Início » Brasil » CVM proíbe fundos de investir em criptomoedas
ECONOMIA

CVM proíbe fundos de investir em criptomoedas

O órgão ainda não definiu se vai ser proibida ou não a opção de investimentos indireto em moedas virtuais por meio de fundos no exterior

CVM proíbe fundos de investir em criptomoedas
A CVM também ressalta os riscos por trás dessas transações (Foto: Pixabay)

A partir de agora, gestores e administradores de fundos estão proibidos de investir diretamente em bitcoins e outras criptomoedas. A decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado de capitais no Brasil, ocorreu nesta sexta-feira, 12.

Segundo o documento, o debate sobre as criptomoedas ainda é “bastante incipiente” e possui riscos, considerando o projeto de lei que busca impedir, restringir ou mesmo criminalizar a negociação desses investimentos.

A CVM também ressalta os riscos por trás dessas transações, como a segurança e a custódia destas criptomoedas. O órgão, no entanto, ainda não definiu se vai ser proibida ou não a opção de investimentos indireto em moedas virtuais por meio de fundos no exterior, em locais onde a operação é permitida.

Na última terça-feira, 9, o colegiado da CVM devolveu à área técnica o processo envolvendo a avaliação de criptomoedas como ativos financeiros. A área técnica considerou que como a Niobium (moeda virtual criada por brasileiros) não pode ser considerada um ativo, ela não pode ser regulada pela autarquia. Mesmo assim, o colegiado entendeu “ser necessária a realização de diligências adicionais visando aprofundar a análise do tema”.

Segundo Daniel Maeda, superintendente da Superintendência de Relações com Investidores Institucionais (SIN), ainda não se chegou a uma conclusão sobre a natureza jurídica das criptomoedas no Brasil e no mundo. Em dezembro, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse que comprar bitcoin é uma operação de risco, mas o órgão não restringiu as negociações na época.

Fontes:
Folha de S.Paulo-CVM proíbe fundos de investir em bitcoin e criptomoedas
G1-CVM proíbe fundos de investir em Bitcoin e outras criptomoedas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *