Início » Brasil » Com menos de um mês para o fim de mandato, Roseana renuncia
Maranhão

Com menos de um mês para o fim de mandato, Roseana renuncia

com sua saída do cargo, Roseana evita ser investigada na esfera federal pelo recebimento de propina por conta do pagamento de precatórios do governo o Maranhão à Constran

Com menos de um mês para o fim de mandato, Roseana renuncia
A motivação da renúncia são problemas relacionados à saúde da governadora (Reprodução / o Globo)

Roseana Sarney renunciou ao governo do Maranhão nesta quarta-feira, 10. Pela manhã, Roseana entregou sua carta de renúncia ao presidente da Assembleia Legislativa do estado, Arnaldo Melo (PMDB), que assumirá o mandato até 31 de dezembro. O vice-governador, Washington Luiz Oliveira, do PT, não pode assumir por ter sido nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Maranhão há um ano. A motivação da renúncia são problemas relacionados à saúde da governadora.

Leia mais: Governo do Maranhão recebeu propina de Youssef, diz contadora

Com a saída do cargo, Roseana evita de ser investigada na esfera federal pelo recebimento de propina por conta do pagamento de precatórios do governo do Maranhão à Constran. A governadora foi citada pela contadora do doleiro Alberto Youssef, Meire Poza, em depoimentos à Polícia Federal e à CPMI da Petrobras. A contadora afirma ter se reunido com João Guilherme Abreu, então secretário da casa civil do estado, e que o interesse da Cosntran era receber R$ 123 milhões.

Poza afirma que a propina seria paga em 24 parcelas de seis milhões. Uma das remessas foi levada por Adarico Negromonte, irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte. Mas o valor estava bem abaixo do acertado, R$ 300 mil. A pessoa que recebeu o dinheiro teria reclamado da quantia e consultado a governadora Roseana para saber se o montante deveria ser recebido.

Ao deixar o governo antes do fim do mandato, Roseana também evita passar a faixa Flávio Dino, que foi eleito com 63,5% dos votos sobre o candidato da governadora, Lobão filho (PMDB). Em seu breve discurso de despedida, Roseana disse que não está se despedindo e que seus quatro mandatos à frente do estado foram anos de muito trabalho e que ele precisa se distanciar pelo bem de sua saúde.

Fontes:
O Globo - Roseana Sarney renuncia e entrega governo ao presidente da Assembleia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *