Início » Brasil » Corrupção foi o que levou maioria às ruas, diz pesquisa
Protesto em São Paulo

Corrupção foi o que levou maioria às ruas, diz pesquisa

Governo Dilma foi desaprovado por 96% do público presente na manifestação do último domingo em São Paulo

Corrupção foi o que levou maioria às ruas, diz pesquisa
Protesto antigoverno na Avenida Paulista (Fonte: Reprodução/Fotos Públicas)

Uma pesquisa Datafolha revelou que protestar contra a corrupção foi a principal motivação das pessoas que participaram da manifestação no último domingo, 15, em São Paulo.

De acordo com o instituto, que realizou a pesquisa durante o protesto, quase metade dos entrevistados citaram a corrupção como a principal razão. Outros 27% disseram que o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi o que os levaram às ruas.

Protestar contra o PT e contra os políticos foram os motivos mais citados por 20% e por 14% dos manifestantes, respectivamente.

A pesquisa mostrou ainda que 82% dos manifestantes que participaram do ato na Avenida Paulista — que, segundo o Datafolha, reuniu 210 mil pessoas — afirmaram que votaram no tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial do ano passado. Além disso, 74% disseram que participavam pela primeira vez de um protesto de rua.

Já no ato da última sexta-feira, 13 – que, segundo o Datafolha, reuniu 41 mil pessoas –, 71% dos manifestantes afirmaram que votaram na presidente Dilma no segundo turno. As principais motivações que levaram as pessoas às ruas foram protestar contra perda de direitos trabalhistas (25%), por aumento salarial para professores (22%), por reforma política (20%), e em defesa da Petrobras (18). Apenas 4% dos manifestantes citaram a defesa de Dilma como o motivo que os levaram às ruas.

Enquanto na manifestação de domingo 76% tinham ensino superior e 41% declararam receber mais de dez salários mínimos, na de sexta os números eram de 68% e 12%, respectivamente.

A divergência entre os públicos foi grande em relação à avaliação do governo Dilma, que foi desaprovado por 96% do público no domingo e por 26% dos presentes na sexta.

Ambos os grupos defenderam, no entanto, a democracia, apontada como o melhor sistema político para o país. A avaliação negativa do Congresso Nacional também foi comum nos dois atos.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Maioria foi às ruas contra corrupção, diz Datafolha

2 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Acontece que as manifestações do dia 13 foi paga assim foi o que vi na tv um cidadão dizer “”tou aqui porque tou ganhando dinheiro””. Agora a do dia 15 e do panelaço foi verdadeira e deve retornar, quem estiver lendo que aguarde.

  2. Vitafer disse:

    Fica claro que os contra, hoje, são em muito maior número que os a favor.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *