Início » Brasil » Cristãos fazem pressão total no Supremo
Coluna Esplanada

Cristãos fazem pressão total no Supremo

A pressão contra a descriminalização do porte de drogas foi grande por parte das igrejas católica e evangélica -- e suas bancadas políticas

Cristãos fazem pressão total no Supremo
STF julga porte de drogas para consumo próprio (Fonte: Reprodução/Fotos Públicas/Lula Marques/Agência PT)

Até poucas horas antes do início do julgamento da ação que pode ou não descriminalizar o porte de drogas para uso pessoal, a pressão contra a liberação foi grande por parte das igrejas católica e evangélicas — e suas bancadas políticas. O bispo Rodovalho, que comanda a Sara Nossa Terra, com 1.500 templos, já visitou todos os 11 ministros do STF desde semana passada. Do Congresso Nacional, cinco frentes parlamentares enviaram representantes também contra a descriminalização. O STF retoma hoje a pauta. A correlação de forças contra quem defende a liberação é bem desproporcional.

Cardeais

Bispo Rodovalho ontem completou a agenda com o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski.

Diagnóstico

No bojo da demanda há uma pauta comum entre os cristãos: dossiês sobre os efeitos direto na saúde de usuários de drogas.

Magoada

De aliado do vice: a relação entre Dilma e Michel Temer está ‘trincada’. Ela se sente traída com a fala dele sobre o País precisar de alguém que controle a situação.

Calendário eduardiano

Citado em delação da Lava Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, esperava até ontem a denúncia do PGR contra ele para daqui duas semanas, após a recondução do procurador Rodrigo Janot no Senado. Pelas contas dos advogados de Cunha, ainda faltam depoimentos de um dos pivôs da denúncia, o lobista preso Fernando Baiano.

Lá das montanhas

Em tempos de crise financeira vem de Minas exemplo de bom senso de gestão. O prefeito da pequena São Francisco do Glória, José Bissiati (PT), mandou para a Câmara proposta que reduz o seu salário, o dos secretários e vereadores. Espera os edis votarem.

Copel na mira

Gente no Paraná anda preocupada com a CPI dos Fundos de Pensão na Câmara. Pode surgir requerimento de análise dos investimentos do Fundo COPEL nos falidos Bancos Santos e Panamericano, com prejuízos na gestão do governador Requião.

Água$ de Itaipu

Haverá lupa preparada para os investimentos do Fundo de Pensão de Itaipu, o Fibra, que também perdeu alguns milhões de reais nos falidos Santos e Panamericano.

Mais um

A bancada do PDT não quer trocar o ministro. Ficou decidido ontem. Sem ingerência na pasta, os parlamentares preferem deixar de vez o Governo Dilma e entregar a pasta.

Reforma vem aí

Repercutiu o discurso do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no ‘Visão Capital’ do Jornal de Brasília, de que colocará em votação até setembro uma reforma tributária. Deputados se reuniram ontem com o relator André Moura, da Comissão Especial.

Todos querem vitrine

Deputados do Solidariedade, PPS e PSDB fazem pressão na CPI dos Fundos de Pensão para a criação de uma ou mais subcomissões. Querem protagonismo e vitrine diante do que vem por aí. E dividir o comando com PMDB (relatoria) e DEM (presidência).

Recomeçar do zero

A CPI do CARF no Senado, que investiga corrupção e sonegação entre o órgão e grandes empresas, pode resultar em mexida no modus operandi do Conselho. O senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO), presidente, coletou 33 assinaturas e apresentará PEC para reestruturar o órgão.

Meritocracia

Ataídes considera o CARF “burocrático, ineficiente e que dá margem a todo tipo de irregularidade”. A PEC propõe que o CARF seja composto por advogados maiores de 30 anos, com cinco anos de experiência e aprovados por concurso público.

Cada um na sua

A frente da Agricultura se reúne em Curitiba com representantes do RS, SC, PR, MT e MS no sábado para debater a tensão com tribos indígenas no Sul. Bate na tecla de que a Constituição de 88 é a que vale: o que é aldeia é reserva; o que é fazenda, é fazenda.

O amor e o Poder

Ontem à tarde a deputada Shéridan, em aparte ao namorado, o deputado Arthur Bisneto (PSDB-AM), se derreteu em elogios e declarações para ele — todo vermelho lá de cima.

Ponto Final

Sinais: a PF prepara nova transferência de suas celas de presos da Lava Jato para presídios de Curitiba.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

3 Opiniões

  1. Markut disse:

    Aqui ,de fora e embaixo, continuamos com a sensação de que os poderes constituídos, como estão, simplesmente NÃO NOS REPRESENTAM , de fato. Trata-se de gente fina, ou finória(?)

    Dito de outra forma , ELES REPRESENTAM , e muito bem, os resquícios da herança cultural colonizadora, com o seu desmedido populismo desfaçado , caraterístico , em diversos graus, em toda a América Latina.

    Duas vertentes coligadas para o mesmo problema;

    A primeira é a incapacidade de escolha adequada do eleitor desavisado , na sua desinformação e ignorância, num ambiente predominante de analfabetismo funcional, incapaz de exercer a verdadeira cidadania, quer nos direitos, quer nas obrigações, dentre as quais, escolher adequadamente os seus representantes ,seria uma delas.

    A segunda é o sistema eleitoral ,adrede montado para um eleitorado fortemente encabrestado e ideologicamente burilado, para atender os grotões de poder efetivo.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    Não é só o petrolão que avacalha a política brasileira: a deputada Shéridan mal esfriou os lençóis do ex-governador de Roraima – Anchieta Junior – e já está com o deputado Artur Bisneto, filho do prefeito de Manaus, o ex-senador Artur Virgilio – aquele que disse que ia dar uma surra no Lulla. O deputado foi preso certa vez, por fazer arruaças lá em Fortaleza e mostrar os glúteos para uma delegada. Tudo gente fina.

  3. ney disse:

    Copel na mira; virou moda no brasil algum politico saquear um fundo de pensão. a exemplo o fundo de pensão dos correios.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *