Início » Brasil » Conta de luz terá reajuste médio de mais de 17%
Energia elétrica

Conta de luz terá reajuste médio de mais de 17%

O aumento do custo da energia foi o principal fator que motivou o governo a conceder às distribuidoras os elevados reajustes

Conta de luz terá reajuste médio de mais de 17%
Conta de luz fica mais cara para 68,7 milhões de unidades de consumo no país (Reprodução/Internet)

O reajuste da conta de luz este ano ficará em torno da média de 17,63%, deixando as contas mais caras em 68,7 milhões de unidades de consumo no país. O aumento obrigatório da tarifa foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A tarifa para a indústria terá aumento médio de 18,20%, considerada uma grande consumidora, já para residências subirá em média 17,41%. Os percentuais superaram a projeção do Banco Central que esperava ajuste de 16,8%, no último Relatório Trimestral da Inflação, divulgado em setembro.

Os valores, porém, podem aumentar, pois o valor médio leva em consideração os reajustes autorizados para 56 distribuidoras pela agência desde o início do ano. O maior reajuste concedido foi à distribuidora Elektro, cuja média de aumento foi de 37,78%, atendendo a 223 cidades paulistas e cinco do Mato Grosso. Outras oito distribuidoras ainda faltam reajustar as tarifas, o que deve ocorrer até dezembro.

O aumento do custo da energia foi o principal fator que motivou o governo a conceder às distribuidoras os elevados reajustes, já que com a seca nos reservatórios o uso das termelétricas para geração de energia ocorre desde 2012.

Fontes:
Conta de luz terá reajuste médio de mais de 17% na tarifa

1 Opinião

  1. Roberto Santhiago disse:

    No Pará, que é um dos maiores produtores de energia elétrica para o País, o último aumento deste ano (2014) foi de 36%, para o consumidor residencial, e 34% para a indústria e comércio. Pelo que dá para entender desta notícia, a presidente Dilma ainda vai aumentar mais o custo da energia, fato que, certamente, será logo depois da eleição. FAZER O QUÊ??? VOTAR NA DILMA!(????) SERÁ QUE DEVEMOS??????????? rsrsrsrsrsrsrs

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *