Início » Brasil » Crédito habitacional da classe média será maior
NOVO PRESIDENTE DA CAIXA

Crédito habitacional da classe média será maior

Genro de Léo Pinheiro – ex-executivo da empreiteira OAS preso na Lava Jato – Pedro Guimarães anunciou a medida ao assumir o comando da Caixa na última segunda-feira, 7

Crédito habitacional da classe média será maior
Segundo Guimarães, as mudanças na instituição têm o objetivo de pagar a dívidas (Foto: Valter Campanato/ABr)

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou na última segunda-feira, 7, que deverá reajustar com base no cobrado pelo mercado os juros destinados aos trabalhadores de classe média que optam pelo financiamento habitacional. Porém, os juros mais baixos serão mantidos para quem tem renda inferior.

Segundo o presidente da Caixa, os juros menores estarão garantidos nas operações do programa Minha Casa Minha Vida, que subsidia imóveis para a população de baixa renda. Há quatro faixas de renda no programa que incluem famílias que têm rendimentos que variam de R$ 1.800 a R$ 7.000.

“[O valor dos] juros de Minha Casa Minha Vida é para quem é pobre. Para quem é classe média tem de pagar juros maiores. A Caixa vai respeitar acima de tudo o mercado: lei da oferta e da demanda”, disse Guimarães.

O presidente da Caixa argumentou que as mudanças na instituição têm o objetivo de pagar a dívidas, daí o plano de venda de subsidiárias, entre elas a Caixa Seguridade.

Quem é Pedro Guimarães

Banqueiro, doutor em Economia pela Universidade de Rochester (EUA) e especialista em privatizações, Pedro Guimarães é casado com Manuella Pinheiro Guimarães, filha de José Adelmário Pinheiro Filho, mais conhecido como Léo Pinheiro, ex-executivo da empreiteira OAS, preso em 2016, no âmbito da Operação Lava Jato.

Guimarães era o favorito de Paulo Guedes – ministro da Economia do presidente Jair Bolsonaro (PSL) – para a presidência da Caixa. Guimarães e Manuella são sócios na Dalty Assessoria Financeira, empresa aberta em 2010, com sede no apartamento de Léo Pinheiro, e depois transferida de endereço. Manuella também é sócia do pai na LP Patrimonial, empresa atingida por medidas cautelares impostas por procuradores da Lava Jato.

Fontes:
Agência Brasil-Presidente da Caixa: crédito habitacional da classe média será maior

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *