Início » Brasil » Conheça Steve Bannon, o outro ‘guru’ da família Bolsonaro
GURU INTERNACIONAL

Conheça Steve Bannon, o outro ‘guru’ da família Bolsonaro

Jantar do último domingo, 17, em Washington, reuniu o presidente Jair Bolsonaro e os ideólogos Steve Bannon e Olavo de Carvalho

Conheça Steve Bannon, o outro ‘guru’ da família Bolsonaro
Bannon tem sido o guru da família Bolsonaro no exterior (Foto: Eduardo Bolsonaro/Twitter)

Após participar no último sábado, 16, de um evento com o estrategista político americano Steve Bannon no Trump Hotel, em Washington, nos EUA, o deputado Eduardo Bolsonaro saiu do número 1100 da avenida Pensilvânia usando um boné com uma variação verde e amarela do slogan de Donald Trump: “Make Brasil Great Again”.

Em novembro do ano passado, Eduardo saiu da Casa Branca, que fica a pouco mais de um quilômetro do Trump Hotel, falando em mudar a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém, em “frear o Irã” e usando um boné com a inscrição “Trump 2020”, referência ao ano – o ano que vem – em que o presidente de turno dos EUA tentará a reeleição. No mesmo dia, mais tarde, foi à festa de aniversário de Steve Bannon, também em Washington.

Steve Bannon atuou diretamente na campanha da eleição de Trump, em 2016, e indiretamente na eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. Nesta terça-feira, 19, Trump receberá Bolsonaro na Casa Branca. A comitiva do presidente brasileiro chegou aos EUA na tarde do último domingo, 17. Eduardo se adiantou à comitiva a fim de participar do evento com Bannon, que foi uma homenagem ao filósofo Olavo de Carvalho, ideólogo da “nova direita” brasileira, que estava presente.

Na noite de domingo, Bannon e Olavo de Carvalho voltaram a se encontrar, mas dessa vez para dividir a mesa de jantar com Bolsonaro, o Jair, sempre em Washington DC.

‘O Movimento’

Em fevereiro desse ano, Steve Bannon indicou Eduardo Bolsonaro, que na semana passada assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, como “embaixador” da articulação política internacional “O Movimento” (The Movement) na América do Sul.

Fundado por Bannon, “O Movimento” promove um “supergrupo” global de direita, que costuma ser referido pela mídia internacional – e autorreferido – por expressões como “grupo populista” ou “eurocéticos”. Um dos mais notórios entusiastas de “O Movimento” é o vice-primeiro-ministro da Itália e líder do partido ultranacionalista Liga Norte, Matteo Salvini, que no ano passado ressuscitou na Europa o fantasma do recenseamento e deportação em massa sob critérios de etnia.

Foi durante um evento organizado no ano passado por um outro partido italiano “eurocético”, o Irmãos da Itália, que Bannon, quando lhe pediram um autógrafo, escreveu “MAGA” e assinou seu nome. “MAGA” é acrônimo de “Make America Great Again”.

O relato desse autógrafo está em uma reportagem do jornal britânico Independent que mostra como Bannon vem propagando o “estilo Trump” na Europa. Mas não é só na Europa. O que é, o que é, afinal, um pontinho verde-amarelo no Trump Hotel?

Além de guru número dois, ou talvez número um da família Bolsonaro (expressões caras ao governo brasileiro, como “globalismo” e “marxismo cultural”, fazem parte do léxico de Olavo, mas de Steve também), Bannon mostrou ainda, no jantar em Washington, que pode ser um bom bombeiro. Sobre o “fogo amigo” que o filósofo costuma disparar, disse assim, sobre domingo à noite: “acho que tudo foi num tom muito mais amenizado”.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Almanakut Brasil disse:

    A pedidos: os negócios dos filhos de Lula – (O Antagonista – 19/03/2019)

    Recebemos apelos para que O Antagonista investigue os negócios dos filhos de Lula.

    Assim como fez a Crusoé, em sua edição mais recente, com as transações financeiras da família Bolsonaro.

    Hora de relembrar quem se esqueceu.

    Ou de informar os que chegaram há pouco tempo.

    Os negócios da família Lula já foram alvo de uma grande reportagem da Crusoé.

    E logo na estreia da revista.

    “A doce vida dos Lula da Silva” foi a reportagem de capa da edição número ZERO.

    Está tudo ali: imóveis, carros de luxo, dividendos milionários… Que tal recordar?

    Jornalismo independente é isso.

    https://www.oantagonista.com/copy/recordar-e-viver-os-negocios-dos-filhos-de-lula

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *