Início » Brasil » Consumo de alimentos com agrotóxicos no Brasil é seguro?
PESQUISA DATAFOLHA

Consumo de alimentos com agrotóxicos no Brasil é seguro?

Pesquisa Datafolha aponta que 78% consideram agrotóxicos inseguros

Consumo de alimentos com agrotóxicos no Brasil é seguro?
Para 72% dos entrevistados, há um excesso de agrotóxicos nos alimentos produzidos no país (Fonte: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma pesquisa Datafolha realizada nos dias 4 e 5 de julho aponta que 78% dos entrevistados acreditam que o consumo de alimentos com agrotóxico no Brasil é inseguro para a saúde humana. Entre os que acham que o consumo é seguro, a taxa é de 18%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados afirmam que há um excesso de agrotóxicos nos alimentos produzidos no país. Apenas 4% dizem que os alimentos têm menos agrotóxicos do que deveriam.

A preocupação com o consumo de alimentos com agrotóxicos é maior entre as mulheres do que os homens. Enquanto 81% das mulheres acham que se trata de algo inseguro para a saúde humana, a taxa entre os homens é de 75%.

Quanto maior a escolaridade, maior a crença de que os agrotóxicos são inseguros e que os alimentos têm mais agrotóxicos do que deveriam.

Um dado curioso revelado pela pesquisa é que a preocupação com o uso de agrotóxicos diminui conforme a renda aumenta.

Moradores de capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes são mais preocupados com o consumo de alimentos com agrotóxicos. Em ambos os casos, 74% dos entrevistados avaliam que há um excesso de agrotóxicos nos alimentos. No caso de cidades com menos de 50 mil habitantes, o índice reduz para 69%.

O governo federal aprovou nesta semana o registro de mais 51 tipos de agrotóxicos no mercado brasileiro. Um levantamento feito pelo Greenpeace aponta que já foram liberadas para uso um total de 290 substâncias desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Fontes:
Folha de S.Paulo - 78% dos brasileiros acham que agrotóxicos são inseguros

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *