Início » Brasil » Concessão automática de aposentadoria começa nesta segunda
VIA TELEFONE E INTERNET

Concessão automática de aposentadoria começa nesta segunda

Solicitações poderão ser feitas através do portal Meu INSS ou pelo telefone 135

Concessão automática de aposentadoria começa nesta segunda
O INSS deve conceder 20% dos pedidos feitos à distância automaticamente (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Os pedidos de aposentadoria e de salário-maternidade poderão ser concedidos automaticamente pela internet a partir desta segunda-feira, 21. Dessa forma, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o atendimento presencial e deve conceder 20% dos pedidos automaticamente, num prazo inferior a 30 minutos.

Para isso, basta que o requerente acesse o site Meu INSS e escolha a opção que desejar no menu localizado no canto esquerdo da tela. Em caso de dúvida, o solicitante poderá entrar em contato com um atendente através do número 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação, se feita pelo telefone fixo ou público, é gratuita.

O atendimento pelo telefone ou internet elimina a etapa do agendamento, com o requerente recebendo rapidamente o número do protocolo. Além disso, estima-se que dois em cada dez solicitantes já terão seus pedidos atendidos automaticamente, já que o sistema tem a capacidade de verificar se a solicitação atende os requisitos – como tempo de contribuição e idade mínima – e, caso não atenda, sinalizar as pendências.

Dessa forma, caso seja necessário, o requerente será chamado a uma agência próxima a sua residência, no prazo de 30 dias, para apresentar os documentos necessários para concluir o pedido. Até o momento, segundo dados do INSS, 7 milhões de usuários já estão cadastrados no site do instituto.

Para quem não tem acesso à internet ou ao telefone, o atendimento presencial continuará sendo válido. No entanto, a etapa do agendamento foi eliminada.

“Essas medidas tendem a reduzir o número de atendimentos nas agências e oferecer mais comodidade ao cidadão”, afirmou Jair Guerra, chefe substituto da Divisão de Atendimento da Superintendência Regional Norte e Centro-Oeste do INSS, em entrevista à Agência Brasil.

Antes da instauração do novo modelo, o solicitante precisava fazer um agendamento prévio para, depois, comparecer até a agência e entrar com o pedido do benefício. Em média, no Distrito Federal, o tempo de espera era de 26 dias para aposentadoria e 16 dias para o salário-maternidade.

Nos próximos meses, a concessão de benefícios pela internet deve ser ampliada pelo INSS. Já a partir da próxima quinta-feira, 24, alguns serviços que funcionavam apenas pelo atendimento presencial sem hora marcada, poderão ter um horário pré-definido por agendamento telefônico ou pelo site Meu INSS.

Segundo a Agência Brasil, os serviços que passam a ser agendados pelo atendimento telefônico ou pela internet são:

Alterar meio de pagamento; atualizar dados cadastrais do beneficiário; atualizar dados do Imposto de Renda – atualização de dependentes; atualizar dados do Imposto de Renda – declaração de saída definitiva do país; atualizar dados do Imposto de Renda – retificação de Dirf; cadastrar Declaração de Cárcere; cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família; cadastrar ou renovar procuração; cadastrar ou renovar representante legal; desbloqueio do benefício para empréstimo; desistir de aposentadoria; emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados; pensão por morte; emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS; reativar benefício; reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho; renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão; solicitar Pagamento de Benefício não Recebido; solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário; suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho; e transferir benefício para outra agência.

 

Leia também: INSS Online
Leia também: Presidente do INSS é demitido após polêmica envolvendo contrato

Fontes:
Agência Brasil-Saiba como pedir aposentadoria por idade pela internet ou telefone
G1-Aposentadoria por idade só poderá ser pedida por telefone ou internet a partir do dia 21

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *