Início » Brasil » Começa a Guerra do Paraguai
NESTA DATA

Começa a Guerra do Paraguai

No dia 27 de janeiro de 1865, teve início a guerra entre Brasil e Paraguai

Começa a Guerra do Paraguai
O conflito terminou no dia 8 de abril de 1870 com vitória do Brasil, Argentina e Uruguai e grande destruição do Paraguai (Reprodução/Wikipédia)

A guerra entre Brasil e Paraguai teve início no dia 27 de janeiro de 1865. No dia 13 de dezembro de 1864, o Paraguai fez uma declaração formal de guerra ao Brasil, após a invasão paraguaia ao território brasileiro, onde atualmente está o Mato Grosso do Sul. Três meses mais tarde, no dia 18 de março de 1865, o presidente do Paraguai, Solano López, declarou guerra à Argentina, que queria neutralidade no conflito e não deixava que os exércitos paraguaios atravessassem seu território para combater no Uruguai e invadir o sul do Brasil.

Era o começo de um conflito que iria se prolongar por seis anos, terminando apenas no dia 8 de abril de 1870. Questões de fronteiras entre os três países, liberdade para a navegação nos rios platinos, disputa de poder de facções locais e rivalidades históricas podem ser citados como fatores que levaram à guerra.

O conflito terminou no dia 8 de abril de 1870 com vitória do Brasil, Argentina e Uruguai e grande destruição do Paraguai, que perdeu 80% da sua população de jovens e adultos, e levou décadas para se recuperar. Estima-se que o Brasil perdeu 50 mil combatentes, enquanto a Argentina teve 18 mil mortos na guerra.

Fontes:
History Channel-Solano López declara guerra ao Brasil na Guerra do Paraguai

6 Opiniões

  1. L. Batista disse:

    As guerras são uma barbarie, mas ocorrem em razão de ideologias totalitarias e ganancias de poder e riquezas de governantes ou grupos minoritarios fortalecidos.Solano Lopes era alucinado e fascinado para aumentar seu imperio; sendo um Hitler “a latino americano”, e conduziu a nação paraguaia a uma empreitada que não tinha como sair vitorioso.Tinha as mesmas ambições do idolatrado Simon Bolivar, que se apresentou como o libertario dos grilhões da Espanha; mas ao final se mostrou tendencias totalitarias,como um lobo travestido de cordeiro(democratico).Após entendimento equivocado dos dogmas religiosos e em separar a religião do Estado, provavelmente, induzido por hereges, se sentia o unico capaz de liderar a libertação das colonias espanholas, mas pecou em não conseguir apoio de potencias da época a tais iniciativas libertadoras.São fatos que a independencia dos E.U. do jugo inglês, só foi possivel pelo apoio da Espanha e França com quem a Inglaterra estava em conflitos e não tinha forças para reverter a mesma com um outro “front”.Quanto ao Brasil a independencia tambem foi corroborada pelo apoio ingles, que tinha relevantes interesses economicos na America Latina.

  2. Roberto Letelier disse:

    O causante deste grande genocidio foi sem qualquer dúvida Inglaterra que não podia deixar que um pequeno pais como Paraguay fosse capaz de tornar-se independente economicamente. Deve-se recordar a venda das máquinas de costura fabricadas na Inglaterra, que todo pais era obrigado a comprar, sob pena de boicot econômico e dependendo do caso, guerra.

  3. jose araujo disse:

    FOI O MAIOR GENOCÍDIO DA HISTORIA DA AMÉRICA DO SUL

  4. Ludwig Von Drake disse:

    Solano Lopez deveria ter negociado a neutralidade do Perú, aliado da Bolívia; feito um acordo de não agressão com o Chile, inimigo da Bolívia; e anexado a Bolívia, que tinha saída para o mar naquela época. Lutou na frente errada contra quatro inimigos: Brasil, Argentina, Uruguai e Inglaterra. Perdeu.

  5. Rogerio Faria disse:

    Solano Lopez um louco que destruiu o Paraguai.

  6. João Direnna disse:

    Lamentamos o grande genocídio, mais uma vez provocado pela arrogância, intransigência e, principalmente, ganância dos que julgam deter um poder capaz de matar tanta gente. Sem entrar quaisquer outros méritos que tentem justificar a barbárie, além de lamentar a tragedia, recomendo uma visita a Plaza de los Héroes e alguns museus que retratam um pouco do que foi a Grande Guerra ou a Tríplice Aliança que exterminou 80% de jovens e adultos paraguaios. Infelizmente, este é o preço da intolerância.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *