Início » Brasil » Conversão de brasileiros ao islamismo tem se tornado mais frequente
Centros islâmicos

Conversão de brasileiros ao islamismo tem se tornado mais frequente

Número de praticantes da religião dobrou no país desde 2010, segundo Federação islâmica

Conversão de brasileiros ao islamismo tem se tornado mais frequente
Comunidade islâmica em São Paulo é a maior do país (Fonte: Reprodução/Flickr)

O número de conversões de brasileiros ao islamismo vem aumentando nos últimos anos. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, naquele ano havia cerca de 30 mil praticantes da religião no país. Já a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) calcula que o número tenha aumentado de 600 mil em 2010 para entre 800 mil e 1,2 milhão neste ano.

O sheik Rodrigo Rodrigues, responsável pelas orações na mesquita no centro da capital paulista, explica que a maior parte dos brasileiros busca informações sobre o islã após ver relatos na mídia, e quando leem algo sobre o islamismo e escutam os muçulmanos, pensam “não é nada disso que eu imaginava. E acabam se convertendo”.

Os romances entre brasileiras e os estrangeiros que atualmente vivem no Brasil também tem contribuído para o aumento do número de conversões ao islamismo.

Os imigrantes de origem muçulmana que têm vindo para o país nos últimos anos são principalmente de países como Síria, Líbano, Nigéria e Gana.

A comunidade islâmica em São Paulo é a maior do país. Segundo a Fambras, o número de mesquitas e salas de oração islâmicas no estado aumentou cerca de 20% neste ano por causa da chegada de refugiados e pela conversão de brasileiros.

Fontes:
BBC Brasil - Quem são os brasileiros que se convertem ao islã?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *