Início » Opinião » Artigos » Crise na Petrobras: demissão de Graça é questão de tempo
Petrobras

Crise na Petrobras: demissão de Graça é questão de tempo

Ações da empresa caem, perdendo mais da metade do valor em apenas três meses

Crise na Petrobras: demissão de Graça é questão de tempo
Graça perdeu o controle da situação ao confundir os interesses políticos com os reais (Reprodução/ Veja)

A crise na Petrobras gera um fato e duas certezas. O fato é que as ações da maior empresa do país estão esfarelando, perdendo mais da metade do valor em apenas três meses. Para se ter uma ideia, em 2010, a estatal valia R$ 380 bilhões. Nestes dias, a companhia está valendo menos de R$ 110 bilhões.

Leia mais: Governo Dilma não descarta saída de Graça Foster da Petrobras

Entre as certezas está o fato de que o aparelhamento político da petroleira e o esquema de corrupção ali instalado podem ter ido longe demais a ponto de fazer ruir definitivamente com esta grande estrutura que já foi um orgulho nacional.

A outra certeza é a de que Graça Foster será defenestrada da presidência da companhia, fato que pode estar ocorrendo até mesmo no momento em que você lê estas linhas. Já faz tempo que ela não reúne condições políticas, patrióticas ou morais para se manter no cargo.

Mesmo sendo uma técnica de notável conhecimento sobre o negócio petróleo, Graça perdeu o controle da situação ao confundir os interesses políticos com os reais objetivos econômicos da empresa que preside. A dificuldade não estaria em removê-la do cargo – até porque ela já pediu para sair antes. O problema é saber quem vai querer ficar no lugar dela – no olho do furacão, no meio do incêndio, no front de batalha.

A estatal caminha para o buraco financeiro, ético e comercial com a mesma velocidade com que atingiu poços em bacias marítimas de alta profundidade. Impossível calcular ainda os estragos ao país. Para piorar, o preço do barril do petróleo caiu 40% nos últimos seis meses.

Este é um escândalo a ser apurado até o fim, uma vez que existe a pressão internacional, reflexos nas bolsas de diversos países e o envolvimento de justiças mais efetivas, como a norte-americana, a suíça e a holandesa, por exemplo.

Em linguagem popular, estamos pagando um mico enorme.

Num ambiente mundial de empresas que pregam as boas práticas nas relações comerciais e jurídicas, que defendem a promoção da ética e a preservação do meio ambiente – e já faz tempo que tais comportamentos saíram do discurso à prática – como ficará a atrasada e corrupta Petrobras, posicionada tão distante o quanto pode destes princípios?

A coisa está feia.

*Claudio Carneiro é jornalista e parceiro do Opinião e Notícia

11 Opiniões

  1. Luisão disse:

    Para tapar o buraco gerado pela corrupção do PT :
    -Estamos pagando combustível mais caro enquanto o mundo paga mais barato.
    -Estamos pagando energia elétrica mais cara correndo risco de apagão.
    -Custo de deslocamento para o trabalho ficou mais caro e o transporte público tem má qualidade.
    -Comida mais cara.
    -Demissões nas empresas que não conseguem manter seus funcionários, começou nos fornecedores da Petrobras e a onda está vindo.
    -Os Especuladores estão tirando seus recursos do Brasil.
    – A parte ruim dos anos 80(inflação) está voltando.
    – Quem trabalha perde os diretos como (PIS, Seguro desemprego…), mas as bolsas continuam, pois garantem o poder do PT.

    Segue aqui meu apelo: PT! Estamos Exauridos! Estamos retrocedendo! pare com a corrupção!

  2. Marluizo Pires Cruz disse:

    Esses escândalos pontuais de malfeitos no Brasil parecem ser institucionalizados na formação cultural do conceito de enriquecimento rápido sem trabalhar, se dar bem principalmente arrumando acesso aos serviços ou finanças do Estado onde dizem sem dono exposto a formação de governos, grupos ou pessoas antéticos gananciosos pela valorização do ter sem compromisso em ser ético na gestão das coisas mesmo estando favorecido por não haver no país nenhum sistema de informação para auditar a ascensão patrimonial ilícita incompatível com o período de trabalho. Por consequência dessa cultura de corrupção o Brasil precisa desenvolver um cadastro atuarial do patrimônio das pessoas e empresas visando no conhecimento das movimentações financeiras e patrimoniais temporal coibirem antecipadamente as gestões fraudulentas das instituições e dos bens públicos e privados. Pois sem controle antecipado de coibição dos malfeitos a corrupção parece tender a continuar. Pois as maldades do Estado não é coisa de uma pessoa só.

  3. Ludwig Von Drake disse:

    Pensando bem, os governantes de hoje são os “subversivos” que o regime militar tentou extirpar da vida pública. Começo a pensar que os generais estavam certos.

  4. Joaquim Caldas disse:

    Petroroubo e Roubogás os maires assaltos do planeta que atingiu o Oriente e o Ocidente.Mas os Petroleoístas do PT estão estudando um formula de criar um único culpado para esconder bilhões de desvios do fosso.Nem somando os escandalos de todas as nações ricas se igualham ao roubo da Petrobrás.Logo,Dilma é a presidente m,ais desonesta do mundo,representando um Brasil vítima,de uma ex-presidiária,assessorada por bandidos.Logo,voltará as grades novamente,é o destinao,assim como foi à papuda seu núcleo.

  5. rene luiz hirschmann disse:

    No meu entendimento o furo esta mais embaixo ainda, qualquer governo com uma sensatez mediana já teria mudado toda diretoria, não é pela pressão do povo brasileiro que não sabe nem o que uma “ação” mas pela visibilidade internacional que acompanha tudo e com certeza vai cobrar com juros toda essa roubalheira,os políticos tem foro privilegiados e não estão tão nervosos mas os demais da quadrilha são capazes de receber uma “porrada” na cabeça.

  6. Jose Milton De Quevedo disse:

    Se Tivesse Bom Censo esta Dinossaura tinha pedido pra Sair!

  7. Roberto1776 disse:

    Estatal é o tipo de empresa que não deveria existir. Getúlio parece que nunca leu um livro de economia. Deu no que deu.

  8. Joma Bastos disse:

    Se o crude continuar em queda, a Petrobrás irá afundar-se casa vez mais e o Brasil entrará em recessão.

  9. Leo disse:

    Pergunta de leigo: E o nosso querido Gabrielli ???? Se fazendo de morto geral

  10. Luiz Fernando disse:

    Sinto-me envergonhado ao ver nossa principal empresa caminhar a passos largos para a insolvência.
    O PETRÓLEO É NOSSO – mas a empresa deixou de ser nossa para pertencer aos PETRALHAS !!!!

  11. Revoltado disse:

    parabéns à ladra foster e toda sua curriola petista, destruíram a maior empresa do brasil!!! paredão nessa gente!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *