Início » Brasil » Dengue aumenta e recursos caem
COLUNA ESPLANADA

Dengue aumenta e recursos caem

Embora a dengue seja uma velha conhecida dos brasileiros, os investimentos oficiais para combatê-la andam na contramão

Dengue aumenta e recursos caem
Cartaz de combate à dengue e à febre chikungunya (Fonte: Reprodução/Elza Fiuza/Agência Brasil/Fotos Públicas)

O número de casos de dengue no Brasil triplicou neste ano e os registros de mortes bateram recorde, com crescimento de 70%. Até ontem foram registradas 693 mortes. Embora a doença seja uma velha conhecida dos brasileiros, os investimentos oficiais para combatê-la andam na contramão. Entre janeiro e setembro foram repassados pelo Governo federal aos estados e municípios apenas 23% dos recursos previstos, de acordo com levantamentos do site Contas Abertas.

Fala sério!

Para o Ministério da Saúde, está de acordo com o planejado. “Os recursos têm sido executados”, diz Claúdio Maierovitch, do Departamento de Doenças Transmissíveis.

Promessa é dívida

O Ministério da Saúde fará uma “força-tarefa” para liberar o quanto antes para consumo a droga fosfoetanolamina, que se mostrou eficaz no combate a vários tipos de câncer.

Os entraves

Já o Senado Federal prometeu criar uma comissão para apressar a burocracia nos Ministérios da Ciência e Tecnologia, Saúde e na Anvisa.

Sinal trocado

O PT prepara o troco, para mostrar ao País que não depende tanto do aliado. Documento do PMDB divulgado ontem à tarde provocou arrepios na cúpula petista e no Palácio do Planalto. Traça objetivos, sugere propostas e critica as metas fiscais. E reafirma a intenção de lançar candidato próprio à Presidência da República em 2018.

Cachorro grande

A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que preside a CPI dos Crimes Cibernéticos, prometeu acionar a Polícia Federal para descobrir quem é o responsável por postagens no Twitter com ataques à comissão.

PT ataca

O microblog do “PTnaCâmara” disse que a CPI é uma farsa. Em outra postagem, afirma que golpistas e “reaças” são usados pelo PSDB para atacar o PT.

Carapuça serviu

O comando do MST disparou contra o Congresso. Classificou a aprovação do projeto contra o terrorismo como um “retrocesso para a democracia”. Considera que a matéria pega em cheio o movimento social — que invade fazendas e destrói plantações.

Fogo das vaidades

O Greenpeace denuncia que o Ibama rejeitou a ajuda de brigadistas indígenas guajajaras no combate ao incêndio na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. O fogo que já dura dois meses e destruiu 45% da floresta.

Culpado

O ex-presidente da Fundação dos Economiários Federais, Guilherme Lacerda, disse que um dos motivos pelo buraco financeiro da instituição foi destinar 10% dos investimentos à Companhia Vale, cujos negócios dependem muito da China.

Cada caso

Lacerda preferiu sair pela tangente quando questionado sobre a participação do Funcef na Sete Brasil e Belo Monte, dois empreendimentos que amargam prejuízos financeiros.

Boi brabo

A Funcef é um fundo de pensão poderoso, mas que tem um déficit de cerca de R$ 11 bilhões. Lacerda, que é um petista de carteirinha, admitiu na CPI dos Fundos de Pensão que “é preciso enfrentar esse problema”.

Ponto Final

“Vale toda a interpretação da Constituição e da lei, como tem que ser, como aliás era”.
Do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre as novas regras para o rito dos pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que será definido a cada situação.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. adalberto s. oliveira disse:

    aumentando a imunidade não precisa matar mosquito, tem dez anos que não tenho um resfriado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *