Início » Brasil » Crime e castigo
escândalo na Petrobras

Crime e castigo

Pedem a cabeça de Graça Foster, mas não é a dela que deveriam sacrificar

Crime e castigo
Há de reconhecer é que Foster fez muita coisa boa desde que se tornou presidente da estatal há quase três anos (Reprodução/Internet)

As denúncias de irregularidades em contratos da Petrobras puseram a presidente da estatal na corda bamba. Líderes da oposição argumentam que a permanência de Graça Foster no cargo se tornou “insustentável”. Pedem a sua cabeça, alegando que Foster se transformou em uma presidente fraca de uma empresa totalmente desmoralizada, e que já não tem mais condições de permanecer no posto. Levada no turbilhão do escândalo, Foster teria sido no mínimo negligente, no máximo conivente, afirmam. Nos bastidores, alguns chegam a dizer que a própria Petrobras não tem mais jeito, perdeu sua credibilidade, e que se fosse uma empresa privada já teria pedido recuperação judicial.

Leia também: Demissão de Graça Foster é questão de tempo

Tenho pena da Graciosa, como carinhosamente a chama a presidente Dilma. A engenheira de origem humilde é Petrobras de carteirinha. Trabalha há 30 anos na empresa, onde passou por suas mais diversas áreas.  É, de um modo geral, vista como uma profissional honesta e inteligente. Está sob a espada de Dâmocles, mas não é a sua cabeça que deveriam sacrificar. Fiel escudeira da presidenta, tornou-se vítima da situação. Graça assumirá a culpa para salvar Dilma, a quem vem blindando desde que assumiu a presidência da estatal. A presença de Graça protegia Dilma, já que a boa reputação daquela tornava mais difícil a responsabilização direta desta. Entretanto, as novas comprovações de que Graça teria sido alertada da bandalheira na empresa e nada fez minaram irremediavelmente a sua credibilidade.

O que se há de reconhecer é que Foster fez muita coisa boa desde que se tornou presidente da estatal há quase três anos. Substituiu uma equipe de gestão dominada por nomeações políticas por especialistas mais capazes e investiu recursos na manutenção de campos antigos, cuja produção havia sofrido com a atenção que se voltou para o pré-sal. Ela revisou, para baixo, todas as metas de produção, cortou custos e revisou acordos assinados durante o mandato de seu antecessor, Sérgio Gabrielli, que acaba de ter seus bens bloqueados pela Justiça. Demorou, se considerarmos que os escândalos recentes referem-se a eventos que ocorreram durante seu mandato.

O lamentável é que essa história não terá final feliz. Sacrificou-se a maior empresa brasileira em nome de uma dominação política sem escrúpulos. Graça Foster, infelizmente, por mais inocente que seja nesse enredo criminoso, está marcada como personagem involuntária desse vexame nacional.

6 Opiniões

  1. willians rodrigues gomes disse:

    “A nossa passividade faz com que pareçamos aqueles reféns dos extremistas doidos do oriente médio.
    Estamos ajoelhados, esperando apenas a hora que eles vão decidir cortar o nosso pescoço.” ( Adriana Vandoni)

  2. carlos disse:

    O carraPaTo por mais irracional que seja, não mata a vaca da qual te retira o precioso sangue.Caso contrario morre junto com a vaca.
    ETA País sem controle.

  3. carlos disse:

    Pelo visto da PeTrobras Só vai restar o PT ,a maior instituição criminosa do Mundo em plena Liberdade.

  4. rene luiz hirschmann disse:

    Brasileiros, voces sabem porque a Dilma criou 39 ministérios, para não criar 40, existia um perigo de haver analogia com uma história árabe, mas mesmo assim deu no que deu né.

    Eu acho que todo conselho da Petrobras também esta envolvido, quer pela omissão ou por um mensalão Petro.

  5. Joma Bastos disse:

    A Petrobrás está falida, e como tal, quem a levou à falência deveria estar demitida.

  6. Cid Nasser disse:

    Não contesto que sempre houve corrupção na Petrobrás – e no País – , mas nenhum partido anterior causou tanta depreciação a Petrobrás, aos cofres públicos, à moralidade da Nação e ao orgulho de ser brasileiro.
    E ainda há uma boa parcela ingênua que diz ” voto na Dilma e no Lula porque nunca fizeram nada contra mim”. O que esperam, um punhal nas costas ou tiros, como eles faziam quando queria implantar o comunismo no Brasil e forçaram uma reação militar, chamada ditadura? A ditadura no Brasil foi um mal necessário,
    Aproveito para mandar um abraço ao Dep. Jair Bolsonaro: meu caro amigo, é verdade que você não foi politicamente correto, devia ter dito apenas que a deputada COINCIDENTEMENTE PETISTA era desprovida de beleza, mas isto não faz de você um marginal. Que Deus te abençoe e que continue lutando pela verdade neste País.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *