Início » Brasil » Convite causa crise no governo Temer
SLOGAN POLÊMICO

Convite causa crise no governo Temer

O slogan ‘O Brasil voltou, 20 anos em 2’ não foi bem recebido por Michel Temer por passar a impressão de que o país retrocedeu em sua gestão

Convite causa crise no governo Temer
A expressão ’20 anos em 2’ foi uma espécie de cópia do lema ’50 anos em 5’ (Foto: César Itiberê/PR)

É tão inseguro e instável o governo Temer que até mesmo um simples convite pode causar uma crise. Foi o que ocorreu esta semana no Palácio do Planalto. E tudo isso por causa de uma vírgula em uma frase mal formulada em um convite.

Para uma cerimônia comemorativa dos dois anos do atual presidente no cargo, foi redigido e distribuído um convite com os seguintes dizeres: “O Brasil voltou, 20 anos em 2”. A ideia era dizer que em apenas dois anos o país voltara aos trilhos e à retomada do crescimento da economia e da ordem política. Mas numa sociedade em que a dubiedade impera, não deu outra. A mensagem passou a impressão – até mesmo para Michel Temer – de que o país regredira duas décadas em sua gestão.

Um convite oficial com texto dúbio. Não poderia haver desastre maior. E Temer não gostou nada da escorregada no português. O marqueteiro do Planalto Elsinho Mouco (palavra que em nosso idioma significa “surdo”) e também o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco (palavra que em nosso idioma significa “verdadeiro”), foram chamados para ouvir uma bronca de Michel Temer (palavra que em nosso idioma significa “recear”).

Autor da frase acabou demitido

De verdadeiro nesse surdo e receoso encontro saiu a demissão do redator do convite e o alerta do presidente – com dedo em riste – para que tais equívocos não mais aconteçam.

Acertados os ponteiros, a cerimônia neste dia 15 – número do MDB na campanha eleitoral – foi estrategicamente marcada três dias após os dois anos do afastamento de Dilma Rousseff pelo processo de impeachment. Além disso, dia 12 foi um sábado – dia em que eventos públicos não acontecem em Brasília. Só as maracutaias.

O convite acabou reescrito. Ou melhor, reeditado para “O Brasil voltou”. A expressão “20 anos em dois” – uma espécie de cópia do lema “50 anos em 5”, criado pelo governo de Juscelino Kubitschek durante a construção de Brasília – foi abandonada. Ainda assim, alguns convidados receberam a versão que sugere atraso na gestão do Governo. Um novo lote foi impresso na correria para evitar mal estar maior. Quem recebeu a primeira versão deverá guardá-la como recordação.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Valmir M Carvalho disse:

    Tenha vergonha…!!! Respeite os brasileiros!!!

  2. Markut disse:

    Um slogan infeliz como esse é um sinal do descaso, incompetência e desleixo , com que somos governados (?).

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *