Início » Brasil » CPI’s voltam à cena no Congresso com risco de terminar em ‘pizza’
Retorno das CPI’s

CPI’s voltam à cena no Congresso com risco de terminar em ‘pizza’

Ao todo, dez comissões tramitam nas duas Casas, sendo que duas delas com grandes chances de terminar sem conclusão

CPI’s voltam à cena no Congresso com risco de terminar em ‘pizza’
O caso mais crítico é o da CPI do Fundo de Pensão (Foto: Wikimedia)

Após serem concluídas as votações do ajuste fiscal e da reforma política na Câmara e no Senado, as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) voltam à cena. Ao todo, dez comissões tramitam nas duas Casas, sendo que duas delas com grandes chances de terminar sem conclusão.

O caso mais crítico é o da CPI do Fundo de Pensão, que investigará irregularidades e prejuízos na gestão de recursos financeiros em entidades privadas de previdência desde 2003. Somente nos fundos postais dos correios foi registrado um rombo de R$ 6 bilhões.

Apesar disso, a CPI do Fundo de Pensão sequer foi instalada. Embora o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB), tenha autorizado a e ordenado aos partidos que enviassem a lista com a indicação de membros, o pedido foi atendido apenas pelos líderes do PSDB e do DEM.

Outra CPI que periga terminar sem conclusão é a do banco suíço HSBC, que investiga 5.549 contas de brasileiros suspeitos de sonegar impostos, cuja soma total é estimada em R$ 7 bilhões. Randolfe Rodrigues (Psol), criador da CPI, se queixa que os próprios integrantes da comissão trabalham para esvaziá-la.

Por outro lado, a CPI da Petrobras, a mais famosa do ano, já oficializou 800 pedidos de depoimentos e quebra de sigilo. O prazo da comissão estava previsto para expirar este mês, mas foi estendido até setembro.

Fontes:
Brasil Econômico-CPIs voltam à cena no Congresso, muitas com um forte cheiro de ‘pizza’

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *