. O presidente da Fundação, Paulo Rubem Santiago, um dos fundadores da CUT, pediu demissão no último dia 13.

Procurado pela Folha, o Ministério da Educação e Cultura disse que ainda não decidiu se vai demitir Kleber Mendonça, acrescentando que “todo cidadão brasileiro tem o direito de se expressar”.

O Portal da Transparência do governo federal mostra que Aquarius recebeu R$ 1 milhão em dinheiro público por meio do edital BNDES de Cinema de 2014 e que Kleber recebe R$3.800 mensais para trabalhar na fundação. Sua ida à Cannes foi financiada pela Ancine, órgão público que apoia a participação de artistas brasileiros em festivais.

Nesta quinta-feira, 19, o colunista da revista Veja Reinaldo Azevedo, pediu a demissão sumária do cineasta do cargo na Fundação Joaquim Nabuco: “Que se expresse onde quiser e como quiser. O que ele não tem é o direito de usar dinheiro público para difamar o país no exterior e para mentir”, escreveu Azevedo.

 

Fontes:
Folha - Ministério vai decidir sobre cargo público de diretor de 'Aquarius'
Veja - MEC tem dever de demitir cineasta que vive das tetas oficiais e difama o Brasil no exterior

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. vera maria disse:

    O Reinaldo Azedo é um dos mais medíocres comentadores da política e do cotidiano brasileiro. Na verdade, é o retrato exato de um intelectual de direita, e só podia mesmo estar escrevendo suas bobagens na revista mais esgoto que temos hoje, a veja-lixo.
    Vera

  2. José Sátiro dos Santos Filho disse:

    Toda verdade tem que ser dita em qualquer lugar infelizmente vai começar as retaliações.

  3. Maria Altina disse:

    Nao concordo, se este Sr. está em Cannes financiado pela Ancine e se recebeu o nosso dinheiro para custear o seu filme não poderia dizer em publico uma inverdade. Não vivemos um Golpe.
    Se não concorda, o seu papel é exibir o seu trabalho e omitir suas opiniões políticas. A sua atuação não foi correta e adequada.
    Já temos muitas situações que estão denegrindo o nosso país lá fora. Situações que não podemos esconder “embaixo do tapete”. Situações que nos deixam profundamente tristes e envergonhadas.
    Nao merecemos mais esta…..

  4. Inácio A Soares Neto disse:

    Estes comunista tem mesmo é que mandado pra rua.

  5. Apocaliptica disse:

    Tem que ser demitido sim, por justa causa.Imagine se numa empresa privada, um empregado saí difamando a empresa, principalmente internacionalmente, em público, imputando à empresa um fato negativo, aliás aqui caracteriza-se a calúnia e a difamação, uma vez que o golpe é um crime, então houve uma falsa imputação de crime, e o cineasta poderia ser interpelado criminalmente.Quanto a ser demitido é óbvio, por que seria diferente numa empresa pública?

  6. ROBSON PRADO disse:

    JOSÉ SÁTIRO DOS SANTOS FILHOS DISSE:”Toda verdade tem que ser dita em qualquer lugar infelizmente vai começar as retaliações.”

    O CARA MAMA NAS TETAS DO GOVERNO COM DINHEIRO DO NOSSO POVO. NÃO TEVE A COMPETÊNCIA PRA PASSAR NUM CONCURSO PUBLICO….FAZ PARTE, VIVE E SOBREVIVE DE UM TRIPE CORRUPTO COMO PESSOAL DA CULTURA….AÍ VAI FALAR MAL DO BRASIL E AINDA MERECE SER PREMIADO? ELE DEVE SER É DEMITIDO…….É MENOS UM CORRUPTO

  7. Sérgio Augusto Kniphoff disse:

    Retaliações?????? Memória fraca e mau caratismo destes que ainda defendem esta corja!!! Vão pra Cuba!!!

  8. Vanderlei Alves Pereira Júnior disse:

    A veja-lixo que recebeu grande soma de dinheiro do Governo Federal na era Lula-Dilma, em propaganda, que estranho não? Agora é lixo? Ah sempre foi não é? A Carta capital que é uma revista de excelência… Sua avaliação, Sra. Vera Maria, é tão veraz quanto sua lucidez… A senhora sofre do mal da origem, explico, uma coisa é boa ou ruim se vem ou vai de uma lado do espectro político, dessa forma, se Dirceu é um ladrão infame, como ele é de esquerda, vira mártir, herói, até fazem vaquinha idiota para pagar multa criminal, sendo que ele tem dinheiro de sobra para pagá-la. Como disse o Coringa, sua moral é uma piada ruim… Até o dia do juízo senhora, ou do Juízo…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *