Início » Brasil » Crescimento econômico é o pior em 24 anos
Eleições 2014

Crescimento econômico é o pior em 24 anos

Dilma lida com fraco desempenho da economia e a ascensão de Lula como opção para 2014

Crescimento econômico é o pior em 24 anos
Até as eleições de 2014, DIlma precisa lidar com a queda na popularidade e mau desempenho da economia (Fonte:Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A presidente Dilma segue para as eleições de 2014 à sombra do menor crescimento econômico médio de governos dos últimos 24 anos. A estimativa é de que o crescimento médio da economia nos anos de mandato de Dilma seja de 2,12% do PIB, que é a menor desde o governo de Fernando Collor, de 1992.

O fraco desempenho econômico, a onda de protestos e a queda na popularidade da presidente já fazem ecoar novamente o nome do ex-presidente Lula como opção para as eleições de 2014. A comparação de desempenho durante a era Lula é inevitável, quando o país registrava média de 4,1% de crescimento e chegou a 7,5% no último ano de sua gestão.

O superávit primário do atual governo passou de 2,77% do PIB em 2010 para 1,95% no ano finalizado em maio, reduzindo o equilíbrio fiscal. O Banco Central, por sua vez, já cortou as taxas de juros ao nível recorde de 7,5%.  Com a subida da inflação, o poder de compra dos consumidores mesmo assim reduziu e a taxa básica de juros, a Selic, aumentou para 8,5%.

Além disso, com a inflação e o endividamento em alta, somados ao recuo do consumo, favorecem o desaquecimento da economia. A expectativa de crescimento foi reduzida por analistas por dez semanas seguidas, marcando agora uma expansão de 2,6% do PIB para 2014, número bem abaixo dos 7,4% em 2010.

Diante do cenário econômico fraco, investidores ainda temem que Dilma aumente os gastos para satisfazer os protestos. No Congresso, a relação com aliados também não anda bem. “Há muito descontentamento no partido, a presidente errou na política econômica, falhou com os serviços públicos e desprezou a política”, disse o deputado Darcísio Paulo Perondi da liderança do PMDB à revista Exame, criticando a falta de traquejo da presidente com o Congresso, principalmente com aliados.

Fontes:
Exame - Crescimento no governo Dilma é o pior em 24 anos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. helo disse:

    Se Lula volta terá que receber não a boa herança FHC, mas a herança Dilma. Corajosos os que se habilitam.

  2. Miguel Meira disse:

    Esse cara tem que ser derrotado nas urnas para que se acaba com esse mito podre. Esse cara é salafrário e como qualquer salafrário, vive d marketing.

  3. acm disse:

    nao e’ o pior em 24 anos
    tem sido o pior desde (pelo menos) 1900 (primeiro ano do seculo 20)

  4. Áureo Ramos de Souza disse:

    Não é possível que o povo não estejam escutando isto é os de menos conhecimento político que tanto Lula como Dilma não serve mais para dirigir o Brasil e ainda digo não conheço no momento nenhum que possa dizer vou votar nesse. Com estes nomes que estão aparecendo mesmo que venham falar bonito no horário político não vou engolir, votarei nulo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *