Início » Brasil » Clã Calheiros
COLUNA ESPLANADA

Clã Calheiros

Caciques petistas pediram ao clã Calheiros para reforçar a campanha para reverter o atual quadro de derrota de Haddad

Clã Calheiros
Com o controverso apoio do PT, Renan Filho (MDB) lidera a corrida ao governo de Alagoas. Com o apoio petista, Renan Calheiros lidera a corrida à reeleição ao Senado (Fonte: Reprodução/Facebook Fernando Haddad)

O comando da campanha de Fernando Haddad (PT) traça estratégias para chegar ao final do 1º turno empatado ou à frente do adversário Jair Bolsonaro (PSL). Mapeou os locais onde o PT tem histórico de vitórias, como em Alagoas. Caciques petistas pediram ao clã Calheiros (Renan pai e filho) para reforçar a campanha, em especial nos rincões, para reverter o atual quadro de derrota de Haddad. Alagoas é o único estado no Nordeste onde Bolsonaro está à frente do petista.

Cenário

Com o controverso apoio do PT, Renan Filho (MDB) lidera a corrida ao governo de Alagoas. Com o apoio petista, Renan Calheiros lidera a corrida à reeleição ao Senado.

Debandada

No Rio de Janeiro, candidatos a deputados pelo PDT, de Ciro Gomes, e pelo PR – do Centrão que apoia Alckmin (PSDB), já pedem votos para Bolsonaro em ‘santinhos’.

Tchau, Alckmin

Um dos caciques do DEM em Minas Gerais, com votos comprovados em mais de 400 cidades no estado, o ex-deputado Lael Varella pede em vídeo votos para Bolsonaro.

Datafrevo 1

É plausível estranhar a ascensão meteórica de Fernando Haddad (PT) nas pesquisas Datafolha divulgadas nos dias 21 e 28 de setembro, nas quais apareceu com 16% e 22%, respectivamente. Levantamento da Coluna mostra que o instituto tem um fetiche por Pernambuco, estado onde o PT sempre teve massa de votos. O Datafolha concentrou boa parte das entrevistas dessas duas rodadas no estado nordestino.

Datafrevo 2

Na pesquisa BR-08687/2018, do dia 28, sexta passada, Pernambuco surge com terceiro maior número de cidades pesquisadas no país: 56 (ou 30.4% dos municípios do estado), e proporcionalmente em 2º lugar na lista como estado mais pesquisado.

Ah, bom…

Segundo um dos responsáveis pelo Datafolha, Jean Souza, o instituto usou Pernambuco como uma das bases diante da demanda de sondagens encomendadas para o Governo do estado, uma praxe nacional. Ou seja, foi por otimização de custos. As pesquisas foram encomendadas pela Folha e pela Globo.

Atrasadão

Após anos, o Planalto encerrou dois cabidões de aspones no Decreto 9.512: extinguiu os comitês gestores da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Cola…

A cinco dias das eleições, a militância virtual de Bolsonaro (PSL) disparou longa lista com os nomes e números de candidatos em todo o país “oficialmente” apoiados pelo comando nacional da campanha. O documento, ao qual a Coluna teve acesso, chama-se “Time Bolsonaro Brasil” e tem algumas curiosidades.

…eleitoral

Para governadores, a orientação é de voto em candidatos do PSL, PSC e PRTB. Uma das exceções na lista é Ronaldo Caiado, candidato do DEM ao governo de Goiás. Em alguns estados como Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, algumas opções de voto para senadores e governadores aparecem em branco.

Equilíbrio social

O governador Luiz Fernando Pezão, do Rio, sancionou a lei que prorroga por mais 10 anos o sistema de cotas para ingresso em universidades estaduais. Um dos defensores da cota, mesmo antes de ocupar o cargo, é o secretário de Educação Wagner Victer. E vem da rede estadual a maioria dos beneficiados.

MERCADO

America First

Começou a aparecer a conta para o Brasil da fusão da Embraer com a Boeing, avalizada pelo Governo Temer: a fábrica do KC90, super cargueiro da franco-brasileira que seria desenvolvido em São José dos Campos (SP), será… nos Estados Unidos, com geração de emprego, renda e tributos na terra de Trump.

______________________

ESPLANADEIRA

O ENAMAT realizará seminário sobre os 30 anos da Constituição de 1988 dias 8 e 9 de outubro. Carlos Alberto Serpa e Leandro Bellini promoverão na Fundação Cesgranrio, entre 23 e 28 de outubro, a Semana Cultural, com a participação de Elza Soares e outros artistas. A sede e a praça dos pedágios da LAMSA na Linha Amarela serão iluminados em homenagem ao Outubro Rosa. O advogado Pedro Gordilho lança sábado ‘Um Lustro nas Salas de Concerto’, no Espaço Cult PaulOOctavio, em Brasília.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. André Luiz.'. disse:

    Começou a aparecer a conta para o Brasil da fusão da Embraer com a Boeing, avalizada pelo Governo Temer: a fábrica do KC90, super cargueiro da franco-brasileira que seria desenvolvido em São José dos Campos (SP), será… nos Estados Unidos, com geração de emprego, renda e tributos na terra de Trump.
    — Primeiro comentário: não, o que as empresas discutem é uma segunda linha de montagem, nos USA, e que poderá inclusive ampliar as oportunidades de mercado para o KC390 no mundo:

    https://www.aereo.jor.br/2018/10/01/boeing-e-embraer-podem-fabricar-cargueiro-kc-390-tambem-nos-eua/

    — Segundo comentário: … franco-brasileira? Desde quando?! Ao que se sabe, a fusão da Embraer foi com a Boeing, e não com a Dassault…!

  2. Francisco Taborda disse:

    Olá.
    Vamos brincar um pouco com a lógica. A propaganda do PT insiste em falar que Lula é Hadad e Hadad é Lula. Duas pessoas em uma única entidade. (Adicione-se mais uma pessoa e teremos uma divindade…) Retornando, então, se Lula está condenado, preso e impedido de se candidatar, pela lógica da propaganda eleitoral petista, Hadad, também, está condenado, preso e impedido de se candidatar a qualquer coisa. Não parece lógico? Será que não aparece ninguém para proibir esta propaganda enganosa ou, então, cassar a candidatura do ex-ministro da falta de educação (13 anos de PT na educação e nenhuma universidade entre as 200 melhores do planeta. No passado, chegamos a ter 2 entre as 100 melhores. Não é muito, mas bem melhor que nenhuma. Agora este camarada quer ser Presidente da República. Só em uma republica de bananas, mesmo.)

  3. Francisco Taborda disse:

    Uma pergunta quase imbecil: por que uma segunda fábrica para o KC-390 na terra de Tio Sam? A fábrica tupiniquim não tem encomendas e opções de compra que garantam a sua viabilidade econômica e financeira nos médio e longo prazos. Uma segunda fábrica nos EUA é o caminho mais curto para inviabilizar a fábrica brasileira. Onde os custos são mais baixos? Onde se encontra maiores incentivos à exportação? Onde temos melhores financiamentos? Onde temos melhor capacidade de financiar os clientes? Parece que ganhamos ingresso para um baile à fantasia. Cada um com a sua.
    Isto não vai ser bom para o Brasil.
    Ainda, a idéia era só dar aos americanos a parte comercial da Embraer. O KC-390 é, a princípio, uma aeronave militar. Também, foi idealizada para ter outras aplicações que a tornam mais vendáveis. Porque ceder a cereja do bolo ao Tio Sam? Não faz sentido. Pena que não possa fazer nada….

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *