Início » Brasil » Diário do mensalão
Coluna Esplanada

Diário do mensalão

Valério implicou no esquema mais gente ao citar em depoimento ao MP Ivan Guimarães e Henrique Pizzolato

Diário do mensalão
Marcos Valério é um dos réus condenados no julgamento do mensalão (Fonte: Reprodução/Veja)

O publicitário Marcos Valério implicou no esquema mais gente ao citar em depoimento ao Ministério Público Ivan Guimarães, ex-presidente do Banco Popular (BP) e ileso no processo, e Henrique Pizzolato — já condenado –, ex-diretor de Marketing do BB. Guimarães e Pizzolato eram tão próximos que dividiram apartamento e tiveram até carro em sociedade, revela fonte que conviveu com a dupla. A língua afiada de Valério fará o MP fechar o cerco a um conselheiro da PREVI e a outro ex-diretor do BP.

Leandro Mazzini é escritor e jornalista

Dupla do barulho

Os nomes investigados estão sob sigilo. Ambos ligados a Pizzolato quando o esquema explodiu. Um deles é vice-presidente do BB e outro é diretor de empresa de veículos.

Beija-mão

Deputados do Maranhão foram ao beija-mão a José Sarney no Planalto. Entre eles Chiquinho Escórcio, que andou pelo TSE em nome dele para sondar processos…

Da lousa

Vai começar uma guerra no setor de educação, entre o Ministério e as faculdades particulares. Na melhor das hipóteses, sai perdendo o … aluno.

Sobrou um

Da turma do ex-diretor Paulo Vieira, pego na Operação ‘Porto Seguro’, ficou no cargo o apadrinhado Carlos Magno Barbosa, corregedor da ANTAQ. Ele foi nomeado pelo presidente Lula após pedido de Paulo, através do deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e do então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM).

Sarney e Cardozo

Décadas longe do Planalto, José Sarney mata saudade. Como não divulga agenda, o vaivém ontem do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chamou a atenção dos palacianos. Foram duas visitas, para ‘despachos normais’, informou a assessoria do MJ.

Voltei

Sarney é presidente interino até domingo e não se intimidou. Ao contrário de outros titulares temporários que usaram a sala de despacho do Planalto, ele está no gabinete da presidente Dilma, na poltrona dela. E fez nova foto.

Protocolo

Marco Maia, presidente da Câmara, quando interino não se atreve a entrar na sala. O vice Michel Temer usa seu gabinete do anexo – o mesmo fazia o saudoso José Alencar.

Quarteto

Passou por lá a patota do chefão: senadores Gim Argello (PTB-DF), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RO). É o quarteto que manda no Congresso hoje.

‘Sem-terra’

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, lavou as mãos e disse que o governo não tem poder para evitar a desocupação de terra indígena que foi invadida por posseiros em MT. Detalhe: as 500 famílias não terão indenização.

Alves, a biografia

Deputado federal no 11º mandato, o mais longevo, Henrique Alves (PMDB-RN) se deu de presente autobiografia de 260 páginas, impressa em papel couchê brilhoso com fotos históricas. Distribuiu “O que eu não quero esquecer” discreto na liderança.

‘Toca!’

Candidato favorito à presidência da Câmara, Alves dedica-se há meses à campanha. O maior opositor é Júlio Delgado (PSB-MG). O governador Eduardo Campos (PE), presidente do PSB, não se intromete, mas mandou recado ao aliado: “Toca!”.

Sertão de Niemeyer

A Prefeitura de Campina Grande (PB) acelerou as obras, iniciadas há três anos, e inaugurou ontem o Museu dos Três Pandeiros à beira do Açude Velho. Bela obra, ao custo de R$ 10,5 milhões. Vai abrigar instrumentos de artistas populares.

Alô, SAMU

Agora os beneficiários de planos de saúde poderão consultar informações e indicadores de qualidade do setor. O perigo é ter um infarto após descobrir onde se meteu.

A vaca voltou

Maior importador de carne bovina brasileira, o Irã impediu o desembarque de um carregamento oriundo do Brasil, a exemplo do Japão, com medo da “vaca louca”.

Ponto Final

José Sarney presidente e você aí descrente da profecia Maia. Com todo o respeito.

Com Vinícius Tavares, Marcos Seabra e Adelina Vasconcelos

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br
@colunaesplanada

* É proibida a reprodução total ou parcial da coluna sem a prévia autorização do editor da Esplanada

2 Opiniões

  1. helo disse:

    Lula deve muito ao Sarney. Me recordo da Presidenta pedindo à Secretária da Receita pelo filho do Sarney. Penso que o presidente Sarney e o presidente Lula não têm noção dos limites do poder. Penso que a Receita, o Ministério Público devem sempre investigar denúncias. A do réu Jefferson deu no mensalão. Quem não deve não teme, não entendo a blindagem e o nada sei ou nada a declarar tão em voga nos tempos atuais.

  2. Inácio Antônio Soares Neto disse:

    Sarney o Homem que nasceu para ser o dono da bola. Tudo que vem a tona neste Pais, tem que passar pelo mesmo, dando o parecer do final. Este é o Brasil que até hoje permite ser dominado por capaça cheio de aposentadoria, e auto domino em tudo que venha acontecer neste Brasil. Mesmo com a idade avançada, já mais larga este cargo, usando apenas a mansidão que Deus o concedeu.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *