Início » Brasil » Delator diz que dinheiro recebido por José Dirceu é propina
Operação Lava-Jato

Delator diz que dinheiro recebido por José Dirceu é propina

Petista teria recebido R$ 1,45 milhão. Segundo Dirceu, dinheiro seria pagamento por consultorias

Delator diz que dinheiro recebido por José Dirceu é propina
Dirceu está cumprindo prisão domiciliar após ser condenado no processo do mensalão (Foto: Wikimedia)

O lobista Milton Pascowitch afirmou ao Ministério Público Federal que pagou propina a José Dirceu através de sua empresa, Jamp Engenheiros Associados, disse uma fonte ao Globo. Pascowitch formalizou um acordo de delação premiada com o MPF e irá detalhar todas as transações em seus depoimentos. José Dirceu já foi condenado no julgamento do mensalão e cumpre prisão domiciliar.

O delator é tido como um dos caminhos pelo qual a Engevix pagava propina à Petrobras para facilitar seus negócios. Pascowitch seria a ligação entre a empreiteira e o ex-diretor de serviços da petroleira, Renato Duque, ligado a José Dirceu.

O petista teria recebido R$ 1,45 milhão da Jamp entre 2001 e 2012. O ex-ministro alegou que os valores recebidos eram referentes a consultorias que prestou à empresa sobre empreendimentos da Engevix fora do país. Além disso, a Jamp pagou uma parte da sede da empresa de consultoria de Dirceu.

Pascowitch disse que os pagamentos eram na verdade propina e, durante as tratativas para delação, disse que também deu dinheiro ao ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. O delator prometeu revelar outras empresas que também deram valores ilegais para Dirceu. Com essas informações, a Polícia Federal e o MPF pretendem rastrear as movimentações financeiras e concluir a investigação sobre o ex-ministro.

O advogado do petista, Roberto Podval, negou as informações dadas por Pascowitch. Segundo ele, seu cliente não teria vantagens a oferecer a Engevix, pois não tinha nenhum poder sobre os contratos firmados pela Petrobras.

Fontes:
O Globo-Delator diz que pagamento feito à consultoria de Dirceu era suborno

2 Opiniões

  1. jayme endebo disse:

    Esse bandido bolchevique era pra ser fuzilado tal qual preconizam seus pares cubanos

  2. Roberto1776 disse:

    Em sua carreira de delinquente, desde a década de 60 do século passado até o presente momento, quantas vezes este indivíduo já foi condenado?
    Como é que ele sempre escapa?
    Não existe maneira de barrar suas atividades?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *