Início » Brasil » Dilma, Bachelet e a Anistia
COLUNA ESPLANADA

Dilma, Bachelet e a Anistia

Os militares brasileiros estão em polvorosa com o anúncio de que o Chile pretende anular a Lei da Anistia. Dilma se inspirou no Chile para criar a Comissão Nacional da Verdade. Os oficiais se perguntam se ela fará o mesmo sobre a Anistia

Dilma, Bachelet e a Anistia
Tentativa de revogar a lei da Anistia pode causar instabilidade (Reprodução/Internet)

Discretos aos holofotes, os militares brasileiros estão em polvorosa na caserna, diante do anúncio da presidente do Chile, Michelle Bachelet, de que pretende anular a Lei da Anistia daquele país. É que a presidente Dilma se inspirou no exemplo do Chile para criar a Comissão Nacional da Verdade, e os oficiais se perguntam se a petista não fará o mesmo por aqui sobre a Anistia. A Lei de Anistia chilena foi sancionada pelo general Augusto Pinochet em 1978 e deu imunidade aos militares acusados de crimes de 1973 a 1978. Em 2003, o então presidente Ricardo Lagos criou a Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, para investigar esses crimes.

O motivo

A decisão de Bachelet deu-se dia 11 de setembro, com os atentados que abalaram Santiago. O governo suspeita de militantes do falecido Pinochet.

Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia

Visita

Em abril, integrantes da Comissão da Verdade do Brasil visitaram o Chile e se reuniram com o ex-presidente Lagos. O relatório final será entregue em dezembro a Dilma.

Por aqui

Os militares – entre eles altos oficiais – nunca aceitaram a instalação da CNV, e torcem o nariz para Dilma. Tentativa de revogar a lei da Anistia pode causar instabilidade.

Retroativo

No Chile, Bachelet pediu urgência ao Parlamento na tramitação de projeto de 2006 que revoga a lei. Se isso ocorrer, ela terá poderes para investigar e processar militares.

Tiro no pé (e na barriga)

O senador José Sarney quis ironizar ontem o candidato líder nas pesquisas para o governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e atingiu em cheio uma categoria inteira (e poderosa).  Sarney citou que Dino parece ter ‘uma barriga grande de desembargador’… Que será que os nobres togados barrigudos acharam disso?

Shopping Velório

Um clima de enterro marcou a Abrasce deste ano, o encontrão de donos de shoppings, em São Paulo. Os estrangeiros sumiram, e nos corredores, reclamações sobre a economia. ‘No Congresso de 2010, o clima era de euforia, a sensação era de que estávamos nos EUA’, conta um executivo.

Vamos a La praia..

Candidato ao governo do DF, o tucano Pitiman diz que é preciso pensar grande como o ex-presidente JK. Incluiu nas metas duplicação de estradas junto ao DNIT para ligar Brasília a Porto Seguro (BA). São 1.288 km.

..por qual rota?

Mas a praia mais perto, se for este o motivo, é Vitória (ES), com 1.251 km, via Belo Horizonte, cuja estrada é bem sinalizada e em boa parte e duplicada.

Saideira

As ligações do deputado André Vargas com o PT estão oficialmente se encerrando para breve. A ministra do TSE Luciana Lóssio solicitou ao plenário do Tribunal data para julgar o pedido de expulsão do partido por infidelidade partidária.

Riso elétrico

Tucano candidato à reeleição, o governador Marconi Perillo, de Goiás, está rindo à toa desde ontem. Caiu na conta do governo R$ 1,9 bilhão de empréstimo da Caixa, avalizado pela presidente Dilma, para salvar a Celg da bancarrota.

Hum….

A Celg, companhia de energia de Goiás, está com dívida bilionária, e a salvação passou pelo Planalto. Informa o governo goiano que o aporte, via também Eletrobras, não significa uma federalização da companhia. Tá bom…

Me salva, doutor!

Como revelou a Coluna, quem ajudou Marconi a chegar à presidente Dilma, em audiência no Planalto, foi o médico de ambos, Alexandre Kalil, de SP.

Tensão

A duas semanas da eleição presidencial, os funcionários dos Correios de sete estados entraram em greve. São eles quem entregam as urnas eletrônicas para o pleito.

Tensão II

Um veterano analista, que conhece de eleição desde que Dom Pedro soltava pipa, alerta para o perigo na totalização dos votos deste ano. O TSE descentralizou a logística.

Ponto Final

Para muitos empresários, aquela marolinha citada por Lula virou um furacão.

_____________________________

Com Equipe DF, SP e Nordeste

6 Opiniões

  1. Rosa Maria disse:

    Quanta marola! Haja “achismo”. Onde estao os fatos?
    Em termos de previsao, sou mais a madame Beatriz ou
    o babalorixa Pai Zefrim.

  2. Roberto1776 disse:

    Caro Horácio, não existem ex-guerrilheiros e ex-terroristas. Uma vez assassino, sempre assassino, não achas?

  3. Horácio Roque Brandão disse:

    E acrescento, não estão “em polvorosa” os generais ou militares. Devem estar assim sentindo os ex-guerrilheiros, terroristas e agitadores, pois sabem que, já derrotados uma vez, outra alternativa não será diferente, mesmo muitos querendo se transformarem inutilmente em heróis…

  4. Horácio Roque Brandão disse:

    Essa discussão ou esse debate a propósito da revogação da lei de anistia, no nosso caso, não tem efeito prático dado que a Lei Penal não retroage para aumentar ou punir, apenas para beneficiar. Logo, a rigor essa Comissão da (meia) Verdade não vai chegar a lugar algum, ainda que viesse, também, apurar os delitos dos guerrilheiros e terroristas. Estão, os que torcem para assistirem punições de agentes públicos, aí incluídos os militares,com esse blá-blá-blá, cutucando o leão com vara curta. Esse movimento claramente político e retrógrado, pode levar-nos a um indesejável confronto…

  5. Regina Caldas disse:

    Cancelar a Anistia? E como fica a Constituição Federal?

  6. yama disse:

    Situação diversa da chilena o Brasil já enfrenta “guerra civil” não declarada com o enfrentamento da população “desorganizada” que sabedora dos escândalos dos Poderes(?) da esfrangalhada democracia brasileira se posicionam cada dia mais claramente que não ESTÃO DISPOSTOS A RESPEITAR AS REGRAS VIGENTES COMO A OBEDIÊNCIA ÀS LEIS, O JULGAMENTO DO JUDICIÁRIO E A IMPOSIÇÃO (NEM SEMPRE MORAL) DO POLICIAMENTO PARA COIBIR OS ABUSOS E DESRESPEITOS À SOCIEDADE. É EVIDENTE O CAOS INSTALADO QUE ENTRETANDO O PARTIDO QUE DOMINA O ESTADO INSISTE EM DESMENTIR E PROTEGER “OS AMIGOS DO REI” PARA INSTAURAR NOVA ORDEM SOCIAL.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *