Início » Brasil » Companhias aéreas da América Latina estão perdendo dinheiro
LINHAS AÉREAS

Companhias aéreas da América Latina estão perdendo dinheiro

No Brasil, a crescente classe média não viaja tanto como no resto do mundo

Companhias aéreas da América Latina estão perdendo dinheiro
Um voo interno no Brasil pode custar tão caro quanto um para a Europa (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Companhias aéreas da América do Sul estão perdendo dinheiro ou tendo um lucro escasso. As companhias da região da América Latina (que tem a sorte de incluir o México) chegaram a ultrapassar a África no quesito de perda de dinheiro em 2015, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês).

Um voo interno no Brasil pode custar tão caro quanto um para a Europa. Os viajantes, portanto, não se beneficiam da ascensão de companhias de baixo custo (LCCs, na sigla em inglês). Fora do mercado interno do Brasil, onde a Azul e a Gol transportam passageiros entre as cidades mais distantes do país, existem poucos LCCs. Como resultado, a crescente classe média não viaja tanto como no resto do mundo.

O problema está em parte na falta de infraestrutura, que faz com que os preços das passagens de LCCs seja o mesmo de grandes companhias. Em 2015, a Gol, a maior LCC brasileira, teve uma perda de R$ 4,29 bilhões.

Alguns políticos estão tentando reverter a situação problemática do setor. O presidente argentino, Mauricio Macri, por exemplo, vem anunciando planos para retirar um subsídio de US$ 500 milhões da Aerolíneas. A nova gestão da companhia aérea planeja cortar a capacidade e retornar a ter lucro até 2020. O Brasil, por sua vez, está negociando com a União Europeia um acordo de “céu-aberto” que iria aumentar a concorrência, permitindo que as companhias aéreas desses países pudessem atender qualquer aeroporto do Brasil.

 

Fontes:
The Economist-No El Dorado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *