Início » Brasil » Como Minas derrubou Aécio
COLUNA ESPLANADA

Como Minas derrubou Aécio

Aécio Neves está um poço de mágoas com os eleitores mineiros. Perdeu para a presidente Dilma no Estado nos dois turnos

Como Minas derrubou Aécio
Tucanos estupefatos com o resultado no reduto eleitoral de Aécio começaram a fazer o mea culpa sobre os motivos da derrota (Reprodução/Internet)

Aécio Neves está um poço de mágoas com os eleitores mineiros. Perdeu para a presidente Dilma no Estado nos dois turnos. Ontem, tucanos estupefatos com o resultado no reduto eleitoral que Aécio governou por dois mandatos começaram a fazer o mea culpa sobre os motivos da derrota: excesso de confiança no voto personificado; não colocou a militância nas ruas; não investiu no Norte e Nordeste do Estado, bolsões ainda com baixo IDH e alvo do Bolsa-Família; e principalmente não tem o apoio dos prefeitos das principais cidades do interior: Uberlândia, Uberaba e Juiz de Fora.

Máquina municipal

Pesou a favor de Dilma o uso da máquina municipal. Prefeitos do PT e PMDB no Estado investiram pesado com nas propagandas nas ruas com apoio do comitê nacional.

Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia

Militância oficial

Outra militância a favor de Dilma: 30 dos atuais 53 deputados federais são governistas, entre eles campeões de votos petistas como Reginaldo Lopes e Gabriel Guimarães.

Patrus & Pimentel

Aécio só venceu em Belo Horizonte e nas cidades do Sul. Em BH, puxaram votos para Dilma dois ícones do PT: Fernando Pimentel e Patrus Ananias, ex-prefeitos da capital.

Na conta

O PSDB reconhece que, pela baixa diferença de votos no resultado nacionl, se Aécio vencesse em MG como apostavam nos prognósticos, ele seria eleito presidente.

Frevo do Poder

Começou uma briga de foice pela cadeira de presidente da Assembleia de Pernambuco. Por quatro mandatos no Poder, sempre com aval de Eduardo Campos, o deputado reeleito Guilherme Uchoa (PDT) quer um quinto mandato, mas esbarra na vontade de Waldemar Borges (PSB), que tem a bênção do governador eleito, Paulo Câmara.

Frevo do Poder 2

Correndo por fora vem a deputada Raquel Lyra, filha do atual governador João Lyra, ambos do PSB. É desejo de Lyra fortalecer o mandato da herdeira para que ela possa disputar a Prefeitura de Caruaru em 2016, derrotando seu inimigo José Queiróz (PDT).

Pós-Copa

Poucos ministérios na Esplanada cobram de seus servidores o pagamento das horas pela folga nos jogos do Brasil na Copa. No Ministério das Comunicações, os servidores terão de trabalhar a mais horas, por dois meses, para não serem descontados.

Agora vai!

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, enviou à Assembleia mensagem em que pede lei da transparência para a gestão estadual. Mas só para o próximo governo.

Hermanos de olho

A TV TN, da Argentina, deu grande destaque no domingo à noite para a eleição de Dilma. Enviou repórter especial a Brasília e fez flashes durante o dia. O âncora de telejornal ressaltou que ‘a situação da economia do Brasil é determinante para o Mercosul e principalmente para a Argentina’.

Energia total

Roseana Sarney, que deixa o governo do Maranhão, é cotada para o Ministério de Minas e Energia. Se não for ela, será outro do grupo do patriarca José. Aliás, o senador Sarney deixa a política, mas não o Poder. O ministério é seu feudo há décadas.

Chora, Jucá

Além de Henrique Alves, que chora a derrota no RN, outro cacique do PMDB saiu ferido. Após angariar quase R$ 4 milhões, o senador Romero Jucá viu o filho, Rodrigo, derrotado como vice na chapa de Chico Rodrigues (PSB) para o governo de Roraima.

O chefão

José Mello (PROS) foi reeleito governador do Amazonas e mandou de volta ao Congresso o poderoso senador Eduardo Braga (PMDB), ex-governador por dois mandatos. Deu em nada a revelação da gravação de secretário de Mello negociando – dentro de presídio – 100 mil votos e ‘paz’ nas ruas com o chefe do tráfico no Estado.

Novo Morubixaba

Em tempo, o novo morubixaba dos manauaras é o senador eleito Omar Aziz (PSD) – uma cria do… derrotado Eduardo Braga. Aziz ainda apadrinhou o governador eleito.

Fantoche

De um gaiato que conhece os meandros do Planalto: não adianta a presidente Dilma trocar o ministro da Fazenda se não der autonomia para ele. A ministra hoje é ela.

Ponto Final

A maior reforma política já feita no Congresso até agora: os cabelos dos ex-carecas Renan Calheiros e Eduardo Cunha.

_________________________

26 Opiniões

  1. Antonio Edmilson de Castro Lima disse:

    No caso do Aécio o que eu na minha humilde ilação não consegue entender,é como um cidadão que governou por duas vezes um estado, sai com uma avaliação de 92% e perde uma eleição no seu próprio estado da maneira que aconteceu em Minas Gerais. É muita ingenuidade ou se achar que era o dono da cocada preta. Aécio você graças aos quase 52 milhões de votos que foram confiados ao partido e a sua liderança, terás a oportunidade de fazer e coordenar uma oposição pé no chão, nada de oposição por oposição, mas, uma oposição sábia e inteligente e que sustente e defenda a execução das promessas que todos os candidatos cantaram em prosa e versos durante as suas campanhas(reformas política, administrativas, tributária, etc…), Atenção os movimentos sociais já estão agindo e portanto faça a diferença da farinha do mesmo saco.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Enquanto houver pobres e bolsa-família, o PT ganha. E lá em Manaus não se diz “morubixaba”, é “Tuchaua”.

  3. helo disse:

    O mineiro quando pega o caminho errado, não persevera no erro. Quem abandonou o ninho foi Dilma. Aécio é mineiro pra burro, e saberá dar a volta por cima. Lula manda e desmanda, escreve o discurso. No final dos 4 anos, ele virá como um salvador. O mineiro que de bobo não tem nada, vai ver que por aí não tá bom.

  4. Honorio Tonial disse:

    Gostaria de dizer à maioria dos mineiros que deixaram de votar no Senador Aécio , que existe um provérbio polonês que afirma” BOBO O PASSARNHO QUE DESPREZA O PRÓPRIO NINHO”.

  5. mrcg disse:

    NO QUESITO CORRUPÇÃO PT É MESTRE,
    E QUEM COMANDA É LULA, DILMA FANTOCHE, NÃO SABE DIALOGAR,
    NÃO SABE PENSAR, NÃO SABE ARGUMENTAR, GAGUEJA, UM FIASCO A SUA GESTÃO !
    E OS PRÓXIMOS TAMBÉM O SERÃO !

    90% DE APURAÇÃO, O CANDIDATO AÉCIO NA FRENTE e o JOGO VIRA ?!
    JOSE ANTONIO DIAS TÓFFOLI no TRE, sopa no mel …. tá explicado !

  6. helo disse:

    Mentiras e verdades: Se os petistas aqui tem razão, Aécio perdeu em Minas pela calúnia da campanha do PT em que Lula vociferava “Ele está com os ricos”, “vai cortar os programas sociais”. O mineiro que é conservador e desconfiado, achou melhor não arriscar. Pena, o país assim se dividiu. Uma grande maldade plantada pela campanha de mentiras.

  7. reynaldo disse:

    O povo perdeu a oportunidade de mudança de governo a verdade falta emprego a juventude com curso universitário por falta de experiência na sua área não consegue emprego e os que não tiveram oportunidade de obter esse curso pior a situação pessoas mais velhas com ou sem experiência em carteira de trabalho não consegue emprego a saúde segurança pública educação pedem socorro quem esta no poder desconhece essas situações infelizmente o povo desprotegido na hora de votar esquece de si próprio seria melhor emprego para todos sem burocracia para ganhar com seu suor seu dinheiro e garantir a manutenção da família e assim seu dinheiro era garantido em vez de “Bolsa Família ” pra ilusão enganação um dia acaba como em governos anteriores desapareceu vale leite vale gás vale energia e outros quem esta no poder a situação e excelente assim como seus aliados e e o povo pobre gerando crianças sem ter condição financeira de sustento dorme sonha e acorda pensando no “Bolsa Família”.

  8. Arildo dos Santos disse:

    Sarney, Renan e Collor, os grandes responsáveis pela vitória de Dilma. O Brasil independente votou em Aécio.

  9. MINEIROS:VERDADE X MENTIRAS disse:

    QUEM CONHECEM AÉCIO REALMENTE NÃO PODERIAM VOTAR NELE; FOI ISSO QUE O MINEIRO FEZ; INFELIZMENTE QUASE TODO O BRASIL E NA SUA MAIORIA AS REGIÕES DO NOSSOS QUERIDOS IRMÃOS DO SUL/SUDESTE… FORAM ENGANADOS PELAS FALSAS CAMPANHAS/PRUBLICIDADES DA VEJA/ISTO É, GLOBO ETÇ. VISAVAM INTERESSES PRÓPRIOS E QUASE… QUASE CONSEGUIA., MAS “DEUS” É REALMENTE BRASILEIRO DE TODOS NÓS.

  10. Carlos U Pozzobon disse:

    Quem conhece mais profundamente a política mineira poderá opinar com mais acuidade a causa da derrota de Aécio no estado. Tudo leva a crer que a aliança com o PSB mineiro afrouxou as rédeas do compromisso político, fazendo com que prefeitos não se sentissem vinculados a direção estadual, porém ao governo federal. Com isso, não apoiaram o PSDB como ocorreu em São Paulo, onde as prefeituras se mantém mais vinculadas a Alckmin do que a Dilma. Mas estou especulando….

  11. Henrique de Almeida Lara disse:

    É preciso lembrar que Serra também perdeu em Minas. E naquele tempo o Serra ficou magoado com Aécio porque achou que Aécio não se esforçou a seu favor. Minas está a exigir um diagnóstico profundo e meticuloso. Por que Minas Gerais trai os seus ?

  12. araes disse:

    Aécio (desculpe a intimidade), liga não, vc e eu somos mineiros e conhecemos os meandros das nossas Minas Gerais.
    Todos nós que votamos em vc ficamos estupefatos diante da constatação de que boa parte dos mineiros não tiveram a sensibilidade de visar um bem maior, se esquecendo de que o objetivo era o bem do Brasil que, com a sua eleição, na pior das hipóteses, arrancaria do poder este partido maldito e de bandidos que só sabem roubar a nossa nação e o nosso povo. Mas pelo que li hoje do que a presidente vai enfrentar “de cara”, melhor vc voltar ao senado e de lá fazer uma oposição cerrada a este governo. Ouça: ri melhor quem ri por último. PS: estamos de ressaca até agora, no maior desânimo, tentando nos recuperar do resultado inesperado, pelo menos pela nossa visão de adeptos seu.

  13. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Pouco se fala da divisão do povo brasileiro, 37 milhões não votaram, votaram nulo ou votaram em branco, a mídia não mostra isso com muita enfase e os políticos nem comentam, que recado é esse?.

  14. ney disse:

    Em Minas, O Aecio crio o imposto de incêndio. imaginem o que Ela faria no Brasil.

  15. Fernando Marne disse:

    SERÁ QUE NÃO HOUVE ”MARACUTAIA””????

    SEI NÃO !!!!!!!!!!

  16. Dinarte da Costa Passos disse:

    PERDEU EM MINAS PORQUE É INCOMPETENTE. FICOU CLARO QUE QUEM CONHECE AÉCIO NÃO VOTA NELE…
    E AQUI NO SUL, AINDA, QUERIAM ESTENDER ESSA INCOMPETÊNCIA PARA TODO O BRASIL…

  17. ney disse:

    Há! quem fez a lei da mordaça foi um governo do PSDB, FHC

  18. helo disse:

    Pulei o trecho que dizia do bom convívio de Aécio, governador e Pimentel, prefeito, ambos queridos e 2 vezes eleitos em Minas.

  19. helo disse:

    Resultado em Minas se explica por calúnias contra Aécio, o palanque do P já 4 anos fora do governo. Insistiu-se que Aécio era rico, cortaria os programas sociais, estava na blitz, fez o aeroporto nas terras desapropriadas do tio avô etc.. A calúnia colou, amedrontou o eleitor. Ninguém do Aécio fez ataques pessoais ou insistiu que Dilma era também mineira, de família rica e que optou por ser gaúcha. Não se insistiu que era a responsável pela Petrobrás, a inflação, o escritório de Rose, o crescimento zero. Uai, Dilma sem esses 2 fatores de campanha não teria tantos votos em Minas.

  20. Elizenir Guimarães Silva disse:

    Eu não entendo de política , mas sei que tem muito conchavo e corrupção.
    E quem sempre paga a conta somos nos . Nesta eleição era preciso uma troca de poder.
    Pois com o PT monopolizando vai chegar a hora que perderemos até o direito de falar livremente como no tempo da ditadura . É uma pena que estamos caminhando para isso.

  21. Rosa Araujo disse:

    Parabéns Olbe pelo seu comentário, estou plenamente de acordo com você.
    Também concordo com seu comentário Marluizo Pires Cruz!
    Na minha opinião o PT não ganhou por votos não, e sim pela famosa forma de fraudar as urnas eletrônicas.

  22. PLinio disse:

    Aécio perder em Minas, só provou, não era aquilo que pregou pelo Brasil durante a campanha eleitoral.

  23. Rosa disse:

    Quem disse que o valoroso povo mineiro nao tem uma mineira na presidencia ? Dilma nasceu em Minas.
    Acontece que o mineiro conhece o Aecio e quem conhece Aecio nao vota nele.
    Se tivesse descido do salto alto e com menos arrogancia, o resultado poderia ser diferente.
    Mesmo com boa oratoria e com o partido midiatico a seu favor, Aecio foi derrotado porque o Coracao
    Valente pos os pes no chao e foi onde precisava ir. A licao eh gratis!

  24. Rodrigo disse:

    Depois que o PT utilizou a máquina pública dos CORREIOS para dar “capilaridade” à campanha e fazer os carteiros panfletarem em todo o estado de MG — ganhando hora extra, pagas com dinheiro público — quem se sente traído não é Aécio… são todos os Brasileiros que querem tirar esta corja que se instalou no país para saqueá-lo.

  25. olbe disse:

    Aécio tem que ficar realmente magoado. Nào tem desculpa o mineiro em lugar de se orgulhar de ter um filho seu presidente do brasil, não tem nenhum motivo para não querer Aécio e tem todos os motivos para não querer a DILMA PQ ELES MENTIRAM E OS MINEIROS TINHAM QUE SABER QUE ESTAVAM MENTINDO…Mas aguardem a :herança maldita”dela mesma…a luz e a gasolina já vai subir…vão se arrepender amargamente. Quero ver ela cumprir a promessa de colocar na cadeia “QUEM FEZ MALFEITOS”os “julgados”já estão quase todos em casa…Quem viver verá e depois ficam com raiva do pelé que disse que brasileiro não sabe votar…aprendeu? Ainda não…

  26. Marluizo Pires Cruz disse:

    Partido que disputa internamente diferenças ego centristas de interesses individuais, sem conseguir consenso partidário para defender os ideais da necessidade de vitória do partido. Estará sempre fadado a comemorar a vitória de alguns membros figurativa do partido saboreando o gosto amargo da derrota do partido, que de salto alto vem subestimando a necessidade convergências interna no partido e da aglutinação quantitativa e qualificativa dos eleitores para disputar uma eleição e vencer. Quando todos convergirem para os interesses da Nação a vitória será do povo sem nenhum derrotado. Nestas últimas eleições parece que a quantidade de voto tem sinalizado a qualidade dos eleitores.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *