Início » Brasil » Desmatamento dispara em agosto e setembro
Amazônia

Desmatamento dispara em agosto e setembro

Desmatamento da Amazônia teve um crescimento de 122% em agosto e setembro em comparação aos mesmos meses do ano passado

Desmatamento dispara em agosto e setembro
No total, foram devastados 1626 km² (Reprodução/Portal Amazônia)

O desmatamento da Amazônia teve um crescimento de 122% em agosto e setembro em comparação aos mesmos meses do ano passado. Foram devastados 1626 km². O governo já tinha conhecimento destes números antes do segundo turno das eleições para presidente. Mas os dados não foram divulgados para não prejudicar a votação da presidente Dilma Rousseff.

A análise do sistema de alerta de desmatamento Deter, que mediu a área devastada, estavam prontas desde 14 de outubro e foram encaminhadas pelo diretor do Inpe Leonel Fernando Perondi ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em 24 de outubro.

Separadamente, o mês de agosto somou 890,2 m² de desmatamento, um aumento de 208% em relação ao mesmo mês de 2013. Já em setembro, foram devastados 736 m², 66% a mais que em setembro de 2013. Na junção dos dois meses em comparação a igual período do ano passado a taxa de desmatamento é de 122%.

Segundo o governo, a função do sistema Deter, é na verdade gerar informação de inteligência para orientar a fiscalização de derrubadas ilegais e não de medir o  desmatamento acumulado. Dados mais precisos  sai outro sistema, o Prodes, que não há data para sua divulgação oficial.

Fontes:
Folha-Desmatamento dispara em agosto e setembro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *