Início » Brasil » Debandada sindical
COLUNA ESPLANADA

Debandada sindical

PMDB perdeu seu principal braço sindical por discordância com as reformas trabalhista e da Previdência

Debandada sindical
O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antônio Neto, assina sua filiação ao PDT no próximo dia 23 (Fonte: Reprodução/Agência Senado)

O PMDB perdeu seu principal braço sindical por discordância com as reformas trabalhista e da Previdência. Peemedebista histórico, amigo do presidente Michel Temer e um dos fundadores do partido, o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, assina sua filiação ao PDT no próximo dia 23, em São Paulo, na presença do presidenciável Ciro Gomes. O líder sindical levará presidentes de centenas de entidades de trabalhadores para o partido criado por Leonel Brizola.

Rompimento

Neto, que presidiu o Núcleo Sindical do PMDB até o início do ano, rompeu com Temer e com outros cardeais do partido. Nem há conversa mais.

Da bala

Nas andanças pelo País, o presidenciável Jair Bolsonaro (futuro Patriota) tem garantido apoio a pré-candidatos a governos. No DF, apoiará o deputado federal Alberto Fraga.

Hein!?

A Associação Brasileira de Transporte Internacional tem sondado a Agência Nacional de Transportes Terrestres para ter acesso ao valioso sistema de multas do órgão.

TransBatista

Seu Zé Batista, o Zé Mineiro, e dona Flora, os pais de Joesley e Wesley Batista, acompanham de perto o calvário prisional dos rebentos. Tudo num jato Citation da família. Foram para Brasília visitar Joesley, e na sexta decolaram para São Paulo, onde os irmãos se encontram trancafiados. Agora, em prisão preventiva.

Sem diplomas

Advogado dos irmãos Batista, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, confirma que nenhum deles tem diploma universitário. Isso pesa contra a dupla em eventual condenação. Dá cela comum, com mais 10, 20 ou 30 colegas. Depende da cadeia.

Refis

Contra a reforma da Previdência, o senador Paulo Paim (PT-RS) afirma que se o Governo cobrasse dos grandes devedores, seria arrecadado de imediato R$ 956 bilhões: “E ainda se parassem de fazer o Refis, perdoando multas e juros, com certeza teríamos mais alguns bilhões arrecadados para a Previdência”.

No ninho

No nascedouro e reduto do PSDB há baixa também. O suplente de deputado Paulo Eduardo Martins sairá do tucanato em São Paulo para o Patriota, novo nome do PEN.

Sem nomes

Estranho o silêncio do PT sobre as trapalhadas da PGR. Voz solitária, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) comenta tímido: “Descobrimos que tem procuradores que faziam trabalho para o MPF e, depois, mudavam de lado e recebiam uma bolada como advogado para fechar delação. Essas coisas estão deixando o Brasil em perplexidade”.

Brabo

Relator da CPI da JBS, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), aliado de Temer, desancou via whatsapp os senadores que deixaram a comissão após sua indicação: “Desculpa esfarrapada! Todos sabem que o relatório do relator pode ser inclusive recusado. Deviam aguardar o meu trabalho e se discordassem, me derrotar e não fugir”.

Amnésia

Desastre a tentativa da Executiva do PMDB de passar a mensagem de moralidade ao afastar do partido o ex-ministro Geddel Lima e a senadora Kátia Abreu (TO). Na reunião de quarta (13), não houve menção aos que estão atrás das grades: Eduardo Cunha, Henrique Alves, além de Rodrigo Rocha Loures, em prisão domiciliar.

Campo & Praia

Os donos do Rio Quente Resort, de Caldas Novas (GO), negociam a compra do resort Costa do Sauípe (BA) da Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil. A intenção é operar no sistema de Time Share — a aposta é que cada quarto tenha até 52 apartamentos. Longe do padrão VIP de Sauípe criado no fim dos anos 90.

Todo poderoso

A atuação indireta do deputado Celso Russomano (PP-SP) na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) foi essencial para a Record, Rede TV! e SBT voltarem para a grade da NET e SKY.

Ponto Final

“De acordo entre amigos a gente tem sempre que desconfiar”.
Do presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), doutor em amizades suspeitas.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Markut disse:

    De fato, dito por quem tem autoridade no assunto, confiar em “amigos”(?) é mais complicado do que desconfiar de inimigos declarados.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *