Início » Brasil » Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado
POLÍTICA

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado

O DEM conquistou as cadeiras presidenciais da Câmara e do Senado

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado
Eleição da presidência foi marcada por intensas discussões (Foto: Fabrio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Após duas tentativas de votação, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito o presidente do Senado para o biênio 2019-2020. A eleição ocorreu no último sábado, 2.

A votação estava prevista para a última sexta-feira, 1, mas os ânimos ficaram exaltados no plenário do Senado e, após cinco horas de debates e discussões, a eleição foi adiada para sábado

Em um primeiro momento, no último sábado, surgiram 82 votos em 81 possíveis. Com o erro, a votação teve de ser refeita. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), que era tido como um dos favoritos à Presidência, retirou a sua candidatura. Com isso, Alcolumbre recebeu 42 votos e foi eleito o presidente do Senado.

Espiridão Amin (PP-SC) recebeu 13 votos; Ângelo Coronel (PSB-BA) teve o apoio de oito senadores; Reguffe, que está sem partido, recebeu seis votos; Renan Calheiros, que retirou a candidatura, teve cinco votos; e Fernando Collor (Pros-AL) ficou com apenas três votos.

Ainda em seu primeiro mandato, Alcolumbre, de 41 anos, foi discreto em seus quatro primeiros anos no Senado. Para a Presidência da Casa, porém, recebeu o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o que pode ter sido um diferencial para a sua eleição.

Alcolumbre fez um caminho longo até o Senado. Tendo estreado na política nos anos 2000, foi eleito vereador em Macapá. Mais tarde, conquistou três legislaturas como deputado federal e, por fim, chegou ao Senado em 2015. Em 2018, tentou se eleger governador do Amapá, mas ficou em terceiro lugar.

“O Senado deve se balizar pelos pilares da independência, transparência, austeridade e protagonismo. Os desafios do atual momento brasileiro são imensos. Por um lado, a complexa crise fiscal exige reformas urgentes a fim de corrigirmos as distorções. Por outro, é preciso reverter a profunda crise política que minou a confiança nos políticos”, apontou Alcolumbre em seu discurso.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), que ainda está internado se recuperando de uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia, usou as redes sociais para parabenizar o senador Alcolumbre pela vitória.

“Senador Davi, meus cumprimentos pela indicação de seus pares ao comando do Senado. O senhor tem como desafio transformar em ações o sentimento de mudanças que a população expressou nas últimas eleições. O governo está pronto para também cumprir a sua missão. O Brasil tem pressa!”, escreveu Bolsonaro.

 

Leia também: Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara

 

Fontes:
Agência Brasil-Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Carlos Éden Bianco disse:

    Somos todos iguais, doa a quem der

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *