Início » Brasil » Comissão da Verdade começa a convocar 100 repressores
Coluna Esplanada

Comissão da Verdade começa a convocar 100 repressores

Militares -- muitos deles da reserva -- começaram a ser ouvidos sigilosamente há poucos dias

Comissão da Verdade começa a convocar 100 repressores
Comissão tem convocado os militares de véspera (Fonte: Reprodução)

Uma lista com 100 dos mais conhecidos repressores da ditadura foi concluída pela Comissão Nacional da Verdade, e os militares — muitos deles da reserva — começaram a ser ouvidos sigilosamente há poucos dias. Mas sem resultados: acompanhados pelo advogado Otavio Freitas, os militares só repetem: ‘Nada a declarar’. Entre os convocados, o Coronel José Brant Teixeira, envolvido em execuções no Rio, e o Coronel Leo Cinelli, que participou de repressões na Bahia e no Araguaia.

Leandro Mazzini é escritor e jornalista

Estrelas fora

As estrelas da repressão, o Major Curió, que vive em Brasília, e o coronel Ustra, de SP, não estão nesta lista. Mas há trabalhos para Curió aparecer, e Ustra voltar.

Surpresa!

A Comissão tem convocado os militares de véspera, via notificação, para evitar que eles tenham tempo de conseguir Habeas Corpus para não aparecer.

Arquivão

A lista é fruto de 18 meses de cruzamento de dados de documentos do Arquivo Nacional, depoimentos de vítimas e pesquisas contratadas pela CNV.

Escândalo do Alvará

Com a operação Átrio, que cercou bando de venda de alvarás para construção no milionário mercado imobiliário de Brasília, a Polícia Civil no DF esbarrou em outro esquema, e mais amplo: a de vendas de alvarás para funcionamentos de comércio nas cidades satélites, cobradas por fiscais das administrações. Um alvará de drogaria no Guará custa R$ 15 mil. Em Taguatinga, R$ 25 mil. Senão ninguém abre a porta.

Alerta máximo

Do senador Romero Jucá, ex-ministro da Previdência, sobre a importância do enterro do fator previdenciário, que aliviou as contas da Viúva: ‘Isso (o Fator) vai estourar em 20 anos. Não podemos ter gente aposentando aos 45 anos’.

Mas…

Segundo o senador, os políticos têm medo de perder votos. ‘Não se pode extinguir o Fator se não houver opção’. Por isso avança o projeto 85/95, do senador Paulo Paim (PT-RS), da soma do tempo de trabalho à idade para mulher e homem, respectivamente.

Coisa do Clésio?

Ao ver que Eduardo Campos registrou valiosos 9,5% na pesquisa CNT, um senador aliado do socialista disparou: “É coisa do Clésio”, senador presidente da entidade.

Coisa do Serra

De José Serra, em entrevista à Folha, sobre quem seria mais de esquerda entre ele e Aécio: ‘Não dá para comparar banana com laranja’. Mas quem é quem nessa disputa?

Êpa, êpa

Um erro de divulgação da Receita, tardiamente explicado, causou rebuliço entre os ex-donos de bingos — proibidos no Brasil desde 2005. É que o órgão reeditou na Instrução Normativa 1406, mês passado, a retenção de IR para atividades de bingos.

Ah, bom…

A Receita reproduziu a DIRF para o código 8673, referente a retenção de IR para bingos e jogos similares, cujo texto fora revogado em abril deste ano. Ano que vem não constará mais, explica o órgão. A descoberta foi do Boletim de Notícias Lotéricas.

O imortal

Ex-governador, ex-presidente da República e do Senado, José Sarney está certo de que tem direito à História com cinebiografia. Escreve autobiografia, ciente de que estreará na telinha a exemplo de Lula, FHC e Tancredo – os dois últimos com documentário.

Feitiço de sumido

Aliás, por falar na ABL, conta outro imortal: o mago Paulo Coelho nunca mais voltou à Casa de Machado, depois de um clima constrangedor num Chá das Cinco de Quinta. Ele vota em novos membros por carta, quando vota.

Moreira e os engenheiros

Sem pretensão de ferir a categoria, o ministro da Aviação, Moreira Franco, comprou briga com os CREA ao dizer que engenheiros erram nos projetos dos aeroportos. De todos os estados os CREA enviaram nota de repúdio, a última delas do MS.

Gap geracional

Moreira, depois, justificou um gap geracional, na demora na formação dos profissionais e a alta demanda. As declarações foram feitas no Encontrão da Coluna Esplanada.

Ponto Final

E o ano de Copa e Eleições, mal começará e termina em abril.

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. José disse:

    Quanto a”Comissão da Verdade” porque não”importam” repressores cubanos,já com meio século de prática no ramo, para assessora-los?

  2. Isam disse:

    Comissão da vergonha! Por que não convocam a Dilma e seus asseclas para apurarem os verdadeiros assassinatos cometidos com requintes de crueldade pelo grupo terrorista que ela comandava?

  3. Vasco Antonio Duval disse:

    O combate à guerrilha e ao terrorismo é uma prática, um direito e um dever universal, aqui no nosso querido Brasil não podia e não pode ser diferente. Assim salvou-se milhões de brasileiros que pensavam e pensam diferente.

  4. J.Cardoso disse:

    Faltam na lista Dilma Rousseff, Genoino e outros…

  5. roseli disse:

    Comissão da verdade. Isso é um absurdo! Gastos, Gastos. A verdade pra quem.
    Vamos cair na real,precisamos URGENTEMENTE de segurança. Essa e a V E R D A D E.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *