Início » Brasil » Datafolha: 87% querem redução da maioridade penal
Pesquisa

Datafolha: 87% querem redução da maioridade penal

Percentual de aprovação da mudança é o maior em 12 anos, segundo instituto

Datafolha: 87% querem redução da maioridade penal
Apenas 11% são contra a redução da maioridade penal (Fonte: Reprodução/Yahoo)

Uma pesquisa Datafolha revelou que 87% dos brasileiros entrevistados querem a redução da maioridade penal no país de 18 para 16 anos.

Leia também: Dilma se manifesta contra a redução da maioridade penal

Trata-se do maior percentual já registrado pelo Instituto Datafolha desde 2003, quando foi feito o primeiro levantamento sobre o tema. Na época, 84% dos brasileiros afirmaram ser a favor da redução.

Apenas 11% são contra a mudança que está em discussão em uma comissão especial na Câmara. Os indiferentes correspondem a 1%, e não souberam responder, 1%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Após ser votada na Câmara, e se for aprovada, a medida seguirá para o Senado.

Entre os favoráveis à mudança, 74% defendem a redução da maioridade penal para qualquer crime, e outros 26% apenas para determinados crimes.

O assunto é polêmico e tem dividido estudiosos, políticos e entidades da sociedade civil. Enquanto os que são contrários à redução da maioridade penal no país dizem que o sistema carcerário comum será uma escola do crime para os jovens, os que defendem a mudança afirmam que os jovens de 16 anos já entendem o que é crime e estão sendo aliciados por adultos, uma vez que sofrem punições mais leves.

1 Opinião

  1. Arnaldo Sérgio da Silva Muniz disse:

    Dilma é contra por que ela nunca foi vítima de um vagabundo nas ruas. Agora um trabalhador sabe quanto é difícil viver na impunidade , pois eles sabem que a lei permite que eles agem assim..A mudança tem que reduzir para 14 anos e mudança total no código penal.Como mudar pois se a maioria que farão parte dessa mudança tem MEDO de pagar pelos crimes que cometem.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *