Início » Brasil » Dilma anuncia sua nova equipe econômica
Expectativa

Dilma anuncia sua nova equipe econômica

Contudo a presidente ainda não pretende anunciar o pacote que está sendo preparado para recuperar a economia

Dilma anuncia sua nova equipe econômica
A posse dos novos ministros ainda não tem data prevista (Reprodução/Internet)

Dilma Rousseff apresentou sua nova equipe econômica nesta quinta-feira, 27.  Joaquim Levy foi anunciado como o novo ministro da Fazenda e Nelson Barbosa do Planejamento. Alexandre Tombini foi mantido como o presidente do Banco Central (BC). A posse dos novos ministros ainda não tem data prevista.

Leia mais: Dilma se reúne com Levy para traçar novos planos econômicos

Os novos ministros farão um pronunciamento ainda nesta quinta-feira, quando vão informar quais serão as diretrizes da política econômica a partir de 2015, focada no ajuste das contas públicas.

“A presidente agradeceu a dedicação do ministro Guido Mantega, o mais longevo ministro da Fazendo do período democrático. Em seus 12 anos de governo, Mantega teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população” diz a nota da Secretaria de Comunicação da Presidência.

Sobre Miriam Belchior, a nota presidencial diz: “À frente do Ministério do Planejamento, a ministra Miriam Belchior conduziu com competência o andamento das obras do PAC e a gestão do Orçamento Federal”.

Segundo fontes próximas a Joaquim Levy, o novo ministro da Fazenda tem pulso firme, é viciado em trabalho e tem fama de ser tão turrão quanto Dilma. Com viés liberal, ele trabalhou no FMI e é amigo de Armínio Fraga, cogitado para ser ministro da Fazenda se Aécio vencesse as eleições deste ano.

Dilma tenta apaziguar ânimos com o PMBD

Na tentativa de cessar a crise criada com o PMBD após a nomeação de Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura, a presidente Dilma está considerando nomear o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), para o Ministério da Previdência.

Após uma conversa de Dilma com o vice-presidente Michel Temer, ficou acertado que o PMDB ocupará seis ministérios: três serão indicados pelos senadores do partido, outros três pelos deputados ou pela direção da legenda.

O senador Eduardo Braga (PMDB) está trabalhando para substituir o também peemdebista Edson Lobão no Ministério de Minas e Energia. A pasta é considerada uma das mais importantes da Esplanada, pois comanda Petrobras, Itaipu e todo o setor elétrico do país.

Fontes:
O Globo-Governo apresenta nova equipe econômica nesta quinta, mas sem anúncio de pacote fiscal
O Globo-Dilma sugere ao PMDB Henrique Alves para a Previdência
Folha-Fazenda terá 'workaholic' de ideias firmes e tão turrão quanto Dilma

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *