Início » Brasil » Cunha é preso em Brasília
PRISÃO PREVENTIVA

Cunha é preso em Brasília

Juiz federal Sérgio Moro manda prender Cunha preventivamente. Ex-presidente da Câmara perdeu o foro priveligiado devido a sua cassação

Cunha é preso em Brasília
Cunha é preso preventivamente (José Cruz/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira, 19, o deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) foi preso em Brasília. A decisão da prisão preventiva foi do juiz federal Sérgio Moro. Cunha é acusado de receber propina na aquisição de um campo exploratório de petróleo em Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.

Leia mais: Cunha será réu em ação penal julgada por Moro
Leia mais: O que acontece com o dinheiro de Cunha na Suíça?

O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal no dia 12 de setembro, depois de ser cassado pelo plenário da Câmara. Com sua cassação, Cunha perdeu o foro privilegiado, que lhe garantia a possibilidade de ser julgado apenas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Então, Moro, que é responsável pelas ações da operação Lava Jato na 1° instância, retomou na última quinta-feira, 13, o processo que já corria no STF. Na última segunda-feira, 17, Moro intimou Cunha e deu dez dias para sua defesa prévia.

Segundo o Ministério Público Federal, a liberdade do ex-parlamentar representava risco à instrução do processo, à ordem pública, além de haver uma grande possibilidade de fuga devido a “recursos ocultos no exterior” e de sua dupla nacionalidade italiana. “Enquanto não houver rastreamento completo do dinheiro e a total identificação de sua localização atual, há um risco de dissipação do produto do crime, o que inviabilizará a sua recuperação. Enquanto não afastado o risco de dissipação do produto do crime, presente igualmente um risco maior de fuga ao exterior, uma vez que o acusado poderia se valer de recursos ilícitos ali mantidos para facilitar fuga e refúgio no exterior”, afirmou Moro na decisão.

O montante de Cunha localizado na Suíça está congelado no país e deve voltar ao Brasil no final do processo. Moro também autorizou o bloqueio dos bens de Cunha no Brasil.

Fontes:
G1-Cunha é preso em Brasília por decisão de Sérgio Moro
Folha de S.Paulo-Cunha é preso em Brasília por ordem de Sergio Moro
Último Segundo-Eduardo Cunha é preso em Brasília por determinação de Sérgio Moro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *