Início » Brasil » Dilma cogita referendo sobre reforma política
Reforma política

Dilma cogita referendo sobre reforma política

O Congresso que deve convocar a consulta popular, seja por plebiscito ou referendo. A proposta inicial da presidente era plebiscito

Dilma cogita referendo sobre reforma política
Inicialmente presidente sugeriu que ocorresse um plebiscito sobre a reforma política (Reprodução/Internet)

A presidente Dilma Rousseff afirmou na última terça-feira, 28, que a reforma política poderá ser consultada ou por plebiscito ou por referendo. “Acho que não interessa muito se é referendo ou plebiscito. Pode ser uma coisa ou outra”, afirmou a presidente em entrevista ao telejornal SBT Brasil.

O Congresso deve convocar ambos os meios de consulta popular. “A forma que vai ser, eu não sei, agora, acho muito difícil que não tenha consulta popular”, afirmou Dilma ainda em entrevista ao vivo ao jornal da Band ontem.

A diferença entre plebiscito e referendo é que, no caso do primeiro, ponto a ponto é votado pela população sob as opções sim e não, e a partir da consulta, os parlamentares elaboram a proposta de lei. Já no referendo o congresso discute, vota e aprova e os eleitores são consultados se são a favor ou contra.

Alem disso, a presidente admitiu chamar os candidatos Aécio Neves e Maria Silva, derrotados nas eleições, para discutir a questão. “Sem a menor sombra de dúvidas, estou aberta ao diálogo. O Aécio, a Marina, sim, posso chamá-los, sim”, confirmou.

Fontes:
G1 - Dilma admite plebiscito ou referendo para reforma política

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *