Início » Brasil » Corrupção é a maior preocupação dos brasileiros, de acordo com o Latinobarómetro
América Latina

Corrupção é a maior preocupação dos brasileiros, de acordo com o Latinobarómetro

O baixo crescimento econômico preocupa brasileiros e cidadãos de outra nações latino americanas

Corrupção é a maior preocupação dos brasileiros, de acordo com o Latinobarómetro
O índice de preocupação subiu de 3% para 22% em 2015 (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os resultados deste ano do Latinobarómetro, uma pesquisa anual de opinião pública produzida desde 1995 e publicada pela revista The Economist, reflete o pessimismo geral da América Latina: as taxas de aprovação dos governos dos 17 países participantes do estudo caiu de 60% em 2009 para 47% hoje. As moderações políticas estão sendo abandonadas em favor de ideologias polarizadas, à medida que o número de “centristas” ao invés de fazer parte dos partidos de esquerda e direita caiu de 42% em 2008 para os atuais 33%.

As instituições cívicas estão perdendo apoio: 34% do público dizem que confiam no Estado – uma baixa dos 42% de 2013. Apenas 16% disseram que se pode, como regra geral, “pode-se confiar uns nos outros”. Esta foi a taxa mais baixa já registrada pelo Latinobarómetro.

Apesar da dificuldade econômica da região, participantes da pesquisa de apenas três países – Colômbia, Costa Rica e Nicarágua – citam desemprego como o maior problema da nação. Ao invés disso, a maior preocupação é com o crime, citado em 12 dos 17 países. No geral, os latino americanos se dizem tão preocupados com crimes e gangues quanto com a economia, desemprego e pobreza. Na maioria dos casos o público tem bom motivo para se preocupar: a violência de gangues tornou uma grande parte da América Central a região mais perigosa do mundo. Mas mesmo em países seguros como o Chile, o crime é tido como a principal preocupação.

O único país em que a corrupção é vista como o maior problema é o Brasil. O escândalo da Petrobras revoltou a população, que não é estranha à corrupção do governo. Até 2010, 3% dos brasileiros disseram que a corrupção era o maior desafio da nação; em 2015 o número subiu para 22%, pouco mais do que os 20% que atingiu o auge da revolta em relação ao esquema de compra de votos em 2005. O número de brasileiros que disseram já ter presenciado algum ato de corrupção no ano passado é quase o dobro do que o país que ficou em segundo lugar.

Fontes:
The Economist - When the tide goes out

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Joao disse:

    1bandido assalta 1ou duaspessoas por dia talvez 1 homicdio em 10 anos com possibilidade de 7 anos em regime fechado + possibilidade de ser morto por policia ou colegas do crime com menos de 30 anos…… um politico quando em bando roubam a naçao matam milhares nos leitos hospitalares.nas escolas do interior as crianças passam fome (desvio das verbas)os jovens ficam na rua por nao ter escola integral com aptidoes profissionais .ate o desemprego é reflexo da corrupçao..pois sem verbas para estudos cientificos o a naçao regride…os altos salarios e beneficius politicos.a frouxidao judiciaria e ate corrupçao de desembargadores e juizes….MEU DEUS O DIABO SENTOU EM TRONOS LA EM BRASILIA…E NOS PODERES ESTADUAIS … Quem nos livrara???

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Como podemos viver tranquilo os que nós chamava de LADRÃO hoje são facção, gangue e outros e agora LADRÃO são os nossos políticos pessoas que pensávamos ser probo hoje são nossos ladrões de paletó e gravata e tem outra eles não estão nem aí pois se devolvem o dinheiro que roubaram ficou uma boa laminha como juros nos bancos estrangeiros. O ano de 2016 tem mais um local para se roubar são as olimpiádes pois o que estamos tomando conhecimento é que na copa do Brasil do 7 X 1 estão aparecendo os ladrões do futebol, e como sempre tem brasileiro no meio e aquele que mandou dá um chute no traseiro dos brasileiros é o mentor comeu e muito.

  3. INÁCIO ANTONIO SOARES NETO disse:

    Esta descrença do Povo para com o Brasil, se deve a Lula e Dilma são dois Canalhas que logo quando iniciou a operação lava jato era pra ta na Cadeia. Pois com a prisão dos mesmos o Brasil levantaria a moral. Sendo que o rombo iniciou na Casa Civil. Neste caso teria que ser os primeiros a ser presos. Este negoco da Justiça ficar tampando peneira nunca vai a lugar nem um.Só da renda para a imprensa.

  4. ney disse:

    Corrupção é boi de piranha, o Problema maior é o sistema Bancário.

  5. INÁCIO ANTONIO SOARES NETO disse:

    Brasil só levanta a moral depois que algemar Lula, e Dilma, e juntar com os cara que foram ministros da Casa Civil, dos últimos 12 anos. isso por ter o inicio da Corrupção, dentro da Casa Civil.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *