Início » Brasil » Mais de um quinto das espécies de plantas estão sob ameaça de extinção
PESQUISA

Mais de um quinto das espécies de plantas estão sob ameaça de extinção

Estudo indica que 31 mil espécies de plantas têm uma utilidade prática bem documentada

Mais de um quinto das espécies de plantas estão sob ameaça de extinção
Os autores acreditam que 391 mil espécies de plantas vasculares sejam conhecidas pela ciência (Foto: Pixabay)

Uma pesquisa global sugere que mais de um quinto das espécies de plantas selvagens estão ameaçadas de extinção. O estudo foi publicado pelo Royal Botanic Garden, Kew.

Os autores acreditam que 391 mil espécies de plantas vasculares (diferente de algas e musgos) sejam conhecidas pela ciência. Destas, 369 mil dão flores. O resto é formado por samambaias e outras, que tiveram seu apogeu na era jurássica.

O estudo indica que 31 mil espécies de plantas têm uma utilidade prática bem documentada. Mais de 17 mil são usadas em medicamentos e mais de 9 mil são alimentos para humanos ou animais.

Uma das recentes descobertas mencionadas no estudo é uma planta carnívora de 1,5 m de altura. Esta possivelmente é a primeira descoberta botânica feita pelo Facebook. E este pode ser um prenúncio de uma nova abordagem sobre a disciplina que define os grupos dos organismos, conhecido pelo nome de taxonomia. Botânicos no Brasil criaram recentemente o DetWeb, um site que reúne fotos de plantas de mídias sociais para ser mais fácil de serem vistas por especialistas.

Num futuro próximo, uma nova geração armada com smartphones vai poder preencher as lacunas do sistema taxonômico das plantas.

 

 

 

Fontes:
The Economist-Cataloguing the world’s plants

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *