Início » Brasil » Collor e Lula vão para o segundo turno das eleições presidenciais
Nesta Data

Collor e Lula vão para o segundo turno das eleições presidenciais

Como nenhum candidato obteve a maioria absoluta dos votos válidos, a eleição foi realizada em dois turnos, conforme a constituição de 1988 previa

Collor e Lula vão para o segundo turno das eleições presidenciais
Como os partidos políticos estavam pouco mobilizados, 23 candidaturas à presidência foram lançadas (Reprodução/Internet)

Em 1989, os brasileiros foram às urnas para escolher o novo presidente da República, na primeira eleição presidencial pelo voto direto depois de 29 anos. A eleição foi bastante disputada.

Como os partidos políticos estavam pouco mobilizados, 23 candidaturas à presidência foram lançadas. Essa quantidade expressiva de candidatos mantém o recorde em uma eleição presidencial.

No dia 15 de novembro, foi realizado o primeiro turno do pleito. Como nenhum candidato obteve a maioria absoluta dos votos válidos, isto é, excluídos os brancos e nulos, a eleição foi realizada em dois turnos, conforme a constituição de 1988 previa.

O candidato Fernando Collor (PRN) saiu vitorioso, com mais de 20, 6 milhões de votos (o equivalente a 28% do total). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu 11,6 milhões de votos (16,08% do total), conquistando a outra vaga do segundo turno numa disputa apertada com Leonel Brizola (PDT), que obteve 11,1 milhões de votos, apenas 454.445 a menos (cerca de 0,5% do total de votos).

Fontes:
Memória Globo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *