Início » Brasil » Como Renan negociou
Coluna Esplanada

Como Renan negociou

Qualquer candidatura sucumbiria ontem às articulações do senador Renan Calheiros

Como Renan negociou
Senador Renan Calheiros (Fonte: Reprodução/Jornal do Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Qualquer candidatura sucumbiria ontem às articulações do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Há dois anos ele negocia sua volta ao comando do Congresso, em conversas até com PSDB, DEM e PCdoB, partidos que ajudaram a derrubá-lo do cargo em 2007. Para se consolidar e garantir o voto feminino suprapartidário, Renan chegou a ligar para a senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) e prometer a ela criar a Procuradoria da Mulher, proposta que Vanessa apresentou sem sucesso quando deputada. Ainda reticente, ela ouviu o aval do vice-presidente Michel Temer.

Leandro Mazzini é escritor e jornalista

Vermelha

“Essa loura tá podendo”, brincou o colega Inácio Arruda (PCdoB-CE) quando Renan citou Vanessa no discurso de campanha. A senadora ficou vermelha.

Justificativa

“É que desde a Câmara estamos (as mulheres) lutando por isso”, justificou Vanessa à coluna, para driblar constrangimentos sobre apoio a Renan, denunciado no STF.

Baixo clero

Depois da posse de Renan e do séquito bajulador que o seguiu, poucos viram a cena: José Sarney caminhar sozinho e sem atenção pelo plenário, como nunca se viu.

Explica, explica…

Outro ponto de Renan foi manter com o PSDB a bilionária 1ª Secretaria, que controla contratos e o Orçamento de R$ 3 bilhões. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o novo ocupante, se desdobrou por 20 minutos em plenário para explicar a um contrariado Aécio Neves os motivos da adesão. Contra Renan, Aécio pregou a renovação da Casa.

Pé na estrada

Causou ciumeira em Minas e Energia a escolha do ministro Guido Mantega (Fazenda) para liderar o roadshow que apresentará em São Paulo (terça), Nova Iorque (26) e Londres (1º de Março) o pacote de PPP e as rodadas do leilão da exploração do Pré-Sal.

Tapa de luva

A decisão da presidente Dilma de escalar Mantega à frente da comitiva, com Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Bernardo Figueiredo (Trem Bala e rodovias), é justamente para mostrar à imprensa britânica que ele continua forte no governo.

Cristo conectado
 
Durante a Jornada Mundial da Juventude, a Embratur vai instalar no Cristo do Rio um centro digital para exibir para os estrangeiros os maiores pontos turísticos do país.

Olha o côco!

Numa reunião com autoridades do turismo, a presidente Dilma frisou: É importante investir em hotéis, mas também no vendedor de côco, que é um patrimônio do Brasil. 

A solitária

Como a UNE esqueceu como fazer protestos há anos, a brasiliense Cristia Lima pediu licença ontem, “matou o trabalho” e surgiu solitária com nariz de palhaço, em protesto contra a corrupção, na Chapelaria do Congresso.

Bom pagador
 
Pequenos empreendedores mantiveram baixíssimo o índice de inadimplência de 2012. Segundo a Serasa Experian, 95,4% das micro e pequenas empresas pagaram suas contas em dia ou com até sete dias de atraso, recorde em seis anos de pesquisa.
 
Dois lados

No salão azul, Aécio soltou “O Senado se apequenou, a candidatura de Taques é o sentimento de mudança”. Mas o PSDB não abriu mão da 1ª Secretaria. O presidente do PMDB, Valdir Raupp: “As denúncias são requentadas”.  Mas Renan é um só.

Cadê?

Três senadores faltaram ontem na eleição. Luiz Henrique e João Ribeiro, por motivos de saúde, e Humberto Costa, que faz curso nos Estados Unidos, explicou assessoria.

Ponto Final

Sarney frisou o Orçamento Fácil, Renan lançou um Brasil mais Fácil. De repente tudo ficou fácil no Congresso.

Com Vinícius Tavares, Marcos Seabra e Adelina Vasconcelos

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br
@colunaesplanada

* É proibida a reprodução total ou parcial da coluna sem a prévia autorização do editor da Esplanada

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

20 Opiniões

  1. geracina disse:

    POLITICOS BRASILEIROS SAO ASQUEROSSOS

  2. Isamu disse:

    Cambada de corruptos. Descubram quem votou em Renan e não votem neles nas próximas eleições. Se esses senadores tivessem um pingo de patriotismo, elegeriam: Jarbas Vasconcellos, Pedro Simon, Aécio Neves ou alguém que pensa um pouco no povo deste país. Sai um corrupto e entra outro corrupto. Enquanto houver os zé povinho, ignorante e interesseiro, o que convém aos políticos, não há esperança. Só investindo muito na educação desde pequena idade, e para tanto precisam melhorar e muito o nível dos atuais educadores, dando condições para aperfeiçoarem, com salários dignos, mas não como está, dominados pelos sindicatos e recebendo orientações para doutrinarem com teses marxistas.

  3. Djalma Gomes disse:

    Definitivamente o eleitor precisa ter a consciência patriótica, familiar, e, principalmente, aprender qual o motivo do voto, a sua importância.O voto é justamente para você, eleitor, poder escolher o caráter ideológico de acordo com os seus princípios. Lembram-se de onde procede Renan? Isso mesmo, do grupo collorido das Alagoas que levou todo mundo a votar nelle apostando no seu discurso inflamado e jovial. Era a nossa esperança. Renan veio dali, e quando o barco começou a fazer água ele pegou seu salva-vida e pulou fora declarando-se inimigo do outrora amigo timoneiro. Além de tudo é um traidor. Eu não entendo esse Senado, o ardil por ali é muito maior que qualquer imaginação do mortal ser humano. Renan deveria estar cassado! Mas tolos somos nós que ainda acreditamos na instituição Congresso Nacional. O Congresso é uma instituição moralmente falida, irrecuperavelmente falida, sem essência moral e sem nenhuma dignidade. Sarney mais parece com um câncer que nenhuma droga o estirpa das entranhas do Brasil, é a alma penada mais perturbadora que os brasileiros têm de aturar. Foi um péssimo Presidente da República e é o mais ardiloso político deste País. Eu já não tenho nenhuma esperança de ver um Brasil diferente do que vi até aqui, talvez meus netos possam vislumbrar para seus filhos esse Brasil sonhado por mim — educado, consciente, patriota e digno.

  4. Leidy Santos disse:

    Ao ler esse noticiário, senti náuseas.
    Estou correndo para o banheiro.

  5. Almanakut Brasil disse:

    Esse é o país dos três castigos, segundo a profecia! Essa é a época do ano em que as tragédias alertam, “raposas” articulam e o povo sai às ruas para mostrar a bunda! Sodoma e Gomorra eram bem parecidas e, junto com seus habitantes, foram destruídos por Deus devido a prática de atos imorais!

  6. Carlos U. Pozzobon disse:

    UM SENADO FANDANGUEIRO
    Qual a relação entre a eleição de Renan Calheiros para o Senado e o incêndio da boate Kiss em SMaria? Aparentemente são eventos distantes e sem nenhuma correspondência. Será mesmo? Será que em um mundo onde os valores são compartilhados não existe uma relação de aceitação de certas ilegalidades como um fatalismo do tempo em que vivemos?
    O Plano de Proteção e Combate a Incêndio da boate Kiss foi feito por um bombeiro que tinha empresa para ganhar “por fora” produzindo a documentação exigida pela prefeitura. Se a boate violava as normas da ABNT, isto significa que o bombeiro garantiu os arranjos ilegais da casa. Mas um bombeiro certamente tem ligações com os fornecedores de extintores de incêndio, se não for o próprio fornecedor. E os depoimentos dos sobreviventes são claros a este respeito: os extintores usados pela Casa falharam. Como a boate Kiss tinha apenas 3 anos de existência, certamente foi abastecida com extintores vazios. E o que está acontecendo com esse bombeiro? Por enquanto, permanece longe do foco da imprensa, em plena operação abafa. Ele é o elo político que une Santa Maria à Brasília.
    Na capital federal, o ambiente de início de semana era o de prefeitos participando em shows de striptease com os bótons do PT. No Senado, Renan Calheiros ficou conhecido por apresentar notas fiscais frias de despesas das verbas reservadas à presidência do Senado. O crime é peculato. A maioria esmagadora dos senadores não achou irregular a eleição de Renan para a presidência do Senado. Tudo indica que em SMaria, os empresários serão soltos para responder em liberdade e certamente serão instruídos a agirem como senadores. Desde que, a partir de 2003, a corrupção se tornou a própria política do governo e não mais uma roubalheira escondida, estes acontecimentos foram se tornando uma humilhação para os brasileiros honestos, mas uma coisa muito natural para os políticos de todos os calibres. Não há mais nada que escandalize, não é mais possível “épater la bourgeoisie”. Os votos estão garantidos com as bolsas, as verbas da base mercenária estão fluindo para as Ongs, e tudo se reduz a administrar o leva-leva. Enquanto isso, ficamos esperando que um fandangueiro dispare um sinalizador no teto do Senado, anuncie o incêndio e feche a porta. Ao contrário de SMaria, garanto que faria meio Brasil (só meio) rir durante um mês inteiro.

  7. jayme endebo disse:

    Nós temos que questionar não é a qualidade dos nossos politicos e sim este modelo de eleição, será que o voto eletronico é honesto? por que os países tecnologicamente mais avançados não o fazem? deve ser por causa das fraudes.
    Estes bandidos que estão no poder há muito tempo roubando e fazendo falcatruas são realmente reeleito?
    Para mim é tudo fraude e perpetuação no poder com a conivencia dos 3 poderes e todos eles se beneficiando

  8. Luiz B. Júnior disse:

    IDIOTA É AQUELE QUE ACREDITA EM POLÍTICOS, NEM NO STF EU ACREDITO, UM MONTE DE POLÍTICOS JÁ ESTÃO JULGADOS E CONDENADOS, PERGUNTA: ALGUÉM ESTÁ PRESO? SE FOSSE EU JÁ ESTARIA ATRAS DAS GRADES HA MUITO TEMPO. DIZEM POR AI QUE TEM GENTE BOA NO SENADO E NA CÂMARA FEDERAL, ESTADUAL, E MESMO OS VEREADORES, EU NÃO CONHEÇO NENHUM. SE DEIXAM ACONTECER ISTO QUE ESTÁ AÍ, ESTÃO DE ACORDO. E NÃO ADIANTA APELAR PARA O POVO, TAMBÉM NÃO VALEM NADA, TROCAM DENTADURA POR VOTO, NA MINHA TERRA EU VI UM MOTORISTA DE TAXI TROCAR O VOTO POR UM PNEU, DEPOIS FICOU RECLAMANDO QUE O POLÍTICO QUE ELE VOTOU NÃO FAZIA NADA, O QUE ELE QUERIA. E NÃO ME VENHAM FALAR QUE NÃO EXISTE COMPRA DE VOTO, O QUE É ESTA BOLSA-FAMÍLIA? É A MAIOR COMPRA DE VOTOS DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, POIS O POVÃO É CORRUPTO, ESTÁ NO DNA DO BRASILEIRO (CIDINHA CAMPOS, CITOU ISTO EM UM DE SEUS DISCURSOS) ESTÃO GASTANDO BILHÕES EM CAMPOS DE FUTEBOL E O POVO MORRENDO NAS FILAS DOS HOSPITAIS. PÃO E CIRCO – JÁ DIZIAM OS ROMANOS.
    TENHO MAIS RESPEITO PELO MARCOLA E FERNANDINHO BEIRA MAR DO QUE PELOS POLÍTICOS BRASILEIROS. POIS OS DOIS NÓS JÁ SABEMOS QUEM SÃO E ELES NÃO NEGAM, NÃO SÃO HIPÓCRITAS, OS OUTROS, SE ESCONDEM ATRÁS DA CAPA DO SENADO PARA FAZEREM SUAS MUTRETAS. O PRÓPRIO EX-PRESIDENTE QUANDO LARGOU A PRESIDÊNCIA, CARREGOU TODA MUDANÇA EM ONZE CAMINHÕES, SENDO QUE ELE NÃO COLOCOU NADA LÁ DENTRO DO PALÁCIO. MORRO DE VERGONHA DE SER BRASILEIRO.MAS UMA COISA ME ALEGRA, NÃO FOI ATRAVÉS DE MEU VOTO QUE ESTA PATIFARIA ESTÁ ACONTECENDO. QUANDO APARECER ALGUÉM DIGNO DE MEU VOTO, ESTA PESSOA O TERÁ. CREIO QUE NA OUTRA ENCARNAÇÃO.

  9. Áureo Ramos de Souza disse:

    Meus prezados amigos leitores de Opinião & Noticia, vocês concordam com eleição para um cargo tão especial e se fazer negociata e o voto ser em sigilo, não seria o mais correto voto aberto e sabermos quem foi que votou no Renam ficha suja. Tudo que é feito seja na câmara federal, no ministério e no senado é de forma errado e vermos partidos negociar já antecipadamente um cargo para dá um voto e ainda é por isso que o povo brasileiro é comprado nas eleições para vereadores por trinta dinheiro ou melhor R$ 30,00 que assim foi em Recife, é lamentável, trinta dinheiro é uma merreca e lá no senado com a possibilidade de ter em mãos R$ 3.000 Bilhões é mole ou quer mais?

  10. Luiz A. F. Ramos disse:

    Realmente, nunca seremos um País sério.

  11. Marcos Leão disse:

    Triste fim de Policarpo Quaresma.

  12. Adilson Baptista disse:

    Triste congresso nacional,aonde abitam uma minoria não tão honestos mas com um pouco de vergonha na cara,imagine á presidente e o vice ter que se ausentar do país por uns vinte dias e deixar este crápula tomando conta da nação.ele dá o golpe e vende o país.

  13. Ademir Ferreira da Silva disse:

    Eu imploro ao STF,limpeza urgente.

  14. FILISBINO disse:

    Mas que barbaridade!

    É uma gozação…enquanto ficar o tama lá da cá a farra continua…e o pior prá nós a constituição está do lado d’eles!!!!
    Infelizmente se lermos a constituição ao pé-da-letra cantamos o hino nacional três vezes por dia e andamos enrolados na bandeira…mas justiça e equidade é só lá na constituição…digamos prá que tem dinheiro e muita…muita influência…. e no ano que vem a maioria estará torcendo…BRAZILZILZIL…LULALÁLULALÁLULALÁLULALÁLULALÁLULALÁLULALÁ…PÃO E CIRCO PRO POVO…

  15. Geraldo euclides disse:

    Que adianta comentar nessa página? os “políticos” são mesmos a pouca vergonha, canalhice é mesma e só nos enoja, aborrece e procura esquecer desses crápulas sem vergonha: todos eles; os que votam e que são obrigados à votar senão encontrarão dificuldades se por acaso tiver um projeto, mas o Senado e Câmara estão na mão dos mandatários só eles que mandam e fazem o que lhe aprouverem, é como dizem lá no interior do Brasil: “mudam as moscas, mas a m…..é a mesma”

  16. RAYMUNDO AUGUSTO D'ALMEIDA disse:

    CADA DIA QUE PASSA, MENOS ENTENDO DA POLÍTICA BRASILEIRA, DE UM LADO,VEJO NEGOCIATAS, POR OUTRO LADO, REALIZAÇÕES DE INTERESSES QUE MOSTRAM APENAS A REALIZAÇÃO E O FORTALECIMENTO DO ORGULHO DE ALCANÇAR UM DEGRAU MAIOR NO CONGRESSO NACIONAL. ONDE ESTÁ O PATRIOTISMO, RESPONDEM-ME POR FAVOR!

  17. RAYMUNDO AUGUSTO D'ALMEIDA disse:

    AO JORNAL “OPINIÃO & NOTÍCIA”, OS COMENTÁRIOS DOS LEITORES CHEGAM MESMO AOS OUVIDOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS, OU SE É PERDA DE TEMPO, FAZÊ-LOS SEM TER UMA RESPOSTA POSITIVA?
    GRATO. RAYMUNDO

  18. lourival fonseca disse:

    Quem pretender fazer um dicionário só de assuntos políticos e de sistemas de governo aqui vai uma sugestão para alguns verbetes :
    DEMOCRACIA: Sistema político falido,gera corrupção, toma la dá ca verdadeira prostituição política .
    DITADURA MILITAR: Começam prometendo salvar a pátria dos corruptos e a gente até acredita,mas, ledo engano,
    Além da mesmice tapam a boca da imprensa. Sistema mais que repudiante.
    COMUNISMO:Sistema já experimentado em vários paises. A cúpula do governo não é comum como o povo.é sim
    elite e com super regalias. Os trabalhadores sem entusiasmo de crescimento pessoal ficam indolentes
    o pais fica com sub-produção e acaba em colapso de alimento e financeiro.
    Um velho e atual provérbio: Diga~me com quem tú andas que direi quem tú és .Portanto, político que vota em político
    corrúpto é………………………….

  19. lourival fonseca disse:

    Brasileiros, unamo-nos para formarmos um partido político, não para eleger o legislativo ou executivo,mas , para propagarmos o nome dos corrúptos e os vendidos . Em plena campanha eleitoral esse partido SALVA PÁTRIA deverá fazer propaganda contra . Pensem nisso para o início de uma moralização . Tenho muito orgulho do Brasil ,mas tenho vergonha dos políticos mercenários .

  20. geraldo oliveira disse:

    SALVE O BRASIL E AS BALEIAS??!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *