article image
Sistema prisional brasileiro é alvo de críticas severas das organizações de direitos humanos (Reprodução/Internet)
Sistema carcerário

Começa a privatização de prisões no Brasil

A clientela é grande. O Brasil tem a quarta maior população carcerária do planeta e déficit de nada menos do que 200 mil vagas

por Hugo Souza

fonte | A A A

A partir do início da década de 1990 o governo brasileiro vendeu mais de 100 empresas estatais e concessionárias de serviços públicos, em um processo de privatizações — ainda em curso, vide aeroportos — que já abarcou a telefonia, a distribuição de energia elétrica, muitas rodovias e gigantes da mineração e da siderurgia. Mas o que foi feito com o telefone, a luz, as estradas e o minério de ferro pode ser feito com as penitenciárias e sua, digamos, clientela?

Na verdade, a largada já foi dada no processo de privatização do altamente degradado e falido sistema prisional brasileiro, alvo de críticas severas das principais organizações internacionais de defesa dos direitos humanos.

Será inaugurado em agosto deste ano, na cidade de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, o primeiro presídio privado do Brasil, construído por meio de Parceria Público-Privada (PPP), e que será gerido pela concessionária GPA, sigla do grupo mineiro Gestores Prisionais Associados (GPA).

Outros grupos de olho no filão

Serão 3.040 vagas divididas em cinco unidades com capacidade para 608 presos cada uma. Como em todo processo de privatização, as promessas de maravilhas são muitas:

Atendimento médico com intervalo máximo de 45 dias, tecnologias de ponta para monitoramento de presos e metas para impedimento de fugas e outros eventos graves, o que será tentado mediante a utilização de sistemas de sensoriamento de presença, controle de acesso de um ambiente para o outro, comando de voz e Circuito Fechado de Televisão (CFTV) em todo o complexo.

“Com oferta de trabalho, estudo, saúde e controle da segurança, a possibilidade de obter sucesso é muito maior”, disse à imprensa o coordenador da unidade setorial de PPP da Secretaria de Defesa Social (Seds) de Minas, Marcelo Costa.

Além do grupo GPA, que arrematou os direitos de exploração do primeiro presídio privado do Brasil, tem mais gente de olho neste filão, como o consórcio JVS (formado pela Gocil, Heleno & Fonseca e JVS Consultoria), que chega com soluções financeiras para presídios consideradas inovadoras debaixo do braço, e a construtora Queiroz Galvão, que firmou parceria com empresas espanholas que têm experiência na ressocialização de detentos.

Meio milhão de presos espremidos

A clientela é grande. O Brasil tem a quarta maior população carcerária do planeta (depois apenas de EUA, China e Rússia), com cerca de meio milhão de pessoas vivendo espremidas atrás das grades — a despeito do senso comum de que somos o país da impunidade — em um sistema carcerário para lá de superlotado. Especialistas dizem que existe um déficit de nada menos do que 200 mil vagas.

E o mercado, por assim dizer, tende a crescer, uma vez que os legisladores cedem cada vez mais à tentação da solução penal, ou seja, da criminalização, de tudo e todos quanto seja possível, na esteira das políticas criminais norte-americanas de tolerância zero e efeitos pífios sobre os índices de criminalidade, e na contramão da modernidade jurídica, a do Direito Penal mínimo.

“Minha Casa, Minha Vida” que nada. Por aqui, caminhamos para o cenário descrito pelo sociólogo francês da Universidade da Califórnia Loïc Wacquant, para quem em países como os EUA a penitenciária se transformou na verdadeira política habitacional dos tempos que correm.

De volta ao topo comentários: (17)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Robson Mothé disse:

    Já deveria ser feito a privatização a muito mais tempo, pois o governo brasileiro é inoperante, corrupto e burocrático. Com a privatização o governo tem como cobrar dos gestores a sua eficiência. No Brasil tem que se diminuir o tamanho do estado e apoiá-lo no tripé de educação, saúde e segurança e tornar-los melhores. No Brasil presídio não dá votos, então os políticos preferem ficar empurrando a solução do sistema carcerário para depois. Quando em um município se comenta a construção de um presídio toda a cidade é contra, e para aonde vão os bandidos produzidos por esta cidade? na cidade vizinha, menos aqui. Pura demagogia.

  2. FERNANDO disse:

    Quer privatizar!? Então, privatiza tudo. Agora, o modelo de privatização corrupto que estão implantando é algo vergonhoso, pois essas Parcerias público-privadas (PPP’s) escolhem os presos que querem colocar nos presídios que constroem. Ou seja, na “minha cadeia” só vai entrar preso com excelente comportamento; agora, os presos de alta periculosidade não, eu não quero, deixa essa “porcaria” com o Estado. Estou mentindo? Não. Isso é a mais pura verdade, uma vergonha. Fala sério. E outra coisa, essas privatizações deveriam ser fiscalizadas rigorosamente pelos servidores públicos, pois, é claro, que os administradores das PPP’s vão dizer que não entra nada nas prisões privadas o que não é verdade, já que não são fiscalizadas rigorosamente, pois os servidores públicos não podem adentrar, ou seja, tem que pedir permissão e no dia marcado, aí, fica fácil, pois já foi tudo maquiado, o que é uma vergonha. Veremos o futuro do sistema penitenciário vigiado por vigilantes recebendo menos de mil reais por mês, veremos…

  3. José Ney Titericz disse:

    Há os bons e maus políticos… Os bons buscam igualdade e fraternidade cidadãos, no grupo que se inclui… Há aqueles que excluem e querem para si o “file-mignon”… Só fazem leis para beneficiar eles próprios e… e o povo… Como dizia Chico Anízio: ” O povo que se expluda”… Sou contra privatiza uma das três obrigações do Estado, que é a SEGURANÇA… O processo prisional ou SEGURANÇA, a saúda do provo ou SAÚDE e educação escolar fundamental ou EDUCAÇÃO… Se eles não desejam nem isso então o sistema DEMOCRÁTICO está FALIDO… Eu não me vejo admitindo essa mudança…. Jamais…

  4. Verônica disse:

    É melhor as pessoas aprenderem a escrever, para depois julgarem o que é ou não é melhor sobre a privatização.

  5. ISRAEL PIRES BEZERRA disse:

    Cada vez vemos mais “PETRALHAS” e/ou RAPOSAS tomando conta do GALINHEIRO …
    Com a corrupção existente, não seria estranho a CONSTRUTORA DELTA vencedora da “LICITAÇÃO” e promovendo suites para os seus “PARCEIROS”…

    Nao esperem nenhum Joe Arpaio, da Prisão de Maricopa, Phoenix, USA., onde os presos e suas cuecas cor de rosa são obrigatórias, e o trabalho na MANUTENÇÃO do presídio também… manutenção de logradouros públicos, etc. etc., e o MENOR CUSTO por detento dos Estados Unidos; certamente a DISCIPLINA , ( ex. disciplina não é penalidade, castigo, etc. como alguns pensam ), inibe os detentos de cometer novos crimes, e o Joe Arpaio tem APOIO IRRESTRITO DA POPULAÇÃO LOCAL !

    Não temos que copiar na íntegra o Joe Arpaio e/ou modelos estrangeiros tal qual são, mas ADEQUAR às nossas RELIDADES… pois aqui vemos criminosos perigosíssimos comandando o crime do próprio presidio onde estão!!!

    CERTAMENTE que sob o regime de Maricopa eles NÃO FARIAM ISSO …

    A nossa dimensão continental permitiria, ( até aproveitando a mudança para a privatização ) estabelecer UM NOVO MODELO… onde seriam os presos quem deveriam se “auto-sustentar” em penitenciarias agrícolas na região amazônica, produzindo até mais que as suas necessidades, complementando algo para o … “FOME ZERO” como uma contra-partida àos CIDADÃOS BRASILEIROS HONESTOS vitimados pelos seus CRIMES!

    Não precisa ser SOCIÓLOGO para entender que a OCIOSIDADE existente no nosso Sistema Penitenciário aumenta ainda mais as enfermidades produzidas pelo ócio, agravada por uma convivência “pedagógica” que irá refletir mais tarde e/ou até prematuramente quando vemos presidiários liberados na época do NATAL, ou por “bom comportamento”… quando voltam a DELINQUIR!

    O Cidadão pagador de impostos não teria a OBRIGAÇÃO de sustentar aqueles que cometeram crimes contra a vida de seus familiares, ou contra sí, nem FINANCIAR verbas astronômicas que super-faturadas ALIMENTAM com fartura a CORRUPÇÃO que assistimos diuturnamente, por flagrados nesses DELITOS!

    Aliás, o nosso País pode ostentar mais um “TÍTULO” : de CAMPEÃO NA INVESTIGAÇÃO DE FLAGRANTES !!!!!!

    Senhores, estamos diante de MAIS UMA TEMERIDADE !

    Todavia, pior do que está… é praticamente IMPOSSIVEL… portanto, vamos aguardar mais este episódio!

    Sugiro ao Datena fazer mais uma das suas famosas ENQUETES: JOE ARPAIO ou PETRALHAS ???

    SALUDOS.

  6. frencisca alves camelo disse:

    minha opinião pode até não ser a coisa que as pessoas gostariam de ler , porem quero aqui expressar meus sentimentos , não sou a favor de bandidos , mas creio que se auguem chega a essa situação , tão degradante , é porque não teve outra opção , de alguma forma ,essa pessoa teve que ir parar nesse lugar ,sem contar que tem muitos que são presos ,inocentemente , outros por merecidamente , outros porque estavam na hora errada no lugar errado , e assim sucessivamente , cada um de sua maneira , chegou até lá, aqora ,eu acho que eles devem sim, pagar por seus erros , mas dentro das normas legais ,é justo que paguem , por seus crimes sim ,mas é necessário que seja dentro de no minimo ,em condições de sobrevivência , porque as possibilidades de sobrevivência são minima . eu nunca estive presa , graças a deus, a vida me proporcionou meios de viver dignamente do meu trabalho
    sou funcionaria publica sou estudante de direito e sempre achei o sistema carcerário muito precário , mas somente de ouvir falar pois ,eu tinha minhas duvidas ,mas depois de ler o livro diário de um detento , e diante de tudo que eu já ouvi falar por conhecidas qual tiveram seus maridos presos , e outras que tiveram seus filhos presos ,não tenho duvídas de que so pode ser verdade . eu procurei conversar com essas pessoas ,e procurei ler esse livro, porque como pretendo ser criminalista , quero ter noções de como anda a situação ,porque também sou afavor dos direitos humanos , acho que o cidadão tem sim , que pagar por seus erros , porem com dignidade . de ser humano.
    Tenho pouco conhecimento sobre assunto, apezar de há muitos anos venho procurando tomar conhecimento através de documentários , reportagens ,livros revistas e entrevistando pessoas ,minha opinião é que a coisa não está boa .nosso país precisa ser reformado , no que diz respeito ao sistema carcerário.

  7. João Cirino Gomes disse:

    O texto é longo, mas vale a pena ler, para se inteirar da realidade e injustiças, “nesta terra” onde se plantando tudo da, e deveria ser um paraíso,

    Todo cidadão deveria exigir seus direitos; que apesar de serem constituídos por lei, estão sendo desrespeitados!
    E você, esta disposto a lutar para que seus descendentes tenham justiça social e uma verdadeira Democracia?
    Então vamos Redescobrir o Brasil e denunciar seus parasitas!
    Falar que luta por justiça social é fácil, mas só vamos ter a confirmação de quem é quem, na hora das atitudes e dos exemplos!
    Muitos dos atos, que os políticos acham secretos, não são tão secretos assim!
    Precisamos entender como esta funcionando a política na Brasil, e de onde vem a miséria e a violência!
    Uma pessoa, que exerce vários cargos ao mesmo tempo, todos com salários principescos, pode dizer que defende a justiça social e uma justa distribuição de renda? Quem consegue estar em dois, ou três lugares ao mesmo tempo? É o caso da Dilma, que só da Petrobras, recebe mais de um milhão por ano sem ir ao emprego!
    Sabe qual cargo ela exerce? Conselheira: Só se for por telepatia!
    Com tanto desemprego no País, isso é justo?
    Vamos iniciar pelo descobrimento: “Quando os índios eram enganados por badulaques” e daremos seqüência, até a época em que o Rei de Portugal, que explorava este País; montou a farsa de independência, transferindo o poder para o filho D Pedro; que molhou as mãos de uns traidores e com eles, continuou explorando nossos antepassados, nossos solos e nossas riquezas!
    E aqueles que se dizem nossos representantes, seguem pelo mesmo caminho, nos enganado, escravizados e ludibriando!
    Desde a falsa independência, até os dias de hoje, houve muitas formas de governos; O pobre só viu progredir as promessas! E as mentiras e os cambalachos seguem a todo vapor!
    Veja as mais diversificadas formas de engodos que somos obrigados a aceitar!
    Existem desvios de verbas, que debilita e desacredita a educação estadual e municipal; e os políticos tiram vantagens desta situação; pois, tanto montam escolas, como tomam parte nos lucros de outras, induzindo os que têm melhor poder aquisitivo a procurar escolas particulares! Desta maneira, a maioria da população sem poder aquisitivo, continuara mal formada, e mal informada como sempre foi! Sem dizer que já vimos caso, onde superfaturaram merenda escolar e deram lixo para nossas crianças!
    Esquema repugnante, imundo e nojento não é mesmo?
    E esta mesma formula é usada na área de segurança publica.
    Desviam-se verbas da segurança, montam-se, ou apóiam empresas de seguranças particulares!
    E além de nos explorar com impostos para manterem seus salários principescos, suas mordomias e as varias aposentadorias, ainda superfaturam, desde as construções dos presídios, até os custos dos presos; informando que cada um dos presos, que estão embolados em pequenos cubículos, custa para o governo, ou seja, para o povo que paga imposto, em torno de quatro mil e quinhentos reais, mensais!
    Será que eles não sabem que, uma faculdade em período integral não custa tanto?
    E será que, eles acham que a cadeia é mais instrutiva que uma faculdade?
    Será que, eles não sabem que no Brasil muitos pais de famílias, trabalham de sol, a sol, a troco de “quinhentos e poucos reais”, que é o salário mínimo, e são obrigados a se manter e sustentar sua família com este valor tão irrisório?
    Ai esta a conveniência em manter as cadeias superlotadas com as vitimas marginalizadas, deste sistema injusto, criado por uma corja corrupta e oportunista que só visa obter lucros!
    E na área de saúde, os políticos tanto desviam verbas, deixando o povo em desespero em filas de INSS, como aproveitam para fazer sociedades em hospitais e planos de saúde particular, que lhes proporciona mais renda, pois com a saúde abandonada, estão induzindo o cidadão com melhor poder aquisitivo, a pagar plano da saúde particular!
    Sem contar que continuam nos cobrando taxas de IPVA, e muitos outros impostos, para construir e melhorar as estradas! Mas acontece que; depois de construir tais estradas superfaturadas com nossos impostos, eles, os políticos as privatizam e as vendem a preço de banana, se favorecendo, ou favorecendo seus amiguinhos, ou seus familiares; e este povo simplório e desinformado, é obrigado a pagar absurdos, para rodar nas mesmas estradas, que foram construídas com seus impostos!
    E é muito estranho, nunca ter verbas para dar o aumento garantido pela lei aos aposentados: Lei que é bem clara; quando cita que; > cada aposentado deve receber de acordo com sua contribuição! Sinal que não temos justiça, pois a lei, não vem sendo cumprida ou respeitada!
    E os desfalques, a corrupção, e a injusta distribuição de renda, além de deixar a população sem opção de vida digna, ainda é a maior responsável pelo aumento da criminalidade, da violência e injustiça social!
    No final, o pobre é quem mais paga imposto no Brasil; pois paga; e não debita o que gasta, do imposto de renda!
    E para aumentar minha revolta, eu ajudei a eleger mais um salvador da pátria, que criticava os corruptos e ladrões, e se dizia defensor de uma justa distribuição de renda! Mas aconteceu; que depois de eleito, tanto ele se tornou milionário, como tornou seus amiguinhos e seus familiares, gênios, empresários, fazendeiros, bilionários da noite para o dia! Tornou-se defensor daqueles que ele mesmo, antes tanto criticava, e com eles, passou a comer caviar e beber champanhe importado, a ponto de urinar nas calças!
    E devido ao interesse, em assumir cargos na ONU, passou a doar o sangue e suor dos trabalhadores e dos oprimidos, até aos países de primeiro mundo.
    E as verbas que deveriam ser usadas para incentivo a cultura estão sendo usadas na publicação de livros e filmes para promover e jogar confetes naqueles que se julgam semideuses! Enquanto a verdadeira educação e cultura permanecem sucateadas e abandonadas e por falta de verbas!
    E com intuito de se perpetuar no poder, usa dinheiro dos cofres públicos para fazer campanha, e ter um substituto (a), que esconda suas imundices e enriquecimentos ilícitos!

    Sem contar que os governantes, que se dizem defensores da justiça social, montam ou estão a par dos esquemas mirabolantes com concursos públicos, onde a população paga para fazer inscrição, e mesmo sendo aprovado, o cidadão que tiver uma restrição seja no SERASA ou SPC não poderá assumir o cargo, que é seu por direito; enquanto políticos corruptos, com varias restrições e até processos criminais, se candidatam a cargos públicos e recebem verbas dos cofres públicos; verbas que é imposto deste mesmo cidadão com restrição; que foi barrado de assumir um cargo que é seu, por não ter conseguir pagar suas dividas!
    Será que barrando o cidadão que esta com restrição, de trabalhar e ganhar eu sustento honestamente, estão facilitando para que este cidadão honre seus compromissos? Isso é Justiça?
    Sem deixar de citar, que a maioria dos concursos se transformaram, em mais uma forma de arrecadação leonina!
    Onde o cidadão paga para participar de concurso, estuda, faz sacrifício para concorrer a uma vaga; e em muitos casos, não tem nem acesso ao resultado das provas! E às vezes vê o concurso ser cancelado, mas também não lhe dão satisfação, e nem devolvem seu dinheiro! Fato ocorrido, em concurso da Petrobras!
    E não venha dizer, que o povo é dono do petróleo; pois o cidadão de Países vizinhos, onde nem um poço de petróleo tem, está comprando combustível puro pela metade do valor que pagamos por um combustível adulterado, o mesmo acontece com o gás de cozinha, que é gênero de primeira necessidade!

    A maior verdade é que: Enquanto existir a lei de imunidade parlamentar; os políticos tiverem direito a tantas mordomias; exercerem vários cargos ao mesmo tempo; terem muitas aposentadorias com salários principescos, o povo continuara sendo enganado e na miséria!
    Pois não é justo poucos ganharem muito sem fazer nada, enquanto a maior parte da população continua sobrevivendo de misérias, ou desempregados dependentes de esmolas, sem dignidade presos em currais eleitorais!
    Na verdade somos obrigados a conviver e confiar em gente hipócrita, mentirosa, oportunista e mesquinha, que manipula, compra, forja e distorce todos os tipos de pesquisas para se idolatrarem; pouco, ou nada se importando com a Pátria, ou, com seu semelhante!
    Se não fosse desta maneira, há muito seriamos o País mais rico do planeta, em todos os sentidos!
    A luta por justiça continua! Afinal não foi por este tipo de Democracia que Lutamos!
    E ainda tem quem fala em projetos felicidades, neste país de miseráveis!
    Fala sério…! “Vamos ser realistas”
    Só pode ser inocência e simplicidade, ou muita demagogia e hipocrisia!
    Meus caros conterrâneos eleitores: Antes de votar e dar seu voto de confiança; análise se seu candidato exerce vários cargos com salários principescos ao mesmo tempo; se vem desfrutando de mordomias as suas custas, se tem varias aposentadorias; ou se fez algum projeto para defender seus direitos!
    Defenda seus direitos: Não vote em qualquer um! Pesquise! Ou continue sendo igual aos índios, que foram embromados por conversas fiadas e badulaques!
    Agora; É CONTIGO

    Abaixo-assinado Fim da imunidade e impunidade! Ou voto Nulo, em quem promete só visando vantagens pessoais! …
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron

  8. ALEXCÉIA disse:

    Talvez com essa privatização melhore a situação desumano que há nas prisões e reveja a causa de muito injustamente estão presos no lugares de muito filhos de papaizinhos soltos.

  9. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Concordo plenamente com a privatização dos serviços penitenciários, será bom porque o empresário só busca lucro com o minimo de custo, isso significa que quando os presos estiverem tendo um custo beneficios muito pequeno eles mandarão matar os que não tem grande significado, a resalva é o crime organizado entregue a empresários organizados, teremos então uma grande organização criminoso que fara frente, ou não, a outra grande organização criminosa que nós já conhemos e constantemente aparece na mídia através de seus grandes feitos, o que me intriga é aonde foi o dinheiro das privatizações, será que estão tudo em paraisos fiscais, não deixaram nem um pouquinho para pelo menos enganar o povo e construir alguns presídios públicos, vamos em frente Brasil de Neymar, copa do mundo, mulher melancia, instituto Lula e favelas desapropriadas.

  10. Kalif Rabelo disse:

    Itáuna MG,localizada no Oeste de Minas cidade universitária federal, há mais de 15 anos é administrada pelos detendos, que são responsáveis pelo presídio.A maioria dos presidiários trabalham na indústria,comércio,Prefeitura, outros fazem artesanatos no presídio.O diretor do presídio é presidiário,os.É uma parceria que deu certo.
    Kalif Rabelo
    Bahia

  11. Viko Cesar disse:

    Mais uma falência de mais uma isnstituição pública. Rodovias, estádios, empresas, bancos… Vivemos num Estado falido e sem competência e responsabilidade para gerir suas obrigações e seus deveres. Aproveitando a deixa, o Governo já admitiu que algumas obras não serão concluídas até o início da Copa de 2014. Alguém duvidava de que isto não pudesse acontecer???

    Obs.: Instituições precárias, serviços de péssima qualidade = profissionais desqualificados e despreparados. Este é o Brasil onde vivo…

  12. Antônio Edmilson de Castro Lima disse:

    Eu sou um habitante desta terra, que ainda não conseguiu entender esta área da segurança, fotografias várias tenho visto de pátios de presídios repletos de jovens e os governos parece que só sabem construir depósitos de marginais. Como podem essas criaturas se regenerarem em um ambiente imundo, sem nenhum exemplo em que essas pessoas possam se espelhar, sem educação que preste, sem nenhuma preocupação com a seriedade se a corrupição graça por toda parte. As autoridades desse país, deveriam ser menos individualistas e pensar na sociedade como um todo, por que desta forma a tendência é piorar cada vez mais. Com raríssimas exceções, na turma que hoje manda no país, tenho minhas dúvidas quanto a privatização das prisões brasileiras, quem sabe se não é mais uma maracutaiada?

  13. Áureo Ramos de souza disse:

    Desse jeito qualquer mendigo, reciclador autónomo e outros pobres brasileiros fará qualquer M….. para ser preso e sair de lá com ficha limpa e o canudo de papel.

  14. JOAQUIM VIEIRA disse:

    UM INVESTIMENTO DESTE TAMANHO FALA SÉRIO? DA ONDE SAEM ESTAS PESSOAS? AS ECOLAS NÃO ENSINA MAS NADA, NEM TEM MAS PROFESSORES! VÃO ESPERAR O QUE SOCIEDADE,.É MAS FACIL INVESTIR EM PRESIDIOS DO QUE EM ESCOLAS. LAMENTAVEL SENHORES

  15. Robson Mothé disse:

    Até que enfim, pois o setor prisional em todo o Brasil está abandonado, onde o preso não se recupera apenas piora o seu estado ao sair das prisões brasileiras.
    Presos todo o município produz, mas nenhuma cidade gosta de têr um presídio na cidade.
    O sistema precisa de investimentos urgente, já que o estado não possui esses recursos é correto a privatização.

  16. Joaquim Caldas disse:

    Deveriam privatizar o congresso! Mas,antes devem registrar o DNA de todos os corruptos da Nação,fazendo um persídio virtual.

  17. Geovane disse:

    Isto é uma boa saida para os presidiários terem uma vida mais humana, independente do crime que praticaram.
    Alem da reforma do sistema prisional deveria existir uma atenção maior do governo em relação á pobresa. Que adianta ter um sistema prisional de primeiro mundo, se a justiça só condena os pobres e indefesos enquanto muitos corruptos estão curtindo a vida com o dinheiro publico. Creio que o sistema prisional sendo privatizado a corrupção diminui, por que penso que o dinheiro que é investido no sistema é desviado para outras fontes. Esse investimento também é prova que o nosso Querido brasil está mudando sua Historia, graças a Deus.
    AGORA SÓ PRECISA FAZER UMA REFORMA NO “S U S” E NO CONGRESSO; ALIÁS ISTO DEPENDE MUITO DO NOSSO VOTO NO DIA DA ELEIÇÃO. PENSSE NISSO!!!!