Início » Brasil » Cruz Vermelha no Brasil pode ser suspensa
Corrupção

Cruz Vermelha no Brasil pode ser suspensa

O subsecretário-geral da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Matthias Schmale, afirmou que uma missão da entidade foi enviada ao Brasil para reuniões

Cruz Vermelha no Brasil pode ser suspensa
A atual gestão se comprometeu a agir e corrigir falhas (Reprodução/Daniel Teixeira/Estadão)

A Cruz Vermelha no Brasil pode ser suspensa, caso não dê uma resposta para as irregularidades que foram encontradas na entidade. O subsecretário-geral da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Matthias Schmale, afirmou que uma missão da entidade foi enviada ao Brasil para reuniões.

Leia mais: Cruz Vermelha do Brasil acumula denúncias de desvio de verba

Segundo Schmale, uma chance está sendo dada aos representantes brasileiros para explicar a crise de corrupção descoberta. Se nada for feito, a sede da Cruz Vermelha, em Genebra, pode suspender a entidade brasileira, algo que só esteve perto de acontecer na época do apartheid.

Na auditoria encomendada pela própria Cruz Vermelha, foram encontrados um desvio de pelo menos R$ 25 milhões arrecadados com donativos e repasses públicos para atender vítimas de catástrofes, entre 2010 e 2012. Os responsáveis já foram afastados.

A atual gestão se comprometeu a agir e corrigir falhas, inclusive, Genebra assinou um compromisso formal com a entidade brasileira, estipulando que o dinheiro desviado seja recuperado. A organização ainda quer que os responsáveis sejam levados à Justiça no Brasil.

“Uma das opções seria a suspensão, o que indica que os brasileiros não poderiam participar de nossas assembleias mundiais e seriam cortados do financiamento internacional”, afirmou Schmale. Questionado sobre quanto tempo a nova direção teria para agir, o subsecretário-geral não deu um prazo. Mas alertou: “O tempo está se esgotando”.

Fontes:
Estadão-Cruz Vermelha do Brasil corre o risco de ser suspensa

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *