Início » Brasil » Como diferenciar zika, chikungunya e dengue
SAÚDE

Como diferenciar zika, chikungunya e dengue

As três infecções transmitidas pelo mosquito Aedes aegipti causam reações parecidas, mas há formas de diferenciá-las com base nos sintomas apresentados

Como diferenciar zika, chikungunya e dengue
Mapa da presença dos três vírus no mundo (Foto: Centers for Disease Control and Prevention (CDC))

Um novo balanço do Ministério da Saúde (MS) divulgado nesta terça-feira, 24, aponta 739 casos de microcefalia no país, concentrados em estados do Nordeste. Na semana passada, o MS informou que o surto da doença pode estar relacionado à infecção pelo vírus zika em grávidas durante o primeiro trimestre de gestação.

Leia também: Médicos recomendam que mulheres evitem a gravidez
Leia também: Brasil em estado de emergência por surto de microcefalia

O vírus zika é comumente confundido com dengue e chikungunya, três infecções que circulam simultaneamente no Brasil desde abril de 2015. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegipti e provocam reações parecidas nos pacientes. No entanto, há formas de diferenciá-las com base nos sintomas apresentados.

Dores nas articulações

Zika, chikungunya e dengue podem provocar febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (manchas vermelhas pelo corpo). Mas o principal sintoma da chikungunya são as fortes dores nas articulações, que se manifestam especialmente nas articulações dos pés e das mãos, como dedos, tornozelos e pulsos.

Essas dores, causadas por um processo inflamatório, podem ser acompanhadas de edemas e rigidez. É possível sentir esse tipo de dor, chamada de artralgia, na dengue e no zika também, mas segundo pesquisadores do Instituto Fiocruz, no Rio, a diferença está na intensidade. O paciente com chikungunya apresenta dores agudas que dificultam suas atividades cotidianas e prejudicam a qualidade de vida. Segundo um estudo do Instituto Pasteur com pacientes sul-africanos, dores intensas persistiram nas articulações de alguns pacientes de 3 a 5 anos após a fase aguda da infecção de chikungunya.

Febre

Quanto à febre, dengue e chikungunya fazem a temperatura subir rápido, logo nas primeiras 24 horas após a infecção, geralmente acima de 39ºC. Já os pacientes com zika apresentam febre baixa ou permanecem afebris. Os sintomas do vírus zika costumam ser leves e muitas vezes o paciente nem sabe que está infectado. Entretanto, um sintoma considerado uma marca da doença e que tende a aparecer logo nas primeiras 24 horas são as manchas vermelhas espalhadas pelo corpo que coçam intensamente. Há relatos de pacientes que não conseguem dormir por causa da coceira intensa.

Olhos vermelhos

Um dos sintomas clássicos da dengue é dor e vermelhidão nos olhos. Enquanto pacientes com zika ou chikungunya também podem apresentar olhos vermelhos, a dengue é a única que provoca dor também.

A dengue é considerada a mais perigosa das três infecções pelo número de mortes que provoca – 693 no Brasil apenas este ano. Entretanto, o zika é o único dos três que tem sido relacionado a complicações neurológicas.

Não existe uma vacina para nenhuma das três doenças, portanto o melhor remédio é o combate ao mosquito Aedes aegipti e o uso de repelente.

Saiba diferenciar os sintomas

Saiba diferenciar os sintomas (Gráfico: Instituto Fiocruz)

Fontes:
Instituto Fiocruz - Zika, chikungunya e dengue: entenda as diferenças

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

13 Opiniões

  1. Clecia Alves disse:

    Como me livro da coceira? incomoda muito, queria saber se da ferida na boca? Porque eu estou com algumas.

  2. Hernane disse:

    Estou com a maioria desses sintomas, e recentemente apareceu duas inguas abaixo da barriga, isso é normal?

  3. Agnaldo disse:

    Tenho estes sintomas leve, e ferida embaixo da língua

  4. Verônica Helena disse:

    Boa tarde meu filho de 11 anos está com várias ínguas e muitas dores no corpo é normal.

  5. Jaqueline disse:

    Eu tive a coceira e com UM histamínico passou, minha boca ficou toda ferida, minha garganta inflamou o medico recomendou fazer gargarejo com aqueles enxaguantes bucais sem álcool e passei oral ped, na língua e na gengiva, me sinto melhor as articulações estão melhorando.

  6. CLAUDIONOR disse:

    Gostaria de saber como combater as coceiras junto com o vermelhidão? que incomoda muito.

  7. Fatima Dalpim disse:

    Meu neto de 3 anos está com o corpo todo vermelho como se fosse rubéola ou sarampo, não quer sair da cama, geme e chora mesmo dormindo, agora a lingua dele está bem vermelha. Está sendo medicado pra infecção de garganta com amoxilina e antialergico. Tem febre baixa e bem espaçadas. Será que é zica? Hj colhemos sorologia dele.

  8. Gildeneide araujo disse:

    Boa noite? Queria saber se dá amargo na boca, estou c a boca amargando,os alimentos q como n tem gosto de jeito nenhum.por cauda do amargo.

  9. George disse:

    Estou com inguas espalhados pelo corpo coceira a pele está manchadas muito feia é minha boca toda ferida meu pescoço e nuca tem muita inguas e até uma na garganta parecendo um gogo me ajuda já fui no medico tomei antialergico e passei o creme de desametasona que o médico mandou mais já tem dois meses e tenho muita dor nos pés joelho pulso dedos dói as juntas e não durmo direito a febre só me deu no começo mais o resto que citei já faz dois meses que tá durando

  10. Alessandra disse:

    Nossa! A minha boca tbm está toda ferida. Senti muita dor, agora a boca está doendo muito.

  11. Natalia disse:

    Eu com chicungunya e melhorei muito com suco de ia me com limão e gengibre foi pq me levantou mais ti com muitos machucados na língua.

  12. Silvano disse:

    Os sintomas foram: dor de cabeça,febre de 39 à 40 graus,leve dor na região do estômago,dor muito forte na região lombar e costas,fraqueza,sensação de desmaio,fiz exame de sangue e detectou leve alterações no figado,ja estou no 2 dia e a febre vai e volta.

  13. Deovani Bezerra disse:

    Tomar suco de inhame com limão é excelente, em uma semana a maioria dos sintomas desaparecem. Indico a todos que estão passando por isso que tomem! Funciona!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *