Início » Brasil » Comércio ilegal de animais silvestres cresce no Sul do Brasil
Domesticação ilegal

Comércio ilegal de animais silvestres cresce no Sul do Brasil

Comércio ilegal de animais silvestres cresce no Sul do Brasil
Só em 2014 mais de 600 animais foram resgatados em Santa Catarina e levados para o Parque Natural do Rio Vermelho, em Florianópolis (Reprodução / Internet)

O estado de Santa Catarina passou a ser o principal distribuidor do comércio ilegal de animais silvestres. Os bichos chegam em condições precárias do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país para serem distribuídos para outros estados. Muitos destes animais morrem antes de chegarem ao seu destino final.

Os animais são enviados pelos Correios como uma carga comum até Santa Catarina. O tráfico além de representar maus tratos ao animal, pode provocar a extinção da espécie ou a superpopulação em determinados lugares, além de ser um crime previsto em lei. Além disso, há risco de transmissões de doenças  graves e até desconhecidas quando o homem entra em contato com os bichos sem que saiba dos cuidados devidos.

A polícia ambiental diz que em Santa Catarina há muitas pessoas que gostam de domesticar animais silvestres, principalmente pássaros. No estado, a quantidade de animais em cativeiro com algum tipo de registro chega a meio milhão. Para a polícia, os animais domesticados sem registro podem ultrapassar três vezes este número, ou seja, mais de um milhão e meio.

Só em 2014 mais de 600 animais foram resgatados em Santa Catarina e levados para o Parque Natural do Rio Vermelho, em Florianópolis. Muitos deles estão em risco de extinção, como o macaco cuxiu. Os animais são postos em reabilitação para serem reintegrados à natureza. Com exceção dos pássaros, que em maior parte, ao serem capturados para o comércio ilegal têm suas asas amputadas e, deste modo, não podem voltar para seu habitat natural.

Fontes:
Bom dia Brasil - Tráfico de animais silvestres aumenta no Sul do Brasil

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Aposto em como os animais consideram o homem um ser irracional, pelo seu comportamento negativo em relação à natureza animal.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *