Início » Brasil » Datafolha: 87% dos brasileiros apoiam redução da maioridade penal
Pesquisa

Datafolha: 87% dos brasileiros apoiam redução da maioridade penal

Percentual de entrevistados que apoia a medida é exatamente o mesmo da pesquisa realizada em abril

Datafolha: 87% dos brasileiros apoiam redução da maioridade penal
Apenas 11% dos entrevistados são contra a medida (Fonte: Reprodução/Jornal Agora)

Uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que nove em cada dez brasileiros, ou 87%, apoiam a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos de idade.

Leia também: Ministro da Justiça diz que redução da maioridade penal é um equívoco

O percentual de entrevistados que apoia a medida é exatamente o mesmo da pesquisa realizada em abril. Trata-se do maior índice em 12 anos.

O levantamento atual foi realizado nos dias 17 e 18 de junho e contou com a participação de 2.840 pessoas de 174 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 11% dos entrevistados são contra a alteração na Constituição. Um por cento é indiferente e 1% não soube responder.

A pesquisa mostra também que 73% dos entrevistados defendem a redução da maioridade penal para qualquer crime. Já os outros 27% apoiam a redução apenas para determinados casos.

Na última quarta-feira, 17, uma comissão da Câmara aprovou a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso, roubo qualificado e lesão corporal grave seguida de morte.

A medida, no entanto, ainda precisa ser aprovada no plenário da Casa. Caso seja aprovada em dois turnos segue para o Senado.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Nove em cada dez apoiam maioridade penal aos 16, aponta Datafolha

4 Opiniões

  1. Vitafer disse:

    Dentro do raciocínio de muitos, mesmo que o bandido tenha mais de 18 anos não deveria ser punido, pois foi maltratado na creche…

  2. jayme endebo disse:

    Já passou do tempo para iniciarmos o planejamento familiar e a responsabilzação de pais que abandonam seus filhos. Pais de classe média que não pagam pensão são presos mas pais de classe baixa não tem a menor responsabilidade.
    Ligação de trompas já !

  3. Joma Bastos disse:

    O Estado brasileiro é quem mais maltrata as crianças e os adolescentes! O Estado brasileiro deveria dar Educação a 100% das crianças e adolescentes! As criança e adolescentes representam o futuro da Nação! Mas quando esses adolescentes cometem crimes hediondos, não podemos simplesmente libertá-los pela simples razão que ainda não atingiram sua maioridade!

  4. Regina Caldas disse:

    Antes de alterar a lei da maioridade penal, os políticos deveriam pesquisar acuradamente sobre o modo como as crianças que frequentam as creches públicas são tratadas. Quantas vezes a Mídia expõe cenas dolorosas de professores e monitores maltratando sem compaixão suas crianças? Crianças que são negligenciadas em casa e maltratadas nas creches em que se tornarão quando forem adolescentes? O que o futuro lhes reserva se vivem marginalizadas desde a mais tenra infância? A criança representa o futuro da Nação E como tal deveriam receber a atenção e os devidos cuidados de toda a sociedade.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *