Início » Brasil » Cresce a aposta em carros híbridos e elétricos
TECNOLOGIA

Cresce a aposta em carros híbridos e elétricos

Com a criação de novos postos, a intenção é triplicar o corredor de recarregamento

Cresce a aposta em carros híbridos e elétricos
Criação de novos postos promete triplicar o corredor de recarregamento (Foto: Pixabay)

Para os brasileiros, os carros elétricos estão deixando de ser uma realidade distante. Entre São Paulo e Rio de Janeiro, após a inauguração do primeiro corredor de postos de recarregamento, um plano de expansão já está em processo de estudos.

Segundo o presidente da Copel (Companhia de Energia do Paraná), Antônio Guetter, empresas de eletricidade do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, já debatem o assunto.

O foco é instalar os pontos de recarga, na BR-101, assim como em postos da BR-116 (Via Dutra). A extensão do corredor triplicaria, passando de 435 km, para 1.150 km.

O modelo será parecido com o inaugurado, em junho, na Dutra, em parceria com EDP-BMW-Ipiranga, onde os pontos serão instalados em postos de combustíveis na beira da estrada. O sistema de totens terão sistemas para recarregar cerca de 80% da bateria, em 25 minutos. Essa instalação terá um custo médio de R$ 150 mil.

Grandes operadoras ainda não sabem como cobrar ou estabelecer os preços para este tipo de serviço, sendo esse o maior obstáculo para os carros elétricos no país. Atualmente, as recargas são gratuitas até o fim deste ano, enquanto pesquisam a forma correta de cobrar pelo serviço.

Novas edificações já começaram a se adequar em suas construções, colocando vagas rotativas para carros elétricos em cada bloco.

Um estudo americano da consultoria Mckinsey afirma que, até 2030, 30% da frota brasileira terá algum tipo de eletrificação. O sócio da consultoria Patrick Hertzke relata que também existem estudos para baratear o custo do etanol em veículos híbridos. “O Brasil possui as ferramentas para ter uma das frotas mais limpas do mundo. Basta haver incentivos para isso”, relata Hertzke.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a porcentagem de vendas de híbridos ou elétricos, representa apenas 0,05% do total. No Rio de Janeiro, o DETRAN relatou que existem apenas 78 veículos à bateria ou com eletrificação.

O programa de incentivo para a indústria automobilística Rota 2030, acredita que a tendência é que estes dados mudem, e promete estimular a produção e venda local de veículos menos poluentes.

Fontes:
o Globo-Aposta em carros elétricos cresce com novos postos de recarga de baterias

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *