Início » Brasil » Desigualdade atinge nível recorde no país
REFLEXOS DA CRISE

Desigualdade atinge nível recorde no país

Número de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza chegou a 13,5 milhões em 2018

Desigualdade atinge nível recorde no país
O número de brasileiros extremamente pobres cresceu ano a ano no país desde 2014 (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Um estudo divulgado nesta quarta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para um número recorde de brasileiros estão em situação de extrema pobreza e para recordes dos índices de desigualdade no país.

De acordo com o IBGE, o número de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza chegou a 13,5 milhões no ano passado. Trata-se do maior índice na série histórica, que começou em 2012.

O IBGE considera em situação de extrema pobreza o indivíduo que tem menos de US$ 1,90 por dia, o que equivale a cerca de R$ 145 por mês. Trata-se de uma linha definida pelo Banco Mundial.

O número de brasileiros extremamente pobres cresceu ano a ano desde 2014. O recorde atingido em 2018 representa 6,5% da população brasileira.

O IBGE destaca que 13,5 milhões de pessoas representam um contingente maior que toda a população de países como Bélgica, Portugal e Grécia, por exemplo.

O estudo do IBGE revelou também que grande dos brasileiros em extrema pobreza são pretos ou pardos, mais da metade deles vivem no Nordeste e não têm instrução ou ensino fundamental completo.

Fontes:
G1 - Crise levou 4,5 milhões a mais à extrema pobreza e fez desigualdade atingir nível recorde no Brasil, diz IBGE

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *