Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Os novos agentes patogênicos dos seres humanos originam-se de uma evolução de antigos agentes ou são transmitidos por outras espécies. A segunda hipótese é a mais comum. As doenças transmitidas aos seres humanos pelos animais, ou zoonoses, foram a causa da febre hemorrágica do vírus ebola, cujo último surto matou mais de 10 mil pessoas.
Esse fato sugere que o controle da doença que, atualmente se concentra nas pessoas, precisa estender-se também a animais. Essa iniciativa começou a ser desenvolvida pela Global Viral, uma organização sem fins lucrativos com sede em São Francisco. Sob sua orientação, diversos pesquisadores observam sinais de possíveis contaminações em países tropicais, com o monitoramento de pessoas e animais.
As zoonoses são muito comuns em lugares onde os animais vivem próximos aos homens. Uma das razões da disseminação frequente de doenças na região ao sul da China, como a Síndrome Respiratória Aguda (SARS) e a influenza, é a série de pequenas fazendas, nas quais os animais têm um contato bem próximo com os seres humanos. A transmissão constante de agentes patogênicos entre os animais cria condições propícias à infecção de pessoas. A agricultura não é o único foco responsável pela disseminação de zoonoses. Acredita-se que os caçadores de chimpanzés tenham sido os primeiros seres humanos a contrair o vírus HIV. Nesse contexto, com o desmatamento das florestas, um sério problema ambiental em muitos países pobres, as pessoas têm acesso a hábitats antes desconhecidos. Isso, por sua vez, pode ser a causa do aumento das zoonoses.
Fontes:
Economist-What zoonotic diseases are, and how to stop them
521 visualizações
311 visualizações
180 visualizações
8 comentários
4 comentários
3 comentários