Início » Brasil » Começa a RIO 92
Nesta data

Começa a RIO 92

Em 03 de junho de 1992, teve início a conferência RIO 92. Líderes de 108 países visavam propor mudanças e soluções para salvar o planeta

Começa a RIO 92
Na RIO 92, os chefes de Estado discutiram políticas ambientais para preservar o planeta (Reprodução/Internet)

No dia 03 de junho de 1992, teve início a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida também como RIO 92 e ECO 92. A conferência foi uma reunião entre os chefes de Estado de 108 países que visavam propor mudanças e soluções para salvar o planeta.

A RIO 92 foi realizada 20 anos após a Conferência de Estocolmo, que aconteceu em 1972, na Suécia. Lá, foram definidos os objetivos que todos os países envolvidos deveriam cumprir, como por exemplo a redução das emissões de CO² na atmosfera e a implantação da políticas de sustentabilidade.

Na RIO 92, os chefes de Estado participantes chegaram à conclusão de que era necessário agregar os componentes econômicos, ambientais e sociais para garantir a sustentabilidade do movimento. Com o ambiente político internacional favorável, os países mais desenvolvidos concordaram a respeito das responsabilidades pela preservação do meio ambiente e da construção de um convívio equilibrado com o planeta.

Além disso, os chefes de Estado aceitaram a proposta que estabelecia que os países em desenvolvimento deveriam receber apoio financeiro e tecnológico para criar um modelo de desenvolvimento sustentável e, assim, pudessem reduzir os padrões de consumo de combustíveis fósseis.

Além de ter superado os conflitos registrados na última conferência sobre o clima, em Estocolmo, a RIO 92 teve como resultados a criação de metas para a preservação da biodiversidade biológica e para a criação do protocolo de Kyoto, que entre outras coisas estabelece que os países ricos devem reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa.

Fontes:
Senado-Conferência Rio-92 sobre o meio ambiente do planeta: desenvolvimento sustentável dos países

2 Opiniões

  1. Dorival Barroso disse:

    O colega Franco parece não lembrar que a Folha de S. Paulo tinha o mesmo problema. Tanto a Gazeta quanto a Folha odeiam o Rio, ao ponto de se referirem ao “Rock in Rio” como “um festival de rock”. Absurdo.
    O Rock in Rio 2 foi famoso mundialmente, a Folha não mencionou, a não ser quando um rapaz morreu ao tentar pular o muro do Maracana e caiu.
    “Jovem morre ao pular muro do Maracanã para festival de rock.”

  2. Luiz Alberto Franco disse:

    Em 1992 um bairrismo idiota da paulista Gazeta Mercantil obrigou seus jornalistas a chamar a conferência de ECO 92, quando todo mundo sabia que a designação oficial era RIO 92 (bastava olhar o logotipo, aliás). Parece que aquele bairrismo deixou rastros indeléveis e, o que é mais intrigante, em Opinião & Notícia que, até onde sei, é uma produção do Rio …

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *