Início » Brasil » Condenado em 2ª instância pode ser preso, confirma STF
POR SEIS VOTOS A CINCO

Condenado em 2ª instância pode ser preso, confirma STF

Supremo rejeitou ações apresentadas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Partido Ecológico Nacional

Condenado em 2ª instância pode ser preso, confirma STF
Supremo manteve entendimento fixado em fevereiro (Fonte: Reprodução/Nelson Jr./SCO/STF)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Por seis votos a cinco, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quarta-feira, 5, manter o entendimento do próprio tribunal fixado em fevereiro sobre a possibilidade de prisão de condenados após julgamento em segunda instância.

O plenário do Supremo rejeitou as ações apresentadas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), que defendem que as prisões ocorram somente após o fim de todos os recursos, o chamado “trânsito em julgado”, garantindo aos condenados em segunda instância recorrerem em liberdade.

A maioria dos ministros do STF entendeu, no entanto, que qualquer um pode começar a cumprir uma pena após ser condenado por um Tribunal de Justiça ou por um Tribunal Regional Federal, mesmo que tenha recursos pendentes no Superior Tribunal de Justiça ou no próprio STF.

Na sessão desta quarta, votaram a favor da prisão após a condenação em segunda instância os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Luiz Fux, Gilmar Mendes e a presidente do Supremo, Cármen Lúcia. Votaram contra a medida o relator do processo, ministro Marco Aurélio Mello, e os ministros Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Fontes:
G1 - Supremo mantém possibilidade de prisão a condenados em 2ª instância

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. olbe disse:

    Graças a nossa maravilhosa CARMEN LÚCIA este projeto conseguiu passar. Ele só favorece aos criminosos e aos advogados que ficam ganhando eternamente.
    Anotar os nomes de :

    Marco Aurélio Mello
    Rosa Webwer
    Dias Toffoli
    Ricardo Lewandowski
    Celso de Mello ..eles são a favor do atraso do Brasil…e fiquem de olho nas suas votações…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *